Motor elétrico qual o condensador
Motor elétrico qual o condensador
Boas caros amigos, venho por este meio pedir a vossa ajuda:
Tenho um motor elétrico antigo de moer o milho este motor é trifásico,(380v) como não tenho trifásico em casa, queria ligar este a monofásico, do motor saem três fios, fez a ligação a monofásico o motor funciona mas não arranca, para ele arrancar basta fazer girar o eixo do motor manual e ele aí arranca e funciona lindamente, neste caso vai precisar de um condensador de arranque certo?, andei a vasculhar nas gavetas da oficina e por a caso encontrei um de 20uF, olha que fixe, pela potência do motor pensei para mim este deve dar, liguei o capacitor de 20uF, o motor não arrancou na mesma, mas sim aumentou bastante a potência do motor depois de girar o eixo do motor manualmente,, tenho de colocar um capacitor mais potente?
Será que posso colocar um capacitor tipo contacto seco só mesmo para o arranque de maneira a que não aumente a velocidade do motor? Por favor ajudem-me a calcular o capacitor adequado para este motor,
O motor é um 380v, 1.5A, 550W
Agradeço-vos imenso
Zeto
Tenho um motor elétrico antigo de moer o milho este motor é trifásico,(380v) como não tenho trifásico em casa, queria ligar este a monofásico, do motor saem três fios, fez a ligação a monofásico o motor funciona mas não arranca, para ele arrancar basta fazer girar o eixo do motor manual e ele aí arranca e funciona lindamente, neste caso vai precisar de um condensador de arranque certo?, andei a vasculhar nas gavetas da oficina e por a caso encontrei um de 20uF, olha que fixe, pela potência do motor pensei para mim este deve dar, liguei o capacitor de 20uF, o motor não arrancou na mesma, mas sim aumentou bastante a potência do motor depois de girar o eixo do motor manualmente,, tenho de colocar um capacitor mais potente?
Será que posso colocar um capacitor tipo contacto seco só mesmo para o arranque de maneira a que não aumente a velocidade do motor? Por favor ajudem-me a calcular o capacitor adequado para este motor,
O motor é um 380v, 1.5A, 550W
Agradeço-vos imenso
Zeto
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Motor elétrico qual o condensador
Se procurar pelo fórum encontra algumas informações sobre este tema.
Por exemplo
viewtopic.php?t=11861
Por exemplo
viewtopic.php?t=11861
Pelas contas que fez, não sei se estou certo mas o cálculo dá:
Motor 380V,1,5A,
380V/1,5A =253ohm Pi 3,14x2= 6,28x50hz=314x253=79,400 — 1/79,400 = 0,000012
Será este valor 12uF ??
Motor 380V,1,5A,
Será este valor 12uF ??
Já estou a ver que ninguém entende do assunto,
obrigado na mesma
E já agora bom Domingo
obrigado na mesma
E já agora bom Domingo
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Urgências! É noutro departamento.
Compra um inversor com entrada mono e saida trifásica, mas só se o motor for 220/380V.
Cump.
Mário
Urgências! É noutro departamento.
Compra um inversor com entrada mono e saida trifásica, mas só se o motor for 220/380V.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Uma vez que pretende aplicar 230V o resultado seria aproximadamente 21uF.zeto Escreveu: 19 set 2020, 15:24 Pelas contas que fez, não sei se estou certo mas o cálculo dá:
Motor 380V,1,5A,
Será este valor 12uF ??
Estava tudo certo se o motor fosse construído para 230 V, mas não é, e a potencia nunca será a mesma. Provavelmente não arrancar por isso mesmo, será aproximadamente 1/3. Segue o conselho do Mário e aplica um variador, . Mas para isso tens que ter acesso ao inicio e fim das bobines para passar as ligações de estrela para triângulo. Ao aplicar 230 V no variador ele fornece "230/Raiz(3)". Ou arranja um motor mono equivalente. Já agora, considera-se condensador de arranque aos condensadores que depois do arranque são desligados através de interruptor centrifugo ou outro meio. Regra geral, são pretos e não é o que pretendes. No teu caso o condensador teria de estar sempre ligado.
Sê paciente

-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. atenção que nem todos os motores teem interruptor centrifugo a maioria são de condensador permanente isto é estão sempre ligados, por ex a rabor portuguesa era uma que aplicava interruptor centrifugo, ainda possuo um motor desses cump
Por isso mesmo referi isso, uma vez que ele diz condensador de arranque. Para ele usar um motor trifásico com alimentação mono o condensador tem de ser permanente e não de arranque. Exactamente como o amigo chama a atenção e muito bem.pedro caetano Escreveu: 21 set 2020, 19:14 boas. atenção que nem todos os motores teem interruptor centrifugo a maioria são de condensador permanente isto é estão sempre ligados, por ex a rabor portuguesa era uma que aplicava interruptor centrifugo, ainda possuo um motor desses cump
Cumprimentos
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
É actualizar com um transformador monofásico para trifásico, ligação SCOT
http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais ... eciais.htm
http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais ... eciais.htm