ligação terra

Responder
Patricia
Curioso
Curioso
Registado: 02 dez 2007, 23:52

ligação terra

Mensagem por Patricia »

Boa tarde,

como nunca estive numa obra tenho um certas duvidas e principiante.

Todas as canalizações (agua, electricas, tv, etc...) devem estar ligadas ao electrodo de terra. Certo?

Elas podem estar ligadas a numa caixa de medição de terras?

Por exemplo num edificio tenho o cabo de terra do quadro de colunas que liga ao electrodo de terra e as outras instalações do edificio? Onde estam ligadas?

Estou um pouco confusa e não sei se me expliquei bem?

Uma outra questão... como dimensiono o cabo terra que liga o quadro colunas á terra?

cptos
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Re: ligação terra

Mensagem por Checkmat »

Boas

Realmente a pergunta está um bocadito confusa :wink:

Em relação ao condutor terra que vem do quadro de colunas, se for de secção inferior a 16mm2 este será igual ao condutor de fase, que for maior ou igual a 16mm2 é metade do da fase.

Por exemplo, num prédio, os cabos sobem pela coluna montante, 3 fases, neutro e terra (secção destes depende das potências em jogo). Das caixas de coluna derivam para os Q.E das habitações, onde têm os respectivos barramentos. As terras das habitações estão todas ligadas ao respectivo barramento no Q.E. (num edificio apenas têm caixa de medição de terras na entrada, ou seja, ao lado do Quadro de Colunas)

Não sei se me expliquei bem 8)
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

"Por exemplo num edificio tenho o cabo de terra do quadro de colunas que liga ao electrodo de terra e as outras instalações do edificio? Onde estam ligadas?"

A alimentação do Quadro de Colunas aos restantes quadros eléctricos da instalação
normalmente um dos condutores é o da terra por ex. VV5G10 3F+N+T.

Respondendo á pergunta todos ligam ao Barramento de Terras do Q. Colunas.

Vê os anexos!
Anexos
Ficha Técnica Nº 20.rar
(370.28 KiB) Transferido 606 vezes
SISTEMAS_TERRA.rar
(480.45 KiB) Transferido 634 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
Patricia
Curioso
Curioso

Mensagem por Patricia »

Obrigado a todos.
Ajudaram-me muito!
Patricia
Curioso
Curioso

Mensagem por Patricia »

nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
Com calculo a dimensão desses condutores?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Patricia Escreveu:
nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
Com calculo a dimensão desses condutores?
O condutor de terra é dimensionado em função da potência total .
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)
Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontrei :(

Abraço.
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

Aproveito este tópico para fazer algumas perguntas básicasm, na esperança que algum utilizador não esteja de férias e me possa ajudar: :D

1- A caixa de medição de terras pode ficar no interior de uma moradia, na cave ?

2- A moradia vai ter três quadros eléctricos. As terras dos quadros têm que ligar todas à caixa de medição ou podem ser ligadas "em série" (exemplo: a terra do quadro do primeiro andar ligada à terra do quadro do rés do chão)

3- O mastro de antenas tem que ser ligado directamente à caixa de medição ou pode ser ligado ao barramento de terras do quadro ITED?

Agradeço desde já as eventuais respostas...
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Mensagem por joao2004 »

Electro 99 Escreveu:
nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)
Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontrei :(

Abraço.
A TEV também tem essas caixas...
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

joao2004 Escreveu:
Electro 99 Escreveu:

Abraço.
A TEV também tem essas caixas...
Obrigado amigo :)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Checkmat Escreveu:Boas

Realmente a pergunta está um bocadito confusa :wink:

Em relação ao condutor terra que vem do quadro de colunas, se for de secção inferior a 16mm2 este será igual ao condutor de fase, que for maior ou igual a 16mm2 é metade do da fase.

Por exemplo, num prédio, os cabos sobem pela coluna montante, 3 fases, neutro e terra (secção destes depende das potências em jogo). Das caixas de coluna derivam para os Q.E das habitações, onde têm os respectivos barramentos. As terras das habitações estão todas ligadas ao respectivo barramento no Q.E. (num edificio apenas têm caixa de medição de terras na entrada, ou seja, ao lado do Quadro de Colunas)

Não sei se me expliquei bem 8)
Mas a secção mínima para o condutor de terra ñ é de 25mm2???? Quadro 54A das RTIEBT (no caso de não estar protegido contra a corrosão)!!!

Já agora sabem de um exemplo de protecção contra a corrosão do condutor de terra???

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

joaoosvaldo Escreveu:
Checkmat Escreveu: Mas a secção mínima para o condutor de terra ñ é de 25mm2???? Quadro 54A das RTIEBT (no caso de não estar protegido contra a corrosão)!!!
Isso é válido apenas para o condutor que faz a ligação até à caixa de medição.

Depois da caixa de medição, as regras são outras.
pgilm
Curioso
Curioso
Registado: 20 mar 2008, 21:07

Mensagem por pgilm »

sagan Escreveu:Aproveito este tópico para fazer algumas perguntas básicasm, na esperança que algum utilizador não esteja de férias e me possa ajudar: :D

1- A caixa de medição de terras pode ficar no interior de uma moradia, na cave ?

2- A moradia vai ter três quadros eléctricos. As terras dos quadros têm que ligar todas à caixa de medição ou podem ser ligadas "em série" (exemplo: a terra do quadro do primeiro andar ligada à terra do quadro do rés do chão)

3- O mastro de antenas tem que ser ligado directamente à caixa de medição ou pode ser ligado ao barramento de terras do quadro ITED?

Agradeço desde já as eventuais respostas...

Boas

espero ainda ir a tempo:

1 A caixa pode ficar no interior, perto de uma entrada (bom senso)

2 Os quadros parciais teem de vir ligar ao quadro geral, logo o cabo de alimentação a esses quadros terá condutor terra que liga ao barramento do quadro geral

3 O terra das antenas vem ligar ao barramento geral de terras do edificio, que deverá ter a saida para ITED e a partir daí fazemos um barramentop só para ITED´s e onde ligaremos tb a antena, mas normalmente só se faz um barramento onde se liga tudo.O terra para a PAT, nao pode é ser ligada no ATI.

Pedro Gil
pgilm
Curioso
Curioso
Registado: 20 mar 2008, 21:07

Mensagem por pgilm »

Electro 99 Escreveu:

Abraço.
CMT.JPG
CMT.JPG (16.2 KiB) Visto 2845 vezes
Abraço

Pedro Gil
Responder

Voltar para “Dúvidas”