Tomadas WC
-
- Curioso
- Registado: 05 fev 2009, 11:30
- Been thanked: 1 time
Tomadas WC
existe alguma maneira de por uma tomada perto dum lavatório? segundo a legislação da certiel
E ja agora alguem me sabe dizer onde e que posso aranjar alguma coisa sobre a legislaçao da certiel ou algum livro?
Obrigado
E ja agora alguem me sabe dizer onde e que posso aranjar alguma coisa sobre a legislaçao da certiel ou algum livro?
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Tomadas WC
regras de bom senso. Legalmente até podes colocá-la mesmo por baixo da torneira...
A localização das tomadas (e outros equipamentos electricos tais com o ventiladores e pontos de luz) apenas estão sujeitas, às distancias definidas e referentes sempre à banheira ou base de chuveiro.
A certiel não tem legislação. A certiel é um entidade que certifica as instalações. Ou seja, verifica se as instalaçoes estão de acordo com a legislação em vigor. Essa legislação está definida na portaria, que define as regras técnicas.
A localização das tomadas (e outros equipamentos electricos tais com o ventiladores e pontos de luz) apenas estão sujeitas, às distancias definidas e referentes sempre à banheira ou base de chuveiro.
A certiel não tem legislação. A certiel é um entidade que certifica as instalações. Ou seja, verifica se as instalaçoes estão de acordo com a legislação em vigor. Essa legislação está definida na portaria, que define as regras técnicas.
-
- Curioso
Onde posso aranjar essas regras tecnicas? xD
E já agora entao tas me a dizer que eu posso por uma tomada perto do lavatorio o que conta e que essa tomada esteja a pelo menos 1metro da banheia ou base de choveiro? xD
E já agora entao tas me a dizer que eu posso por uma tomada perto do lavatorio o que conta e que essa tomada esteja a pelo menos 1metro da banheia ou base de choveiro? xD
- nelmindo
- Team Apoio
não é um 1m, mas sim 0,6m , cuidado com os espelhos do WC, o ponto de ligação pode estar dentro da lei, mas as lampadas nos cantos podem diminuir essa distanciaConstantino Escreveu:Onde posso aranjar essas regras tecnicas? xD
ou por esta via que o colega apresentou ou pelo sitio do diário da républica electrónico, procuras pela Portaria n.º 949-A de 2006
-
- Curioso
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
boas, pois é.
aqui está um tema interessante.
A legislação no 740/74 não regulava as tomadas nos wc em relação aos lavatórios. só a bases de duche e banheiras.
Cumprimentos
A legislação no 740/74 não regulava as tomadas nos wc em relação aos lavatórios. só a bases de duche e banheiras.
Cumprimentos
-
- Curioso
nsilva Escreveu:boas, pois é.
Cumprimentos
Entao sendo assim o que manda sao as banheiras ou bases de chuveiro, certo..
E eu posso por tomadas na zona 3, isto é a 0.6m da baheira, tendo em conta que o lavatorio nao conta, podemos por enta tamada perto do lavatorio...
Com circuito independente desde Q.E. ou posso integrar essa tomada junto com outras, xD
- nelmindo
- Team Apoio
recomendaria colocar em circuito distinto. Além de mais se tiver mais casa de banho, recomendaria criar um circuito protegido por um diferencial de maior sensibilidade do queo instalado no quadro, protegendo assim os vários circuitos detinados às casas de banho.
exemplo:
int dif principal
.
.
int dif mais sensivel + circuitos (disjuntores) todos do piso
.
.
.
disjuntores:
tomadas dos wcs + iluminação dos wcs + banheira hidro + aquecimento via inf. verm. dos wc.
exemplo:
int dif principal
.
.
int dif mais sensivel + circuitos (disjuntores) todos do piso
.
.
.
disjuntores:
tomadas dos wcs + iluminação dos wcs + banheira hidro + aquecimento via inf. verm. dos wc.