Dúvida

Responder
Terraismine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 abr 2010, 09:58

Dúvida

Mensagem por Terraismine »

Boa tarde

Eu tenho umas dúvidas que devem ser bastante básicas para muitos que por aqui andam e que gostaria de as tirar.

É sobre painéis.

Eu normalmente distingo um colector solar de uma painel solar, chamando ao colector solar o painel que usamos para aquecimento de agua e ao painel solar o painel o que usamos cara criar energia eléctrica. Em primeiro lugar gostaria de saber se esta distinção esta correcta.

Em segundo lugar, o que eu chamo de colector solar(o que serve para aquecimento de agua) tem alguma célula fotovoltaica? Eu sempre achei que não pois essa célula é um transdutor que serve para transformar a energia recebida do sol em eléctrica, mas gostaria de ter a certeza.

Cumprimentos.

Obrigado desde já.

E espero não ter dito muitas asneiras.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por Duzia12 »

Painel Solar Térmico

Painel Solar Fotovoltaico


Será isto?


http://www.google.pt/search?source=ig&h ... l&gs_rfai=
Terraismine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 abr 2010, 09:58

Re: Dúvida

Mensagem por Terraismine »

Duzia12 Escreveu:Painel Solar Térmico

Painel Solar Fotovoltaico


Será isto?


http://www.google.pt/search?source=ig&h ... l&gs_rfai=

è bem provável.

mas o que me interessava mais saber era se o colector ou como chamaste de painel solar térmico teria ou não célula fotovoltica. e se sim então teria de ter um sistema que aquecesse a agua. ou melhor gastar a energia eléctrica gerada em resistências para aquecimento. digo eu.


edit: acho que se chama mesmo colector solar. pelo wiki "Os colectores solares, vulgarmente conhecidos por painéis solares, não devem ser confundidos com painéis fotovoltaicos.

Os colectores solares são utilizados normalmente para aquecer a água da rede para as tarefas do dia-a-dia, como tomar banho, cozinhar, etc."

mas não fala nada sobre célula fotovoltaica. então presumo que não exista. mas gostaria de ter a certeza. até porque não percebo muito bem como funcionam.

pois na mesma fonte dizem que em dias mais enevoados os colectores chegam a usar uma resistência que está no deposito. essa resistencia é aquecida por que corrente eléctrica? da rede? ou pode ser criada pelo colector

"pois em dias enevoados e chuvosos o rendimento é bastante reduzido. À noite não existe luz solar, e no caso de utilização mais intensiva acaba por ser necessário recorrer à resistência eléctrica que se encontra no interior do depósito."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dúvida

Mensagem por Duzia12 »

A celula foltovoltaica é para produzir energia para vender ou não à EDP??


A função de uma célula solar consiste em converter directamente a energia solar em
electricidade. A forma mais comum das células solares o fazerem é através do efeito
fotovoltaico
Painel.png
Painel.png (303.68 KiB) Visto 902 vezes
Terraismine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 abr 2010, 09:58

Re: Dúvida

Mensagem por Terraismine »

Duzia12 Escreveu:A celula foltovoltaica é para produzir energia para vender ou não à EDP??


A função de uma célula solar consiste em converter directamente a energia solar em
electricidade. A forma mais comum das células solares o fazerem é através do efeito
fotovoltaico
Painel.png

Pode ser para consumo próprio.

Eu não consigo abrir a imagem.
Avatar do Utilizador
boost_up
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 09 ago 2010, 18:34

Re: Dúvida

Mensagem por boost_up »

Um painél Fotovoltaico produz energia eléctrica (mais específicamente em tensão contínua), depois eta energia pode ou não ser injectada na rede utilizando aparelhagem especifica de modulação da tensão (inversores). No entanto podes aproveitar a energia produzida por uma célula fotovoltaica mesmo em tensão continua para consumires de outra forma. Se bem que isto já foje um pouco á tua questão. Um painél solar térmico apenas serve para aquecer a água, e nunca para produzir energia eléctrica.

Cumps
A vida é uma escola de sabedoria!!!
Responder

Voltar para “Discussão Energias”