Fly Back

jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, eu tenho uma tv que avariou, e quando eu a ligo, faz um barulho muito agudo, parecem passaros :mrgreen:

estive a ver, e penso que sera do flyback...

alguem me sabe dizer como posso testar o flyback, e que cuidados tenho que ter?


Cumprimentos


Jorge Barbosa
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Fly Back

Mensagem por windstorm »

antes de tudo imagino que se trata de um CRT ou não teria flyback

nota que estas a lidar com altas voltagens e mesmo desligado da corrente é perigoso mecher nos transformadores de alta tensão sem os descarregar.

basicamente após desligares uma tv crt da corrente os condensadores manteem a sua carga e por consequencia existe tensão no terminal de alta tensão do tranformador.

usa um fio isolado de preferençia com garra tipo corcodilo para ligar a massa da tv e com a outra ponta passa-a cuidadosamente por baixo da ventosa até tocar no fio que liga ao cinescopio da tv e assim irás descarregar a alta tensão existente.

se existir alta tensão e dependendo do televisor a descarga pode ser ruidosa tipo uma bombinha de carnaval...isso é normal e não danifica o televisor....

nunca facas nenhum tipo de intervenção nos televisores CRT sem descarregar os condensadores.....

o choque pode ser muto potente e falo com conhecimento de causa...

por norma as avarias nos flyback são de origem em humidade e após longo tempo a fazer faiscas para massa acabam por ficar rotos de todo.

abre a tampa e cerifica se existe uma fuga tipo arco voltaico no transformador......se existir não percas tempo e substitui-o.

para ensaiar um transformador de linhas irá precisar de um aparelho de teste da HR (por exemplo) que simula a ligação ao televisor e analiza os diferentes enrrolamentos.....claro que ´so os tecnicos de tv é que costumam ter isso...

podes tambem ter um problema a nivel do transistor de alra tensão o que não permite o arranque do transformador e esse barulho aparece...
pode ser por ex: o BU508 etc

bons testes....
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, antes demais, quero agradecer pela resposta ;)

ja fiquei bastante mais esclarecido :mrgreen:

mas hoje estive a ver peça a peça, quando descobro um condensador estourado...

para substituir o condensador, tenho que fazer: "usa um fio isolado de preferençia com garra tipo corcodilo para ligar a massa da tv e com a outra ponta passa-a cuidadosamente por baixo da ventosa até tocar no fio que liga ao cinescopio da tv e assim irás descarregar a alta tensão existente.
" ou basta dessoldar o componente e colocar um novo?

Cumps,
Anexos
22052010_001.jpg
Será que aquele diodo tambem esta queimado?
(251.13 KiB) Transferido 264 vezes
22052010.jpg
Condensador queimado
(293.61 KiB) Transferido 264 vezes
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

Boas amigo

Eu sou técnico de Tv e posso-lhe adiantar isso é um condensador cerâmico de 2K/1W, falta saber o valor ???
terá de substituir o condensador por exactamente igual e para isso é necessário consultar o manual do Tv.

Qual o modelo do Tv? Esta-me a parecer o Chassis PT92 da Worten, Vestel, por aí...

Diga qual o modelo ou o Chassis do aparelho que eu vejo o valor do "bixo"

Quanto à pergunta se é necessário descarregar o Cinescópio para tirar esta peça? Negativo, é dessoldar e trocar por outra igual e voltar a soldar. Agora se vai mexer na Ventosa, aí sim descarregue como já mencionado pelo windstrom.

Nota: devido à má qualidade de determinado material no mercado, em principio vai ter de entrar em mode service para ajustar o vertical.

Bom enfim depois diga algo se não conseguir visualizar o valor da peça

Cumprimentos
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas,

o modelo, é o mitsai tecnho 70cm...

o chassis ja nao me lembro muito bem, mas acho que era qualquer coisa 06TA02D, mas ja pesquisei na net e tou enganado (isto porque a televisao está em sta.maria da feira, mas eu estudo em viseu e so posso confirmar no fim de semana)...

ah, ja agora podia-me identificar aquele componente que esta ao lado, tambem chamuscado (penso ser um diodo)?

obrigado




cumps,
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

Ok, é o chassis pt92 que equipa a Worten, Mitsai, vestel, Sanyo e mais umas quantas

O Condensador é o seguinte: 2.2NF de 2KV e 1W.

Quanto à outra peça limpe e deixe ficar que está boa: a titulo de informação é uma bobine indutiva sem ser bobinada.

Troque o condensador e em principio estrá tudo bem, se por ventura não queimou o transistor de linhas.

Não costuma queimar

Sorte e diga depois algo
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Ok, sexta feira (quando chegar à minha terra) ja vou arranjar e ja coloco aqui novidades :D


Muito obrigado ;)

Cumps,
Jorge Barbosa
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, venho ca informar, que ja esta a funcionar, e bem ! :p


Obrigado,

Cumps,
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

Boas
:D
Fica bem
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, estava aqui a pensar, e gostava de saber como é que voce olha para uma tv por ex, e perante um componente queimado ou algo assim, o identifica...?

e como é que posso arranjar o esquema de uma board para um determinado electrodomestico?




Cumps
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

jorge_barbosah Escreveu:Boas, estava aqui a pensar, e gostava de saber como é que voce olha para uma tv por ex, e perante um componente queimado ou algo assim, o identifica...?

e como é que posso arranjar o esquema de uma board para um determinado electrodomestico?




Cumps
A experiencia conta muito (identificação do componente), mas a maior parte das vezes sem manual nada feito.

Quanto a manuais passa aqui: http://www.gforum.tv/board/duvidas-comentarios-808.html
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas,

é claro que a experiencia conta muito, mas eu quis resolver este problema da tv, e queria saber como identificar o componente e agora estava a pesquisar na net, e descobri o schematic do chassis :p


aqui está ele:

http://www.eserviceinfo.com/downloadsm/ ... 0PT92.html

mais uma coisa: por exemplo quando vai para reparar uma tv que nao da sinal de nada, quais sao os primeiros passos que da?
suponho que devem haver pontos vitais para se começar a correr atras do problema, como a alimentaçao da tv...



Desculpe estar sempre a perguntar, mas estou a tirar um curso relacionado com electronica, e gostava de ir aprendendo umas coisas sobre tv's e etc...


Abraço
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

1º Ver se chega alimentação AC à entrada
2º Após fechar o circuito do interuptor, ver se chega corrente AC à placa (Mãe)
3º ver se tem + ou - 310V DC no filtro (condensador principal)
4º Ver se sai tensões DC no secundário da fonte.
5º Ver se o Tv Oscila, (com experiencia quase não é preciso osciloscópio).
6º ver se tem filamentos (resistencias no canhão do cinescópio).
7º Ver se tem alta tensão cerca de 27KV

Estes se não me estou a esquecer de nenhum são os pontos chave. Depois existe uma panóplia de situações, dependendo do tipo de avarias, temos de proceder com "lógica" caso a caso.

Mas existem avarias muito complexas de resolver... os novos TVs (cinescópios) contêm protecções que anulam tensões e códigos de erro que precisamos saber interpretar. Por vezes deparamos com avarias do "arco da velha".

E não chateias nada, qualquer duvida posta.

Um abraço
jorge_barbosah
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 dez 2009, 22:14
Localização: Santa Maria da Feira
Enviou: 1 vez

Re: Fly Back

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, mais uma vez...


Pode-me entao explicar aqui umas coisinhas senao for pedir muito:

4º Ver se sai tensões DC no secundário da fonte >>>o que é o secundario da fonte?
6º ver se tem filamentos (resistencias no canhão do cinescópio) >>>>> nao percebi bem esta parte.


é só mesmo para assentar as ideias :p


Cumps,
Jorge Barbosa
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: Fly Back

Mensagem por chip »

4º secundário da fonte de alimentação é a tensão composta ou seja, tens um transformador que tem um primário (enrolamento incial) e um secundário (enrolamento posterior) é aqui que tens as tensões compostas pela fonte.

6º filamentos são as resistências do canhão do cinescópio, ou seja: depois de ligares a Tv e esta estar a "oscilar" tens uma tensão de sensilvelmente 6V AC vindas do secundário do transformador de linhas que alimentam o (Heater)=filamentos, isto não é nada mais nada menos que a "incandescência" que consegues ver na válvula do tubo de raios catódicos (cinescópio).
são três no total, uma para o Katodo vermelho, outra para o katodo verde e outra para ao katodo azul.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”