Iluminação pública

Responder
rmazenha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 23 jan 2009, 20:47

Iluminação pública

Mensagem por rmazenha »

Boa noite,

Gostava de saber quais as normas que regulamentam a iluminação de vias públicas bem como das iluminárias utilizadas.

Grato pela atenção,
Rui


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Iluminação pública

Mensagem por Duzia12 »

Eu acho que não há normas há alguns estudos mas também há já "soluções típicas", a EDP pode dizer como quer, 22 a 29 metros-SON 150W ou 250W se a EDP permitir, 9 metros fora do solo

Isto são pequenas ideias mas o mais certo é consultar a EDP
tiagojg
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 10 dez 2007, 23:46

Re: Iluminação pública

Mensagem por tiagojg »

Boas,

Existe a norma europeia EN13201-2 que estabelece critérios mínimos de uniformidade lumínica, intensidade luminosa, limites máximos de encandeamento, etc. Estes critérios estão hierarquizados consoante o tipo e a importância da via a iluminar (depende muito da intensidade de tráfego).

As luminárias a instalar deverão obedecer também a uma Norma Europeia (não me recordo agora qual), bem como as colunas que lhes servirão de apoio, estas deverão respeitar a norma EN40. Estas normas deverão ser mencionadas em projecto de maneira a salvaguardar o projectista, devendo sempre estar associado um estudo luminotécnico.

No caso real português, convém sempre coordenar com a EDP quais as luminárias homologadas por esta entidade (essas decerto que respeitam a norma), bem como as colunas, potências e tipos de lâmpadas, enfim o projecto todo.

Alerto que existe pessoal da EDP que não está familiarizado com a norma EN13201 (muitos deles nem devem saber que existe), pois é recente, logo como técnico responsável pelo projecto cabe-nos "sensibilizar" estas pessoas para a necessidade de se cumprir a respectiva norma. Exceptua-se Lisboa, onde existe um departamento especializado em iluminação que define o equipamento e a disposição dos candeeiros, sempre baseado na Norma.

cumps
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”