Cabo VV ou XZ1.

Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Varejo »

Boas, um colega colocou-me uma duvida á qual vou pedir a vossa opinião.

Aqueles pontos de lavagem aspiração automóvel que costumam estar nos parques de estacionamento interior dos centros comerciais tipo carwash mr. clean etc., o equipamento que teem é só aquelas lavadoras e aspiradores portáteis tipo as maquinas de alta-pressão comuns.

A duvida é se ele pode fazer a instalação eléctrica com cabo VV, ou se tem de fazer com o cabo XZ1 (verde), a zona como sabem é interior sem humidades etc.


Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:Boas, um colega colocou-me uma duvida á qual vou pedir a vossa opinião.

Aqueles pontos de lavagem aspiração automóvel que costumam estar nos parques de estacionamento interior dos centros comerciais tipo carwash mr. clean etc., o equipamento que teem é só aquelas lavadoras e aspiradores portáteis tipo as maquinas de alta-pressão comuns.

A duvida é se ele pode fazer a instalação eléctrica com cabo VV, ou se tem de fazer com o cabo XZ1 (verde), a zona como sabem é interior sem humidades etc.
Tendo em conta que é um parque de estacionamento (classificado de acordo com as influências externas como um local de risco de incêndio BE2) de um centro comercial, logo, é público (acessível ao público) os cabos a utilizar devem ser não propagadores das chamas e isentos de halogéneos, logo, o cabo que cumpre estes requisitos é o XZ1(zh)(frt). Os cabos VV e XV não cumprem estes requisitos visto que não são isentos de halogéneos.

Ter ainda em conta que as caixas de derivação a utilizar não são as normais devem ter uma resistência ao fio incandescente de 960ºC.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde,

O cabo XZ1 igual ao cabo RZ1-K????

Tenho feito alguns dimensionamentos para a empresa onde trabalho e o cabo que tenho colocado é o RZ1-K e até agora não tive qualquer problema.

No dimensionamento do cabo não esquecer que a secção do neutro tem de ser igual as fases.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde,

O cabo XZ1 igual ao cabo RZ1-K????

Tenho feito alguns dimensionamentos para a empresa onde trabalho e o cabo que tenho colocado é o RZ1-K e até agora não tive qualquer problema.

No dimensionamento do cabo não esquecer que a secção do neutro tem de ser igual as fases.

Cumprimentos
Rocha
A diferença entre os dois cabos é que o RZ1-K é flexível por isso pode perfeitamente ser utilizado desde que se utilizem ponteiras!!! Só um pequeno reparo é que a designação mais correcta acho que é: FXZ1(zh)(frt).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Varejo »

Boas, por acaso reparei em algumas instalações identicas que eles só teem o XZ1 vindo da coluna montante até ao quadro, depois nas saidas do quadro da instalação tem tudo a VV, por isso a minha duvida e dele também, é que a diferença de preço do VV e XZ1 é grande, logo não mete o XZ1 se não for necessário!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:Boas, por acaso reparei em algumas instalações identicas que eles só teem o XZ1 vindo da coluna montante até ao quadro, depois nas saidas do quadro da instalação tem tudo a VV, por isso a minha duvida e dele também, é que a diferença de preço do VV e XZ1 é grande, logo não mete o XZ1 se não for necessário!
Pois mas no caso exposto é mesmo necessário!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Varejo »

Ok obrigado!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:Ok obrigado!
Ter ainda em atenção que visto que o local é classificado como BE2 o índice de protecção mínimo é de IP4X para todos os equipamentos eléctricos (tomadas, iluminação, quadros, etc.). E os tubos a utilizar na instalação à vista devem ter IK08 e ser isentos de halogéneos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Rocha_28359 »

[quote="joaoosvaldo"][quote="Rocha_28359"]Boa tarde,

Bom dia Osvaldo,

Quando fala em ponteiras quer dizer terminais???

Cumprimentos
Pedro Rocha
Cumprimentos
Rocha
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

Rocha_28359 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:
Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde,

Bom dia Osvaldo,

Quando fala em ponteiras quer dizer terminais???

Cumprimentos
Pedro Rocha
sim é isso
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida:
para locais recebendo publico, tipo uma loja de centro comercial,
tenho que utilizar cabo XZ1(frt) ou XV?
segundo o RTIEBT 801.2.1.1.4, "nos estabelecimentos recebendo publico não devem ser utilizadas canalizaçoes propagadora de chama"

mas o cabo XV não é propagador de chama, então posso utilizar?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por joaoosvaldo »

damon Escreveu:Boas,

Tenho uma duvida:
para locais recebendo publico, tipo uma loja de centro comercial,
tenho que utilizar cabo XZ1(frt) ou XV?
segundo o RTIEBT 801.2.1.1.4, "nos estabelecimentos recebendo publico não devem ser utilizadas canalizaçoes propagadora de chama"

mas o cabo XV não é propagador de chama, então posso utilizar?
Ver este tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 74#p108674
Em qualquer estabelecimento seja recebendo público ou não devem ser cumprido o seguinte ponto das RTIEBT:

"As condutas que sejam propagadoras das chamas (reconhecíveis pela coloração alaranjada) não podem ser instaladas à vista." (521.9.1)

Estas condutas se forem instaladas à vista devem ainda ter índice de protecção IK>=08.

No ponto 522.18 (ver a nota) que diz que: "Nas condições BE2 só podem ser usados cabos de bainha exterior em policloreto de vinilo (V) ou em policloropreno (N) ou em outros materiais não propagadores da chama, condutas não propagadoras da chama, condutores blindados com isolamento mineral e cabos sem halogéneos da classe C1. Esta medida destina-se a evitar a utilização de cabos que produzam, na sua combustão, fumos muito densos, que dificultem a evacuação das pessoas." Ora se os cabos estiverem entubados tem toda a lógica que também os tubos sejam isentos de halogéneos.

No ponto 522.17 (ver nota) diz o seguinte: "Os ensaios de retardamento da chama são os indicados nas Normas NP 2362-1 e HD 405.3 e os de resistência ao fogo são os indicados na Norma IEC 60331. Os cabos sem halogéneos da classe C1 são apropriados para utilização nas condições BD2, BD3 e BD4, para as instalações normais."

Estes cabos isentos de halogéneos e não propagadores de chama podem ser por exemplo os com a referência: XZ1(zh)(frt), estes são os apropriados na instalação à vista nos locais BE2, BD2, BD3 e BD4. E os resistentes ao fogo são os XZ1(zh)(frs).

Nas instalações de segurança as canalizações devem ser resistentes ao fogo (Ponto 801.2.1.2.2 das RTIEBT).

No link seguinte podem encontrar tubos que respeitam as condições acima e isentos de halogéneos:

http://www.jsl-online.net/Imgs/content/ ... 37-144.pdf

Ver ainda o seguinte link do fórum sobre cabos ignífugos: viewtopic.php?f=15&t=20&hilit=ignifugos
Os cabos do tipo XV são não propagadores da chama mas não são isentos de halogéneos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos,

e se a canalização for embebida nas paredes e chão, também é obrigatório cabo livre de halogeneo ?
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Promax »

joaoosvaldo Escreveu: 01 jul 2010, 14:37
Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde,

O cabo XZ1 igual ao cabo RZ1-K????

Tenho feito alguns dimensionamentos para a empresa onde trabalho e o cabo que tenho colocado é o RZ1-K e até agora não tive qualquer problema.

No dimensionamento do cabo não esquecer que a secção do neutro tem de ser igual as fases.

Cumprimentos
Rocha
A diferença entre os dois cabos é que o RZ1-K é flexível por isso pode perfeitamente ser utilizado desde que se utilizem ponteiras!!! Só um pequeno reparo é que a designação mais correcta acho que é: FXZ1(zh)(frt).
É obrigatório cravar ponteiras em condutores flexíveis pela RTIEBT?

Obrigado
Cyberthug
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 20 set 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabo VV ou XZ1.

Mensagem por Cyberthug »

Claro que sim…
Responder

Voltar para “Dúvidas”