Problemas com motores alto rendimento

Bloqueado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Problemas com motores alto rendimento

Mensagem por Mário »

Boas

Chegou-me esta informação, por mail.

"estamos trocando todos nossos motores Weg padrão, pela linha Alto Rendimento da Weg, porém estamos tendo vários problemas com estes motores principalmente com as carcaças 132, o fato é que ocorre um aquecimento excessivo dentro da caixa de ligação dos motores vindo a ressecar o isolamento feito nos cravamentos e caixa de ligação.
Os cravamentos estão sendo feitas através de terminais tipo olhal, e manga retratil, enfim, tudo de acordo com normas, mas o ressecamento continua e não sabemos como proceder, tendo em vista que o dpto técnico da Weg também não pode nos auxiliar muito.. alguém passou por isso e pode nos dar alguma opinião"

A resposta ;
Amigos

Trabalho da WEG e ao ver a discussão sobre o problema relatado de aquecimento nos cabos.
Encaminhei o e-mail para a Assistência Técnica da WEG que entrou em contacto directamente com o Sr. ****** e resolveu o caso.

Para conhecimento de todos os motores Alto Rendimento e Standard possuem valores de corrente ligeiramente diferentes, diferença essa que não justificaria o aquecimento identificado em campo.
Uma análise mais profunda revelou que estes motores especificamente possuem doze cabos para conexão e foram ligados em dupla ligação em estrela. Nesta configuração o fechamento da "estrela" é feito com os cabos T4, T5 T6 e T10, T11 e T12. Recomenda-se que esta ligação seja feita em dois conjuntos de cabos (4 a 6 e 10 a 12) para evitar o acumular de terminais num único ponto. E foi aí que ocorreu o aquecimento, no caso os 6 cabos estavam ligados todos juntos, e em algum dos terminais o contato não foi perfeito provocando o aquecimento.
Assim com o uso da placa de bornes o problema foi resolvido.


E continua

O problema não foi resolvido não... com relação ao que Sr comentou sobre fechar as 6 pontas, essa informação não procede, essa dúvida apenas foi apresentada pela equipe da Weg pois poderia ser uma possibilidade de gerar mal contacto, mas seguimos as ligações da placa dos motores conforme a Weg recomenda... talvez tenham lhe passado uma informação errada, até porque o problema se estende também a motores com 6 terminais e não apenas em motores com 12 terminais... estamos verificando junto da Weg a possibilidade de ter sido um erro em um lote do fabricante, estamos aguardando. Ao principio instalamos régua de bornes nos motores mais críticos o que tem surtido um efeito positivo até ao momento, em breve citarei novas informações sobre o problema.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Artigos”