Leitura remota de contador Janz A1700

Responder
rmazenha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 23 jan 2009, 20:47

Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por rmazenha »

Tenho um contador A1700 da Janz com modem GSM. Sei o número do cartão SIM.

Alguém sabe como posso fazer para comunicar com o contador para ler remotamente os valores das leituras?

Obrigado
Rui


Malukoo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 abr 2010, 17:12
Localização: Covilhã---Espanha(Salamanca)

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por Malukoo »

este tipo de contadores, é mto utilizado agr em plantas fotovoltaicas devido a uma chamada para esse devido numero de telefone,lgo a seguir dá atraves de uma sms os dados da contagem..

podemos chamar isto telecontagem


JANZ A1700

>comunicações através de porta óptica, RS232(porta COM), RS485 ou por modem (PSTN ou GSM)


utilizamos desta marca em plantas fotovoltaicas em espanha (Talavera de la reina,Salamanca) pk atraves de chamada fika a saber a quantidade de corrente produzida pelas placas ou otro componente de energias renovaveis...

ou atraves da porta COM ligando um portatil atraves dela com o referido programa http://xxx.ce.janz.pt/files/doc/A1700.pdf

um abrazo
em07086
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 jul 2011, 11:47

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por em07086 »

Bom dia,

Estou a tentar fazer algo semelhante. Queria fazer a leitura de valores do contador de varias centrais fotovoltaicas, utilizando um modem gsm, o objectivo seria poder aceder aos valores por exemplo através da internet, usando GPRS. mas não sei bem como fazer isto. Alguem me pode dar uma mão?? Agradecia imenso
r300
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 16 jan 2008, 12:35

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por r300 »

Boas Tardes
Para poderes aceder aos contadores pretendidos terás que ter Software do fabricante da Marca dos contadores ou software que existe á venda no mercado explo- EIXERVER-Belga
Se estes contadores estiverem recebendo informação de Painéis ou Eólicas, provavelmente estão a produzir energia para algum receptor tipo EDP, nesta situação poderá ser solicitado á mesma o acesso remoto via INTERNET com a senha e palavra passe onde é disponibilizados os dados que podem ser transferidos para Excell.
Cpt
RC
em07086
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 jul 2011, 11:47

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por em07086 »

no meu cado o contador é um landis ZMG310, mas queria recolher informação de mais que um contador. é possivél?

muito obrigado pela ajuda
em07086
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 jul 2011, 11:47

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por em07086 »

Ja agora algum desse software de gestão é livre? de modo a que possa experimentar :lol:
r300
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 16 jan 2008, 12:35

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por r300 »

Em relação aos contadores da Landis existe um software que pode ser solictado ao representante em Portugal que é a SIEMENS, que permite fazer essa gestão para um pequeno numero de contadores .
Se os mesmos estiverem localizados todos juntos as comunicações entre si podem ser feitas através de Modem em cascata que podem comunicar com uma única linha até 5 contadores
Estas comunicações podem ser GSM e PSTN etc para o efeito terão que ter modems compatíveis com as comunicações pretendidas.
RC
em07086
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 jul 2011, 11:47

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por em07086 »

Muito obrigado pela ajuda! o software é gratuito ou é necessário pagar pelo mesmo? eu tenho modem compativel, que é o também usado para enviar a contagem à EDP, o modem comunica com o contador por uma porta RS232, posso por um Te e ligar outro modem GSM? este para minha leitura?
mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda
r300
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 16 jan 2008, 12:35

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por r300 »

Se envias a leitura por Telecontagem á EDP só terás que solicitar á mesma o acesso remoto via Internet onde será cedida o username e a password.
Já agora trata-se de um Produtor ou Microprodutor ou Cliente MT,porque se está inserido num dos três eles podem dar este acesso.
em07086
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 jul 2011, 11:47

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por em07086 »

ja tentei ligar para lá, mas disseram-me que esse assunto era de tratar com o instalador dos painéis.
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por Pedro Oliveira »

Malukoo Escreveu:este tipo de contadores, é mto utilizado agr em plantas fotovoltaicas devido a uma chamada para esse devido numero de telefone,lgo a seguir dá atraves de uma sms os dados da contagem..

podemos chamar isto telecontagem

Isto é assim que funciona? E se o contador for de consumo, da EDP, posso telefonar para aquele número que ele faz me isso também?

Obrigado,
Pedro
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Leitura remota de contador Janz A1700

Mensagem por Pedro Oliveira »

Alguém me confirma?

Obrigado,
Pedro
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”