tenho 5 e queria 15 amperes

xico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 12 fev 2010, 12:27

tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por xico »

boas a todos necessito da vossa ajuda.
tenho uma garagem que me foi alugada,fui a edp requisitar o contador e a senhora perguntou qual a potencia que eu queria? eu disse-lhe que queria 15 amperes torceu o nariz e de emidiato se levantou e foi tirar duvidas com a colega.
de regresso disse que o máximo que podiam por era de 5 amperes.
a garagem anteriomente já tinha sido alugada e tem o contador e o diferencial de 5 amperes fixos não reguláveis.
para conseguir colocar os 15 ,que tinha que pedir a certiel uma inspecção e só ao
fim de receber a validade e que eles colocariam os 15.
hoje levei um amigo que trabalhava na edp e ele próprio não percebia o porquê de naõ colocação,visto por ele que a instalação estava toda em ordem(contrução cerca de 10 anos se tanto)
sabem qual o custo para esta operação?
obrigado


Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por LinceS@T »

Amigo quando é certificada uma instalação eléctrica é logo definida a potência máxima que se vai necessitar, no teu caso só pediram na altura para corrente até 5 amperes, para pedires o aumento de potência agora é necessário um electricista que inspeccione a instalação e verificar que alterações tem que fazer e depois dessas alterações fazer o pedido de inspecção à CERTIEL para o aumento de potência, depois da instalação ser inspeccionada, pegas no certificado e vais à EDP pedir o aumento de potência.

Só para a CERTIEL são 49.68 euros, + trabalho electricista+ material necessário.


Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Avatar do Utilizador
hugopereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Localização: Moncarapacho; Olhão; Algarve
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por hugopereira »

Já agora, ajudem-me.
E o projecto (se existir), também não tem de ser alterado????
Abraços

Hugo Pereira
jose
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 10 jan 2010, 12:07

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por jose »

Boas
Se existir tem que elaborar um projecto rectificativo para actualizar as potências e as entradas das instalações que pretende alterar.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por CAOR »

Boa noite amigo! Projecto? desde que me lembro-me nunca foi preciso projecto para estas potências; nem é preciso! mas não sei se é pessoa para ou técnico para executar as instalações eléctricas!, é pôr a instalação de acordo com as normas em vigor e pedir a Certiel o aumento de potência para os 15A, atenção á alimentação e ver se dá para isso? se não tem de pedir reforço de ramal! á EDP.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por Mário »

Boas

Duvido que possa ter mais que 5 Amperitos dado que é garagem.
Garagem paga IMI só sobre garagem, se quer mais potencia deixa de ser garagem, e passa a pagar mais, isto se for possivel.
A licença de habitação que vem do projecto pode não permitr outro uso, a altura é uma delas.

Cump.
Mário
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por amfys »

Uma pessoa pode pedir a potência que quiser. A EDP n tem nada a ver com a utilização do espaço em causa, nem há nada que imponha um limite de potência consoante a utilização de um espaço.
O problema prende-se com a possibilidade técnica da EDP conseguir fornecer a potência desejada, e com o facto das instalações estarem ou não certificadas para suportar essa mesma potência.

Imaginemos que uma instalação tem um quadro com corte geral de 25A e o dono pretende aumentar a potência para 30A.
Tecnicamente é problemático e uma vez que a EDP já n certifica instalações tem de remeter para a entidade responsável por isso mesmo, ou seja, a Certiel. Daí a explicação para EDP apenas fornecer aumentos de potência até à potência designada na ficha electrotécnica.

Para a instalação em causa (garagem <=50kVA) bastará nova ficha electrotécnica (com a potência desejada) visada pela EDP, adaptação das instalações às RTIEBT (se for caso disso), e solicitação de nova inspecção à Certiel.
Após inspecção bem sucedida por parte da Certiel deverá pedir o aumento de potência à EDP com o certificado de aprovação das instalações emitido pela Certiel.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
hugopereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Localização: Moncarapacho; Olhão; Algarve
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por hugopereira »

Projecto!!!
Eu ao perguntar pelo projecto, estava a referir-me a um prédio por exemplo.
Se a garagem pertencer a um prédio onde houve projecto, agora para alterar não sei se não será necessário alterar primeiro o projecto, visto que foi feito inicialmente para um determinado grupo de potências.
Abraços

Hugo Pereira
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por Nelson_1492 »

Mário Escreveu: Duvido que possa ter mais que 5 Amperitos dado que é garagem.
Não me parece. Segundo os cadernos técnicos da certiel a potência mínima para uma garagem no caso de
uma entrada específica 3,45 kVA, 15A.
Provavelmente a instalação foi projectada para essa potência e ao contratarem uma potência inferior o distribuidor colocou um disjuntor limitador de potência adequado à potência contratada.

cumps.
Cumprimentos
Nelson
travisco
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 23 jan 2010, 16:47
Localização: barreiro

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por travisco »

Boas.

Já agora vou dar a minha opinião, em muitas das casas de habitação que conheço
nunca vi uma potencia instalada menor que 3.45 e se bem me lembro nem numa
simples garagem, a não ser numa pequena casa de banho.
travisco
virc
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 28 set 2008, 02:17
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por virc »

Pois, como garagem se calhar é o máximo que pode ter... senão havia muito boa gente a montar oficinas com máquinas industriais nas garagens :) ehehehe
Avatar do Utilizador
hugopereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Localização: Moncarapacho; Olhão; Algarve
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por hugopereira »

Como garagem podes pedir o que quizeres, funcina igual a uma habitação por exemplo. Só é necessario cumprir o regulamento (CERTIEL, projecto, etc...) e fazer o pedido a EDP.
Abraços

Hugo Pereira
jeap
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 25 fev 2010, 19:12

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por jeap »

Como já foi dito reforço, tens que chamar um electricista, fazer as alterações necessárias para aumentar a potência e depois uma vistoria pela certiel, se tiveres sorte mandam o certificado sem ser vistoriada.
apb
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 12 set 2008, 22:41
Localização: Coimbra

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por apb »

Boas, fiquei com algumas duvidas, pois a questão do projecto pode ser pertinente caso a instalação seja alimentada de um QColunas e no compto geral das potencias estas ultrapassem os 50Kva levando como tal à obrigatoriedade de aditamento. Sendo assim, a garagem tem entrada independente ou é alimentada do QColunas de um edificio colectivo.

Cumprimentos
swordfish
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 30 jul 2009, 09:26
Localização: Lisboa

Re: tenho 5 e queria 15 amperes

Mensagem por swordfish »

Tenho um amigo que é primo do cunhado da sogra da madrinha do primo da nora que tem o genro na suiça e 2 filhos em angola que conhece um guineense que vai aí, saca o selo fora, e mete-te um limitador de 15A. Nem precisas de ir à CERTIEL...

Fica-te mais barato, dá-te menos trabalho, e é mais rapido.

Infelizmente esse gajo de momento está preso, e não pode ir aí, mas concerteza encontras alguem que faça isso.

Cumprimentos
SW
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”