DPS é o mesmo que LS
Re: DPS é o mesmo que LS
Dispositivo de Protecção contra Surtos é a denominação usada essencialmente no Brasil.
Em Portugal o mais comum é Descarregador/Limitador de Sobretensão.
Em Portugal o mais comum é Descarregador/Limitador de Sobretensão.
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Obrigado
Já agora, o DCP, que são instalado pela EDP tem alguma coisa have com isto? (viewtopic.php?t=17220)
Talvez ainda esteja a confundir as coisas

Já agora, o DCP, que são instalado pela EDP tem alguma coisa have com isto? (viewtopic.php?t=17220)
Talvez ainda esteja a confundir as coisas

DCP é Disjuntor/Dispositivo de Controlo de Potência, muitas vezes chamado apenas de limitador de potência.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
ou ACE, como era denominado no passado (automático de corte de entrada)joao.pt Escreveu: 08 out 2017, 20:56 DCP é Disjuntor/Dispositivo de Controlo de Potência, muitas vezes chamado apenas de limitador de potência.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasedeluz Escreveu: 08 out 2017, 20:42 Obrigado
Talvez ainda esteja a confundir as coisas![]()
![]()
Atenção que alguns DCPs que ainda se instalam, são apenas para limitar a potencia instalada, e funcionam como interruptores, não tendo a função de disjuntor diferencial.
Os DCPs estão a deixar de ser instalados pela EDP, pois os novos contadores já vêm equipados com o limitador de potencia contratada.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Pelo que entedo funciona num diferencial ao contrário. Enquanto que o diferencial detecta um valor diferente de zero na soma das correntes entre condutores. O DPS faz com que caso a instalação solicite mais do que a potencia contratada o mesmo desactive o circuito.
Estou certo?
Obrigado
Estou certo?
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Depois de ler isto, fico com dúvidas que saiba o que é e para que serve um diferencial.edeluz Escreveu: 08 out 2017, 23:21 Pelo que entedo funciona num diferencial ao contrário. Enquanto que o diferencial detecta um valor diferente de zero na soma das correntes entre condutores. O DPS faz com que caso a instalação solicite mais do que a potencia contratada o mesmo desactive o circuito.
Estou certo?
Obrigado
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 out 2016, 13:47
Eu tenho uma instalação residencial comum de 2007 aprovada para 30A monofasico.
Neste momento tenho um armário de servidor a consumir permanentemente 14A apenas de uma tomada comum de 16A.
A minha questão é como devo proteger este equipamento contra alterações de tensão para evitar danificar algum componente, que não são por norma nada baratos. Devo pedir para me instalarem um DPS, devo recorrer a uma régua de tomadas com essa proteção? Também já me falaram de tomadas que trazem essa proteção. Que me recomendam para ficar à confiança e ficar mais descansado, nos últimos anos já tive outros equipamentos que morreram em dias de trovoadas e queria evitar que acontecesse o mesmo desta vez.
grato pela ajuda
Neste momento tenho um armário de servidor a consumir permanentemente 14A apenas de uma tomada comum de 16A.
A minha questão é como devo proteger este equipamento contra alterações de tensão para evitar danificar algum componente, que não são por norma nada baratos. Devo pedir para me instalarem um DPS, devo recorrer a uma régua de tomadas com essa proteção? Também já me falaram de tomadas que trazem essa proteção. Que me recomendam para ficar à confiança e ficar mais descansado, nos últimos anos já tive outros equipamentos que morreram em dias de trovoadas e queria evitar que acontecesse o mesmo desta vez.
grato pela ajuda
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Solicitar a ajuda de um técnico credenciado e de confiança, de modo a sugerir um descarregador de sobretensões para a instalação.supersport44 Escreveu: 12 out 2017, 23:33 Eu tenho uma instalação residencial comum de 2007 aprovada para 30A monofasico.
grato pela ajuda
A escolha depende da probabilidade da rede ser atingida por um raio (aérea ou subterrânea e nível ceráunico da zona).
Depois dessa análise, irá sugerir um descarregador de acordo com os nivel de protecção adequado.
Sem ligação alguma a esta empresa:
http://www.qenergia.pt/content/index.ph ... fo&rec=498