Contador electrico em moradia

Responder
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Contador electrico em moradia

Mensagem por MIG666 »

Tenho de aplicar um contador eléctrico no exterior do muro de uma moradia. Preciso saber se posso fazer a entrada (vinda da portinhola - XV 4x10 - VD50) no canto superior esquerdo da caixa do contador. Não por cima mas na lateral. A saída será por baixo. Já fiz entradas por cima mas na lateral nunca. Aparentemente seria aceitável. Mas dizem-me que alguns fiscais podem "implicar".
Costumava respeitar-se a face superior da portinhola a 1,10 mt. A Norma distribuída pela EDP "DIT-C14-100/N, MAI 2007", especifica que a face inferior da portinhola deve ficar entre 0,50 (min) e 0,80 (max). A minha Portinhola P100 tem 38 cm de altura. Nem seguindo esta norma resolvo o meu problema de espaço.
Algum amigo me pode ajudar? Desde já obrigado.
mig666
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Contador electrico em moradia

Mensagem por mpinto »

Não vejo problema, podendo fazer entrada por cima, poque não fazer de lado? Já fiz muitas e nunca fui questionado. No teu caso, colocando a portinhola ao lado do contador não resolves o assunto? O que é necessário a garantir o IP.
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Re: Contador electrico em moradia

Mensagem por MIG666 »

mpinto Escreveu:Não vejo problema, podendo fazer entrada por cima, poque não fazer de lado? Já fiz muitas e nunca fui questionado. No teu caso, colocando a portinhola ao lado do contador não resolves o assunto? O que é necessário a garantir o IP.
Obrigado pela colaboração amigo 'mpinto'.
Ao pretender "entrar de lado" no contador, já pressupõe que a portinhola está ao lado do contador, como sugere. É tão evidente poder fazer-se que nem se justificaria a minha pergunta. Só a fiz para saber de outros electricistas que já o tenham feito (colegas da minha empresa já o fizeram!). É que meu patrão (óptimo profissional!), mostrou uma estranha aversão a fazer algo que nunca tinha visto fazer!
O caso já está resolvido. Chegamos a um consenso e a entrada na lateral, passou a ser pelo canto INFERIOR esquerdo da caixa do contador (mais perto da futura ligação dor bornes do contador)!
O problema surgiu porque tinha uma terceira caixa (CEMU) a aplicar e, por questões de arquitectura, espessura imposta para o muro e altura do mesmo, não deveria ocupar mais que dois espaços verticais. Isto é: de três caixas, duas teriam que ficar, uma por cima da outra.
mig666
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”