Ligação de terra

Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Alguém que opine se faz favor.
O amovível tem dois bornes. Num dos bornes liga-se o condutor que vem da varerta de terra.
Será que no outro borne do amovível posso ligar dois condutores com secções de 4 mm2 e 6 mm 2?
Será considerada a barra que liga os dois bornes do amovível também um condutor para efeitos de nº máximo de condutores a ligar?

Obrigado


6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Ligação de terra

Mensagem por 6eo »

Não sei qual é o objectivo do colega, mas.... o regulamento diz que podemos ligar nos mesmo borne dois condutores de igaul secção ou adjacentes - Portanto nesse caso cumpre a regra
Riamar Escreveu:Alguém que opine se faz favor.
O amovível tem dois bornes. Num dos bornes liga-se o condutor que vem da varerta de terra.
Será que no outro borne do amovível posso ligar dois condutores com secções de 4 mm2 e 6 mm 2?
Será considerada a barra que liga os dois bornes do amovível também um condutor para efeitos de nº máximo de condutores a ligar?

Obrigado
Saudações Energéticas
6eo
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Gostava de saber qual o artigo das RTIEBT que diz isso caso disponha dessa informação caro 6eo.
Obrigado
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Ligação de terra

Mensagem por 6eo »

apanhou-me... lol... do antigo era o 122º do novo..... tenho de consultar
Riamar Escreveu:Gostava de saber qual o artigo das RTIEBT que diz isso caso disponha dessa informação caro 6eo.
Obrigado
Saudações Energéticas
6eo
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ligação de terra

Mensagem por mpinto »

Riamar Escreveu:Alguém que opine se faz favor.
O amovível tem dois bornes. Num dos bornes liga-se o condutor que vem da varerta de terra.
Será que no outro borne do amovível posso ligar dois condutores com secções de 4 mm2 e 6 mm 2?
Será considerada a barra que liga os dois bornes do amovível também um condutor para efeitos de nº máximo de condutores a ligar?

Obrigado
Actualmente os bornes amovíveis têm um pequeno barramento de um dos lados que permite a ligação de vários condutores. Esses que fala tb estão à venda mas não são muito práticos devido à questão da repicagem. Ver 526.2, 526.9 e respectiva nota das RTIEBT.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

mpinto afinal posso ou não posso fazer como digo supondo que não não possuo amovível com barramento mas possuo só amovivel com um borne de saída.
Obrigado
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Ligação de terra

Mensagem por 6eo »

Riamar Escreveu:mpinto afinal posso ou não posso fazer como digo supondo que não não possuo amovível com barramento mas possuo só amovivel com um borne de saída.
Obrigado

É alguma instalação para certificar? porque se for terá de ter um ligador amovível em "T"
Saudações Energéticas
6eo
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Sim é uma instalação para certificar.
Novamente peço perdão mas qual é o artigo das RTIEBT que diz que tem que se ter amovível com barramento em T?
Se assim for posso enroscar um barramento de terra no terminal de saída do amovível já que este é um parafuso e posso aí enroscar uma barra com duas ligações para os dois condutores de protecção de 4 e 6 mm2.

Digam mais alguma coisa .
Obrigado
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Ligação de terra

Mensagem por 6eo »

mas porque não adquirir um de origem?
ou quer aproveitar esse?
Saudações Energéticas
6eo
apb
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 12 set 2008, 22:41
Localização: Coimbra

Re: Ligação de terra

Mensagem por apb »

Boas, para resolver este impasse que tal utilizar terminais em "olhal", não havendo desta forma problemas em ligar secções diferentes e/ou mais que um condutor.

Cumprimentos
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Não tenho espaço para colocar uma caixa de terra, só tenho espaço para colocar uma placa de terra da AL composta por base PVC em barra amovível em que os bornes onde liga a barra amovível são dois parafusos com porcas.
Nestes parafusos no da entrada ligo o cabo da vareta de terra no outro parafuso de saída ligaria dois cabos de terra um de 4 mm e outro de 6 mm para estes irem depois ligar a outros sítios.
É claro que os terminais que irão ligar os fios de terra aos parafusos do amovível (bornes do amovível) são terminais de olhal.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Perdão queria dizer ................
............uma placa de terra da AL composta por base PVC e barra amovível em que os bornes onde liga ...................
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

mpinto será que a repicagem se coloca aqui? a repicagem não é só para condutores energizados que transportam energia ? estamos a falar de condutores de protecção.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 109
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Re: Ligação de terra

Mensagem por Riamar »

Vá lá opinem se fazem favor.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ligação de terra

Mensagem por mpinto »

Riamar Escreveu:mpinto será que a repicagem se coloca aqui? a repicagem não é só para condutores energizados que transportam energia ? estamos a falar de condutores de protecção.
se colocares uma pequena barra nesse para várias ligações penso que não tens problemas. Quanto à questão da repicagem, sim penso que a questão se coloca neste caso. Supõe um circuito onde possas fazer repicagem, a condição de ligação do condutor de protecção é exatamente igual à dos restantes condutores. Ou seja as condições que te permitem fazer repicagem, nos caso em que isso é possivel, são as mesmas para a protecção.
Em todo o caso as caixas com barramento de terra não são mt maiores do que as antigas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”