ligação terra
ligação terra
Boa tarde,
como nunca estive numa obra tenho um certas duvidas e principiante.
Todas as canalizações (agua, electricas, tv, etc...) devem estar ligadas ao electrodo de terra. Certo?
Elas podem estar ligadas a numa caixa de medição de terras?
Por exemplo num edificio tenho o cabo de terra do quadro de colunas que liga ao electrodo de terra e as outras instalações do edificio? Onde estam ligadas?
Estou um pouco confusa e não sei se me expliquei bem?
Uma outra questão... como dimensiono o cabo terra que liga o quadro colunas á terra?
cptos
como nunca estive numa obra tenho um certas duvidas e principiante.
Todas as canalizações (agua, electricas, tv, etc...) devem estar ligadas ao electrodo de terra. Certo?
Elas podem estar ligadas a numa caixa de medição de terras?
Por exemplo num edificio tenho o cabo de terra do quadro de colunas que liga ao electrodo de terra e as outras instalações do edificio? Onde estam ligadas?
Estou um pouco confusa e não sei se me expliquei bem?
Uma outra questão... como dimensiono o cabo terra que liga o quadro colunas á terra?
cptos
Re: ligação terra
Boas
Realmente a pergunta está um bocadito confusa
Em relação ao condutor terra que vem do quadro de colunas, se for de secção inferior a 16mm2 este será igual ao condutor de fase, que for maior ou igual a 16mm2 é metade do da fase.
Por exemplo, num prédio, os cabos sobem pela coluna montante, 3 fases, neutro e terra (secção destes depende das potências em jogo). Das caixas de coluna derivam para os Q.E das habitações, onde têm os respectivos barramentos. As terras das habitações estão todas ligadas ao respectivo barramento no Q.E. (num edificio apenas têm caixa de medição de terras na entrada, ou seja, ao lado do Quadro de Colunas)
Não sei se me expliquei bem
Realmente a pergunta está um bocadito confusa

Em relação ao condutor terra que vem do quadro de colunas, se for de secção inferior a 16mm2 este será igual ao condutor de fase, que for maior ou igual a 16mm2 é metade do da fase.
Por exemplo, num prédio, os cabos sobem pela coluna montante, 3 fases, neutro e terra (secção destes depende das potências em jogo). Das caixas de coluna derivam para os Q.E das habitações, onde têm os respectivos barramentos. As terras das habitações estão todas ligadas ao respectivo barramento no Q.E. (num edificio apenas têm caixa de medição de terras na entrada, ou seja, ao lado do Quadro de Colunas)

-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
"Por exemplo num edificio tenho o cabo de terra do quadro de colunas que liga ao electrodo de terra e as outras instalações do edificio? Onde estam ligadas?"
A alimentação do Quadro de Colunas aos restantes quadros eléctricos da instalação
normalmente um dos condutores é o da terra por ex. VV5G10 3F+N+T.
Respondendo á pergunta todos ligam ao Barramento de Terras do Q. Colunas.
Vê os anexos!
A alimentação do Quadro de Colunas aos restantes quadros eléctricos da instalação
normalmente um dos condutores é o da terra por ex. VV5G10 3F+N+T.
Respondendo á pergunta todos ligam ao Barramento de Terras do Q. Colunas.
Vê os anexos!
- Anexos
-
- Ficha Técnica Nº 20.rar
- (370.28 KiB) Transferido 606 vezes
-
- SISTEMAS_TERRA.rar
- (480.45 KiB) Transferido 634 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
Com calculo a dimensão desses condutores?nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
O condutor de terra é dimensionado em função da potência total .Patricia Escreveu:Com calculo a dimensão desses condutores?nelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS, que apresenta um barramento onde se pode ligar todos os condutores de terra das diversas canalizações, antes do ligador amovivel que permite desligar essas canalizaçoes do electro de terra para efectuar medições. É nesse barramento que se liga: a canalizaço do gás, água, telecomunicações incluindo mastro da antena, e energia electrica.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontreinelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)

Abraço.
Aproveito este tópico para fazer algumas perguntas básicasm, na esperança que algum utilizador não esteja de férias e me possa ajudar:
1- A caixa de medição de terras pode ficar no interior de uma moradia, na cave ?
2- A moradia vai ter três quadros eléctricos. As terras dos quadros têm que ligar todas à caixa de medição ou podem ser ligadas "em série" (exemplo: a terra do quadro do primeiro andar ligada à terra do quadro do rés do chão)
3- O mastro de antenas tem que ser ligado directamente à caixa de medição ou pode ser ligado ao barramento de terras do quadro ITED?
Agradeço desde já as eventuais respostas...

1- A caixa de medição de terras pode ficar no interior de uma moradia, na cave ?
2- A moradia vai ter três quadros eléctricos. As terras dos quadros têm que ligar todas à caixa de medição ou podem ser ligadas "em série" (exemplo: a terra do quadro do primeiro andar ligada à terra do quadro do rés do chão)
3- O mastro de antenas tem que ser ligado directamente à caixa de medição ou pode ser ligado ao barramento de terras do quadro ITED?
A TEV também tem essas caixas...Electro 99 Escreveu:Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontreinelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)
Abraço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Obrigado amigojoao2004 Escreveu:A TEV também tem essas caixas...Electro 99 Escreveu:Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontreinelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)
Abraço.

- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mas a secção mínima para o condutor de terra ñ é de 25mm2???? Quadro 54A das RTIEBT (no caso de não estar protegido contra a corrosão)!!!Checkmat Escreveu:Boas
Realmente a pergunta está um bocadito confusa![]()
Já agora sabem de um exemplo de protecção contra a corrosão do condutor de terra???
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Isso é válido apenas para o condutor que faz a ligação até à caixa de medição.joaoosvaldo Escreveu:Checkmat Escreveu: Mas a secção mínima para o condutor de terra ñ é de 25mm2???? Quadro 54A das RTIEBT (no caso de não estar protegido contra a corrosão)!!!
Depois da caixa de medição, as regras são outras.
sagan Escreveu:Aproveito este tópico para fazer algumas perguntas básicasm, na esperança que algum utilizador não esteja de férias e me possa ajudar:![]()
Boas
espero ainda ir a tempo:
1 A caixa pode ficar no interior, perto de uma entrada (bom senso)
2 Os quadros parciais teem de vir ligar ao quadro geral, logo o cabo de alimentação a esses quadros terá condutor terra que liga ao barramento do quadro geral
3 O terra das antenas vem ligar ao barramento geral de terras do edificio, que deverá ter a saida para ITED e a partir daí fazemos um barramentop só para ITED´s e onde ligaremos tb a antena, mas normalmente só se faz um barramento onde se liga tudo.O terra para a PAT, nao pode é ser ligada no ATI.
Pedro Gil
AbraçoElectro 99 Escreveu:Colega, sabe a referência dessa caixa da Quitérios? Já procurei no catalogo e não encontreinelmindo Escreveu:há caixas de medição de terra, penso que da marca QUITÉRIOS (...)
Abraço.
Pedro Gil