CERTIEL = Problemas

Steeplechase
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 24 abr 2008, 17:07

CERTIEL = Problemas

Mensagem por Steeplechase »

Caros colegas:

Trabalho há quase 9 anos como projectista e parte dos meus projectos são analisados pela CERTIEL, que os delega para o IEP, LIQ ou ISQ consoante a região (Norte, Centro ou SUL). Também já trabalhei em obra e lidei de perto com as inspecções dos técnicos ao serviço da CERTIEL.

Sempre que se fala em CERTIEL até sinto um arrepio e, sinto que grande parte das pessoas que são obrigadas a lidar com este "fenómeno" sentem o mesmo.

Ultimamente têm acontecido coisas bizarras no que diz respeito a análise de projectos, tais como:

- dirigir-me técnico responsável pela análise de projecto na hora de atendimento e ele não estar porque está em serviço externos, formação, etc.
- receber projectos com parecer desfavorável e com um relatório em que as correcções estão todas feitas
- etc... etc... etc...

Este tipo de situações leva-nos a perder credibilidade perante os clientes e, em certos casos, sem qualquer tipo de culpa.

Todos nós sabemos o que se passa relacionado com o "fenómeno" CERTIEL e a "prepotência" que, muitas vezes, a falta de concorrência e fiscalização lhe confere.

É neste sentido que abro aqui a discussão do assunto no intuito de, todos juntos, dar-mos a nossa opinião de forma a tentar arranjar uma solução para este problema que, na minha opinião, pode vir a tornar-se ainda pior.

Deixem as vossas experiências, opiniões e sugestões.

Cumprimentos,


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por ENERGY »

A concorrêncial é saudavel, não percebo a razão de a CERTIEL ter o monopólio das Inspecções, pois alguns Srs. Inspectores abusam do poder que têm, e depois queixam-se do mau feitio de alguns Técnicos.

Steeplechase Escreveu:Caros colegas:

Trabalho há quase 9 anos como projectista e parte dos meus projectos são analisados pela CERTIEL, que os delega para o IEP, LIQ ou ISQ consoante a região (Norte, Centro ou SUL). Também já trabalhei em obra e lidei de perto com as inspecções dos técnicos ao serviço da CERTIEL.

Sempre que se fala em CERTIEL até sinto um arrepio e, sinto que grande parte das pessoas que são obrigadas a lidar com este "fenómeno" sentem o mesmo.

Ultimamente têm acontecido coisas bizarras no que diz respeito a análise de projectos, tais como:

- dirigir-me técnico responsável pela análise de projecto na hora de atendimento e ele não estar porque está em serviço externos, formação, etc.
- receber projectos com parecer desfavorável e com um relatório em que as correcções estão todas feitas
- etc... etc... etc...

Este tipo de situações leva-nos a perder credibilidade perante os clientes e, em certos casos, sem qualquer tipo de culpa.

Todos nós sabemos o que se passa relacionado com o "fenómeno" CERTIEL e a "prepotência" que, muitas vezes, a falta de concorrência e fiscalização lhe confere.

É neste sentido que abro aqui a discussão do assunto no intuito de, todos juntos, dar-mos a nossa opinião de forma a tentar arranjar uma solução para este problema que, na minha opinião, pode vir a tornar-se ainda pior.

Deixem as vossas experiências, opiniões e sugestões.

Cumprimentos,
Cpts.
Energy
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por orçamentista »

A minha solidariedade com o autor do "post".
Eu diria que essa entidade corporativa elitista e sectarista resulta da lógica dos últimos governos, que como diz o antigo bastonário da Ordem dos advogados, Dr. Pires de Lima, mais não fazem que criar "leis à medida!"
Quando se fala em medidas simplex e na desburocratização, criam-se organizações que mais não fazem que complicar e sacar dinheiro e mais dinheiro por aquilo que não se justifica, veja-se o casa das devoluções dos projectos e as reinspeções. Até apetece dizer ao que nós chegamos!
Penso que urge combater este "monstro" encapotado e não resignar. Alertar alunos dos cursos de engenharia para terem conhecimento daquilo que os espera e acima de tudo divulgar perante a sociedade estes saques encapotados próprios de sociedades terceiro fundistas. Tudo se faz a coberto da segurança, mas sinceramente não me parece, verifico sim um "complô" encapotado entre várias associações, revendedores e representantes de marcas, cuja lógica mais parece o negócio que outra coisa.
Por isso protestem, protestem sempre contra o "monstro" que prefaziando Zeca Afonso: ..."eles levam tudo e não deixam nada!"
Zé Castro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por nelmindo »

orçamentista Escreveu:A minha solidariedade com o autor do "post".
Eu diria que essa entidade corporativa elitista e sectarista resulta da lógica dos últimos governos, que como diz o antigo bastonário da Ordem dos advogados, Dr. Pires de Lima, mais não fazem que criar "leis à medida!"
Quando se fala em medidas simplex e na desburocratização, criam-se organizações que mais não fazem que complicar e sacar dinheiro e mais dinheiro por aquilo que não se justifica, veja-se o casa das devoluções dos projectos e as reinspeções. Até apetece dizer ao que nós chegamos!
Penso que urge combater este "monstro" encapotado e não resignar. Alertar alunos dos cursos de engenharia para terem conhecimento daquilo que os espera e acima de tudo divulgar perante a sociedade estes saques encapotados próprios de sociedades terceiro fundistas. Tudo se faz a coberto da segurança, mas sinceramente não me parece, verifico sim um "complô" encapotado entre várias associações, revendedores e representantes de marcas, cuja lógica mais parece o negócio que outra coisa.
Por isso protestem, protestem sempre contra o "monstro" que prefaziando Zeca Afonso: ..."eles levam tudo e não deixam nada!"
Zé Castro
sim, ok opinião de todos é muito importante, mas já repararm que não é o tema de conversa do tópico?
A importancia da abertura deste tópico, prende-se pelo facto de haverem não conformidades e era de interessante partilha-las, de forma a comentarmos também se têm ou não razão nas queixas que todos têm.
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4669
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por admin »

Extracto e mesmo para esse fim que foi criado este novo fórum :wink:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
auriga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 fev 2008, 22:44

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por auriga »

Caro Steeplechase,

Não podia estar mais de acordo consigo. Sou também projectista à cerca de 9 anos e já "sofri na pele" por diversas vezes a prepotência, arrogância e autoritarismo por parte da Certiel e dos seus camaradas (ISQ e LIQ).

Tal como o colega Steeplechase, muitas vezes sinto um nó no estômago quando se fala nestas "entidades sem fins lucrativos". Manifestações de prepotência, arrogância e autoritarismo são o dia a dia destas gentes e nós se queremos continuar a fazer projectos só temos duas hipóteses: baixar as calças e não fazer ondas ou tentar passar despercebidos.

Com o ISQ, para além do departamento de Electricidade, já tive experiencias com os departamentos dlo ITED, Redes de Gás e Combustiveis líquidos.

Á excepção do departamento do ISQ da electricidade sou extremamente bem recebido em todos os outros, tratam-me com respeito verdadeiro, manifestam interesse em solucionar os problemas, apresentam sugestões e atendem com cordialidade e simpatia.

No departamento do ISQ da electricidade, quando telefono para esclarecimentos a um Projecto em análise, logo à partida já cometi o crime de ligar para lá. Tratam-me com respeito fingido: intolerância em ouvir as dúvidas apresentadas, respostas evasivas e sem qualquer conteúdo prático, dão a entender: porque motivo liguei para lá, tenho é que ler o Regulamento, pois está tudo lá.
(serão isto ainda vestígios dos tempos do outro senhor, em que havia uma Policia do Estado ?).

Porque será que o tratamento no departamento do ISQ da electricidade é exactamente o inverso dos outros departamentos ? Será culpa de algum virus desconhecido que apenas contagia as entidades que detém o monopólio ?


Para não me alongar muito, vou contar a experiencia mais bizarra que tive recentemente:
No decorrer de uma obra, surgiu a necessidade de ampliar uma instalação eléctrica relativamente ao Projecto aprovado, pelo que enviei o correspondente Projecto de ampliação para análise.
Mais tarde, a Certiel disse-me que apesar de estar tudo em ordem, seria necessário que a Planta de Localização do Projecto de ampliação tivesse o logotipo da autarquia ! Lá tive eu que me deslocar à autarquia, fazer uma série de Km e perder uma manhã inteira para arranjar o raio da planta de Localização com logotipo da autarquia.
De referir que nesta ampliação do Projecto exigiram a Planta de localização com o logotipo da autarquia, mas no Projecto original que foi aprovado, a Planta de localização não tem qualquer logotipo.

Pergunto: Esta exigência da Certiel o que tem a ver com a segurança das Instalações Eléctricas ? Já aconteceu a alguém do forum, algo semelhante ? Será que estou nalguma "lista negra" dos tipos a quem a Certiel faz todo o tipo de exigências para ver se deixam de fazer Projectos ?

Quanto a perdermos a credibilidade perante os clientes, também tenho histórias para contar, mas ficam para uma próxima oportunidade.

Será que alguem nos pode valer ?

Talvez um dia...

Cumprimentos a todos.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por nelmindo »

auriga Escreveu:Caro Steeplechase,

Não podia estar mais de acordo consigo. Sou também projectista à cerca de 9 anos e já "sofri na pele" por diversas vezes a prepotência, arrogância e autoritarismo por parte da Certiel e dos seus camaradas (ISQ e LIQ).

Tal como o colega Steeplechase, muitas vezes sinto um nó no estômago quando se fala nestas "entidades sem fins lucrativos". Manifestações de prepotência, arrogância e autoritarismo são o dia a dia destas gentes e nós se queremos continuar a fazer projectos só temos duas hipóteses: baixar as calças e não fazer ondas ou tentar passar despercebidos.

Com o ISQ, para além do departamento de Electricidade, já tive experiencias com os departamentos dlo ITED, Redes de Gás e Combustiveis líquidos.

Á excepção do departamento do ISQ da electricidade sou extremamente bem recebido em todos os outros, tratam-me com respeito verdadeiro, manifestam interesse em solucionar os problemas, apresentam sugestões e atendem com cordialidade e simpatia.

No departamento do ISQ da electricidade, quando telefono para esclarecimentos a um Projecto em análise, logo à partida já cometi o crime de ligar para lá. Tratam-me com respeito fingido: intolerância em ouvir as dúvidas apresentadas, respostas evasivas e sem qualquer conteúdo prático, dão a entender: porque motivo liguei para lá, tenho é que ler o Regulamento, pois está tudo lá.
(serão isto ainda vestígios dos tempos do outro senhor, em que havia uma Policia do Estado ?).

Porque será que o tratamento no departamento do ISQ da electricidade é exactamente o inverso dos outros departamentos ? Será culpa de algum virus desconhecido que apenas contagia as entidades que detém o monopólio ?


Para não me alongar muito, vou contar a experiencia mais bizarra que tive recentemente:
No decorrer de uma obra, surgiu a necessidade de ampliar uma instalação eléctrica relativamente ao Projecto aprovado, pelo que enviei o correspondente Projecto de ampliação para análise.
Mais tarde, a Certiel disse-me que apesar de estar tudo em ordem, seria necessário que a Planta de Localização do Projecto de ampliação tivesse o logotipo da autarquia ! Lá tive eu que me deslocar à autarquia, fazer uma série de Km e perder uma manhã inteira para arranjar o raio da planta de Localização com logotipo da autarquia.
De referir que nesta ampliação do Projecto exigiram a Planta de localização com o logotipo da autarquia, mas no Projecto original que foi aprovado, a Planta de localização não tem qualquer logotipo.

Pergunto: Esta exigência da Certiel o que tem a ver com a segurança das Instalações Eléctricas ? Já aconteceu a alguém do forum, algo semelhante ? Será que estou nalguma "lista negra" dos tipos a quem a Certiel faz todo o tipo de exigências para ver se deixam de fazer Projectos ?

Quanto a perdermos a credibilidade perante os clientes, também tenho histórias para contar, mas ficam para uma próxima oportunidade.

Será que alguem nos pode valer ?

Talvez um dia...

Cumprimentos a todos.
Em caso de dúvida, pedir para enunciarem a legislação onde isso está escrito e pedir para essas pessoas se identificarem também.
No meu caso nunca tive problemas de excesso de autoridade (também pode ser pelo tipo de obras em causa, foram sempre habitações e lojas)
Todos os problemas foram fundamentados com legislação e concordei. Além disso em caso de dúvida, consultamos o regulamento/regras in loco e em parceria.
As pessoas não podem calar e comer. Alguem tem que se atravessar e ser chamado à responsabilidade.

Mas gostei da partilha desse problema, é mesmo isto que se quer. Assim se verificar a veracidade desse mesmo problema, os colegas já estão avisados e é menos uma não conformidade, se for caso disso, claro...
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por orçamentista »

Olá a todos!
Não obstante a partilha das várias situações "vividas" com a Certiel sejam extremamente importantes, mais importante, diria até de vital importância, é a análise à formação da entidade. Concordo plenamente em abordar factos e circunstâncias, mas não deixa de ser acessório e até inconsequente! Lamentações, evidências e relatos servem de exemplo, mas com todo o respeito a vocês todos, isto não passa de funcional tipo "pescadinha de rabo na boca..!"
O importante e primordial é abordar a existência duma entidade certificadora de instalações eléctricas, cuja acção assenta na lógica da burocracia, retirando e anulando a intervenção dos técnicos com formação académica e profissional nas diversas áreas. Afinal e em igualdade de circunstâncias o médico ou o juiz terão que ser certificados quer no acto médico quer na decisão judicial. Que acham?
Mas não é isso que acontece nem poderia ser de outra maneira. A excepção é a energia eléctrica/electricidade, pois de forma corporativa, elitista e sectária várias organizações uniram-se e exploram um nicho de mercado onde obtém lucros fabulosos numa economia débil e deficitária, próprio daquilo que acontece no terceiro mundo.
É altura de terminar com os lamentos e não nos resignarmos, pois numa sociedade democrática temos de contestar com o que está mal e de facto o fundamento da Certiel está completamente e desadequado e caduco. Encontre-se outro modelo, mais prático e assente nas regras do respeito por quem trabalha com seriedade e na observância dos valores que nos regem.
auriga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 fev 2008, 22:44

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por auriga »

Caro orçamentista,

Da minha parte deixe-me dar-lhe os Parabéns pelo seu contributo pois penso que focou o cerne da questão !

Em todo o caso, só o relatar das experiencias e vivências de cada um (e também de alguns lamentos), permite perceber que as coisas não estão bem e são esses os motivos pelos quais devem mudar.

Não vai ser no entanto fácil mudar... Consta que até a própria DGEG começa nesta altura, a ter dificuldade em ter mão na Certiel...
Ybu
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 03 mar 2008, 16:14

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por Ybu »

Caros colegas,

Entreguei pela 3ª vez um projecto para a certiel.Geralmente faço projectos de unidades industrial, com gerador e PT, pelo que são certificados pelo ministério da economia.Houve 2 que escaparam a regra, que basicamente funcionam como armazém.E sem grandes criticas por uma entidade de certificação de projectos escolhida pela CERTIEL.
O 3ºprojecto que entrego foi 1 edificio multifamiliar.Este veio com 5 folhas de criticas.Fiquei escandalizado.Quando vou ver, até criticas a 1 unica folha de quadros electricos tinha. Um das criticas é nada mais nada menos "PD'S dos quadros electricos dotados de escala", isto repete 2 x por folha, mais do que os desenhos enviados por mim.Além de outras criticas eu decidi telefonar.Ao que ele diz que foi tolerante por esses erros.

Sem comentários.Eu não tenho 1 décimo dos problemas com o ministério da economia, os projectos são bastante mais complicados e os Engºs do ministério da economia simplificam ao máximo.

Eu considero que há ABUSO EXCESSIVO por parte da certiel.
Tomei 1 posição e pedi o livro de reclamações pronto quando for as instalações da entidade entregar as devidas correcções da forma que ele quer.
A reclamação vai ser seguramente, uso e abuso excessivo do poder.Pois criticas sobre escala são irreais.
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por orçamentista »

Meu caro "ybu"!,
Percebo o que sente e o desalento, mas continue a lutar contra este "monstro" encapotado que mais não é que um sistema corporativo, sectarista e mafioso, próprio dos tempos do estado novo, aliás acho que nem o próprio Salazar criaria tamanha aberração.
Este "monstro" mais não é uma forma encapotada de tratar papeis numa lógica de encontrar questões confrangedores e banais, as quais designam por não conformidades, sendo que parte delas não tem fundamento e/ou razoabilidade.
Sugiro-lhe que conteste e o faça perante a sua associação profissional e o Exm.º Provedor de Justiça, bem como através do portal do cidadão. SE o fizer será mais um a mostrar a sua indignação juntamente com tantos outros que no momento já somos muitos. Não será de seguir o exemplo do ITED?
Parece-me que a actividade dos projectistas deve ser gerida pelas suas associações (OE e ANET) e nunca por uma dita ANIMEE, da qual é proveniente a Certiel e "empacota no mesmo saco" engenheiros, engenheiros técticos, instaladores e electricistas.
Avatar do Utilizador
oamis
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 10 mar 2008, 23:18
Localização: BARREIRO

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por oamis »

é verdade sim senhor ate tenho arrepios sempre que recebo a noticia que a sertiel vai vistoriar a minha obra ..apesar de eu saber que tudo esta como deve de ser eles sempre arranjam leis do mes anterior que ninguem sabia ou ate só por birra do inspector ....
F.S.MONTEIRO
João Paulo Rocha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 29 jan 2008, 17:02

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por João Paulo Rocha »

Sugiro que faça um abaixo assinado, uma petição para alterar o procedimento da Certiel. Deve-se adoptar o procedimento das instalações de gás, telecomunicações ou segurança, isto é, liberalizar o sector das certificações das instalações.

Senão me engano a Certiel renovou no ano passado o protocolo c/ IEP, LIQ e ISQ.

João P. Rocha
JMSM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 jul 2009, 20:59

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por JMSM »

Ora boas tardes,

Bom tópico este, gostei de ler.
Certiel bicho papão, uma coisa é certa tirou muito sucateiro do mercado, mas em contrapartida tornou-se um elitista sem controlo algum, quem fiscaliza este senhores???
Eu não sou de certeza, mas queixas tenho, desde não conformidades inexistentes, que depois reclamando e confrontado o interlocutor com os artigos do RTIEBT, apenas dão uma resposta no mínimo bizarra " pois foi excesso de zelo do inspector, mas já que está tem de pagar e pedir nova inspecção ". Esta foi uma delas....
têm estes senhores uma linha telefónica para dúvidas técnicas, telefona-mos e ficamos com mais dúvidas (isto quando atendem), quanto a mim a última vez que tive a infelicidade de telefonar fiquei a saber de cor a 5ª sinfonia :( .
Para terminar, têm eles uma completa gama de livros editados, que deveriam de ajudar os técnicos, mas quando seguimos o livro, como ajuda claro está, poderemos ter algumas surpresas aquando a visita do inspector, que muito delicadamente diz que não é bem assim :(.

Meus caros pode ser que um dia venha-mos a ter gente qualificada e esta sim sem fins lucrativos, par o bem a área em que nos inserimos.

cumprimentos;

jmsm
fms
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 16 jan 2010, 00:31

Re: CERTIEL = Problemas

Mensagem por fms »

Apesar de alguns excessos na análise de projectos e em algumas certificações, a criação da Certiel marcou uma evolução enorme na qualidade das instalações eléctricas em Portugal.
Quem é mais novo não chegou a ter contacto com as "vistorias" da EDP, e aí sim, com as máfias e teias de interesses que giravam em torno da EDP, e em que os "padrinhos" faziam parte do quadros da mesma, e que graças a deus (quase) acabaram.
Sei que muitos gostariam que fosse como no ITED, em que já nem há certificações, mas isso seria entregar de vez o mercado aos irresponsáveis, aldrabões, e chicos espertos que por aí andam...
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”