lampadas queimando em demasia

lincoln
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 jul 2009, 23:15

lampadas queimando em demasia

Mensagem por lincoln »

Olá amigos,preciso de umas dicas ,resentimente troquei toda a instalação eletrica de minha casa,optei por usar fio flexivel (que não recomendo),após a instalação as 2 lampadas da sala e 3 lampadas do corredor queimam com frequencia chegando ao ponto de trocar até duas por semana,as 2 da sala estão em paralelo entre elas acionados por um interruptor simples,as 3 do corredor estão sendo acionadas por dois interruptores paralelo. :?


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por nelmindo »

lincoln Escreveu:Olá amigos,preciso de umas dicas ,resentimente troquei toda a instalação eletrica de minha casa,optei por usar fio flexivel (que não recomendo),após a instalação as 2 lampadas da sala e 3 lampadas do corredor queimam com frequencia chegando ao ponto de trocar até duas por semana,as 2 da sala estão em paralelo entre elas acionados por um interruptor simples,as 3 do corredor estão sendo acionadas por dois interruptores paralelo. :?
experimente trocar pelas economizadoras. São mais resistentes às flutuações de tensão.
falsus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 12 nov 2009, 20:14

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por falsus »

Boa noite lincoln...
Em relaçao ao fio flexivel, penso que nao será o mais apropriado, podendo estar ai o problema das lampadas...
Ou seja, experimenta reapertar os neutros todos e desta vez (se e que nao o fizes-te da primeira) verifica que a secçao da linha flexivel fica bem presa a ligaçao dos candeeiros e consequentemente nas caixas de passagem...
experimenta e diz alguma coisa.
Abraço
cumprimentos
Bruno Leite
gatobravo
Curioso
Curioso
Mensagens: 94
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Colega lincoln, não acredito que a razão desses acontecimentos, seja devido ao cabo flexivel em si.
Poderá ter a ver com pormenores já referidos nos outros posts.
Mas se não é indelicado da minha parte, por que razão trocou TODA a instalação por esse cabo?

Cumprimentos.
falsus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 12 nov 2009, 20:14

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por falsus »

pois, apos me informar, de facto o cabo flexivel nao será a partida o problema, desde ja peço sinceras desculpas
cumprimentos
Bruno Leite
RuiSimoes1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 01 dez 2009, 13:45
Localização: Alcochete

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por RuiSimoes1 »

falsus Escreveu:pois, apos me informar, de facto o cabo flexivel nao será a partida o problema, desde ja peço sinceras desculpas
pelo que li só pode ser mesmo das lâmpadas. devem ser lâmpadas dos xinocas.. eh eh
qual é o tipo de casquilho que tem montado?
pode ser realmente as ligações dos casquilho.
Rui Simoes
Luis_Said
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 08 dez 2009, 21:01
Localização: Sintra

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por Luis_Said »

Olá boa noite, estive a ler este tópico e reparei que também sofro do mesmo em minha casa..
Apesar da minha casa já ter alguma idade, as lâmpadas do corredor também se queimam com muita facilidade.
O circuito só dispõem de um interruptor que acende duas lâmpadas.
Mas geralmente ao fim de duas semanas uma das lâmpadas queimam..
Já experimentei usar todo o tipo de lâmpadas mas mesmo assim queimam.
Se me puderem ajudar agradeço.

Cumprimentos.
gatobravo
Curioso
Curioso
Mensagens: 94
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Também queimam as incandescentes?

Cumprimentos.
Luis_Said
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 08 dez 2009, 21:01
Localização: Sintra

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por Luis_Said »

Boa noite, sim, mesmo com lâmpadas incandescentes.
Avatar do Utilizador
airborne
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 16 dez 2009, 20:41
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por airborne »

boas após ler o tópico, eu já encontrei uma situação parecida num prédio, em que queimava constantemente uma das lâmpadas no patamar do prédio e após ter revisto toda a instalação e reapertado tudo, resolvi trocar o casquilho do plafon onde a lâmpada estava e nunca mais queimou, não me perguntem o que tinha o casquilho porque eu não encontrei anomalia nenhuma no dito.
Imagem
Avatar do Utilizador
Tockas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 abr 2009, 22:16
Localização: Lisboa

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por Tockas »

Boas. O fio flexível tem aproximadamente as mesmas características do rígido, não podendo estar aí a origem do problema. No entanto, é sempre aconselhável a utilização de ponteiras nesse tipo de fio, isoladas ou não, dependendo do tipo de ligador utilizado.
É aconselhável a verificação dos apertos dos circuitos em questão, uma vez que eventuais maus contactos podem causar a subida da corrente, tendo como efeito o "queimar" das lâmpadas. Verifique, tal como foi indicado anteriormente, os casquilhos, uma vez que pode haver mau contacto com o casquilho da lâmpada. Os casquilhos cerâmicos são os melhores.
O condutor activo ( fase ), normalmente castanho ou preto, deverá ser ligado no borne que faz contacto com o fundo da lâmpada.
Cumprimentos a todos.
Avatar do Utilizador
tonecas.1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 25 dez 2009, 21:25

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por tonecas.1 »

Olá amigos.

1- Qual é a secção do fio multifilar?

2- Uma vez que toda a instalação da casa passou a fio multifilar, é "obrigatório" o uso de ponteiras para que no aperto dos parafusos não se partam a maioria dos fios acabando por diminuir a secção.

3- Por vezes não acreditamos em coincidências, mas elas podem acontecer...já mediu a tensão no circuito de iluminação? Diminuição de tensão=aumento de intensidade.

Cumps.
neutro
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 18 dez 2007, 22:57
Localização: Póvoa de Varzim

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por neutro »

BOAS!!!

O fio flexivel tambem tem influência,para usares esses tipo de fio tambem tens de usar ligadores proprios para fio flexivel nas derivações e em todas as outra lagações tens de usar ponteiras isoladas ou nao,mas tens de usar porque senão basta dois pequenos fios nao ficarem com bom contacto principalmente no neutro que isso origina a um pequeno arco electrico e assim queima qualquer tipo de lampada que la coloques.
Abraço :D
bairradino
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 04 mar 2010, 16:06
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por bairradino »

Não fiquei esclarecido de qual o tipo de lâmpadas que queimam... Florescentes (ou economizadoras)? Incandescentes?
Quanto ao problema do fio rígido, fio flexível, secção do fio... esqueçam.
As lâmpadas incandescentes, por exemplo, queimam devido à fusão do filamento. E porquê? Ou há aquecimento excessivo, ou há trepidação quando as lâmpadas estão acesas, ou acendem e apagam constantemente diminuindo assim o seu tempo de vida.
Para a trepidação basta ver se essa possibilidade existe.
Para o aquecimento isso pode dever-se a maus contactos, por exemplo no casquilho (já alguém falou nisso) o que não acho muito provável. Outro aspecto relacionado com o aquecimento é a tensão de alimentação das lâmpadas, a qual não deverá ultrapassar os 230V.
Como a instalação foi mexida, e no caso da alimentação da EDP ser trifásica, desculpe a pergunta, por acaso as lâmpadas não estarão ligadas a 2 fases em vez de fase-neutro?

Não se ofenda. Só quis ajudar.
snbboy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 mar 2010, 08:40
Localização: almada

Re: lampadas queimando em demasia

Mensagem por snbboy »

isso tem duas solucoes...
1-aperto nos terminais.
2-casquilhos mt usados ficam com distancia do terminal interior ao cu da lampada ao que provoca arco que faz mal contacto na lampada originando o rebentamento do filamento da lampada.os interruptores tambem ganham sujidade e mal contacto
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”