Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Avatar do Utilizador
vgl
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 27 mar 2008, 21:56
Localização: Porto
Contacto:

Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por vgl »

Olá a todos,

É seguro utilizar um disjuntor diferencial trifásico para proteger um circuito monofásico?
Este disjuntor está logo após ao da EDP e está antes de diversos unipolares que protegem vários circuitos.
É uma situação temporária e a muito breve prazo porque é numa casa antiga que terá que forçosamente ser remodelada.
Como se liga o dito diferencial trifásico para uma segurança mínima.
Qual o risco??

Obrigado em avanço.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por Duzia12 »

Acho que não há problema nenhum, a nao ser que deveria ser interruptor diferencial
absorto
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 31 jan 2009, 17:28
Localização: Porto

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por absorto »

Não é o ideal, mas à partida acho que não há problema desde que a corrente nominal e a sensibilidade sejam adequadas ao circuito. Mas tenha atenção na montagem para ligar a fase no polo de teste do diferencial, normalmente é o que está ao lado do polo de neutro, mas verifique no esquema do diferencial e faça um teste (no botão de teste) depois de montado e em carga.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por nelmindo »

absorto Escreveu:Não é o ideal, mas à partida acho que não há problema desde que a corrente nominal e a sensibilidade sejam adequadas ao circuito. Mas tenha atenção na montagem para ligar a fase no polo de teste do diferencial, normalmente é o que está ao lado do polo de neutro, mas verifique no esquema do diferencial e faça um teste (no botão de teste) depois de montado e em carga.
exactamente. Ter atenção também ao neutro, que as pessoas lá por ter oito parafusos, não significa que se pode colocar em qualquer lado, pricipalmente o condutor neutro...

Na prática funcionam em qualquer lado, ficam sempre protegidos, mas em determinadas configurações, o botão de teste não funciona.
faraujo525
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por faraujo525 »

e mais tens de chantar os outros doid polos de entrada juntamente com o polo que vai receber tensão.
absorto
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 31 jan 2009, 17:28
Localização: Porto

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por absorto »

faraujo525 Escreveu:e mais tens de chantar os outros doid polos de entrada juntamente com o polo que vai receber tensão.
É necessário o shunt? Porquê?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por nelmindo »

absorto Escreveu:
faraujo525 Escreveu:e mais tens de chantar os outros doid polos de entrada juntamente com o polo que vai receber tensão.
É necessário o shunt? Porquê?
Ao certo não sei, mas deve ser para ter a certeza que acerta no ponto onde a bobine interna do autoteste (manual) vai "buscar" tensão.
absorto
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 31 jan 2009, 17:28
Localização: Porto

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por absorto »

nelmindo Escreveu:
absorto Escreveu:
faraujo525 Escreveu:e mais tens de chantar os outros doid polos de entrada juntamente com o polo que vai receber tensão.
É necessário o shunt? Porquê?
Ao certo não sei, mas deve ser para ter a certeza que acerta no ponto onde a bobine interna do autoteste (manual) vai "buscar" tensão.

Talvez seja por isso então... mas se ler o esquema do aparelho sabe qual é o "polo de teste", que normalmente é o mais próximo do polo do neutro.
armoso
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 01 jun 2009, 11:10
Localização: Povoa de Varzim

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por armoso »

no caso de o disjuntor ser tripolar, o "shunt" é aconselhavél, uma vez que no caso de mais tarde
colocar um normal, o tripolar não ficar com a resistencia de contacto mais dilatado que os outros 2 contactos.
Armando Brioso
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por justme »

Olá armoso,

Em principio está-se a falar de um disjuntor diferencial tetrapolar.
Não me parece que deva haver "peocupação" com o desgaste do contacto no polo utilizado, pois tal situação tambem se pode dar no seu uso habitual (onde estão ligadas as tres fases).
Por outro lado comprometer-se-ia a sua função como disjuntor.

Um abraço
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por mpinto »

justme Escreveu:Olá armoso,

Em principio está-se a falar de um disjuntor diferencial tetrapolar.
Não me parece que deva haver "peocupação" com o desgaste do contacto no polo utilizado, pois tal situação tambem se pode dar no seu uso habitual (onde estão ligadas as tres fases).
Por outro lado comprometer-se-ia a sua função como disjuntor.

Um abraço
Subscrevo.
Ao "shuntar" os contactos a corrente divide-se por eles ficando comprometida a funcionalidade do disjuntor. Sendo interruptor, que importa o efeito da corrente em um ou três contactos "shuntados" se a corrente no neutro será igual à soma da que passa nos restantes polos?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por Duzia12 »

Em priincipo estou a falar do Interruptor Diferencial do quadro geral de uma baitação, só um qaudro

A questõo do "shunt" nas 3 fases de entrada prende-se com o facto de nas saídas haver dereivações nas 3 fases como se os circuitos estivesem de forma equilibrada -circuitos monofásicos: Sendo assim não se mexe nas saídas e o quadro é sempre o mesmo.

Eu acho que até por vezes é a EDP que "shunta" os 3 condutores
marioteg
Curioso
Curioso
Mensagens: 30
Registado: 16 out 2008, 15:20
Localização: setubal

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por marioteg »

por uma questao de fiabilidade da instalação, um circuito monofasico deve estar protegido por um ID tbem mono. O ID tetra so deve ser utilizado quando tens uma alimentação trifasica.
Electricista
Projectista/Instalador ITED
mario gonçalves
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por migjac »

Alguem tem um esquema de um quadro alimentado a monófásico com um interruptor diferencial trifásico, tal como se falou em cima?
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Diferencial trifásico em circuito monofásico ???

Mensagem por windstorm »

se existe um disjuntor diferençial trifasico é possivel que o pente de barramento tambem assim esteja, logo precisas de shuntar a entrada onde estavam as trés fases ou ficaraas sem corrente em varios sitios.

um disjuntor diferençial é isso mesmo....analiza diferenças de potencial e a partir de uma determinada intensidade provoca o disparo.

já encontrei disjuntores diferençiais que disparavam mesmo com uma fuga pelo neutro á terra e ja encontrei outros que so o fazem se a a fuga for do positivo á terra.

no caso dos trifasicos a serem usados em monofasico, é na minha optica importante manter todos os polos em equilibrio porque de qualquer das formas com trifasico ou monofasico devem passar por ele o neutro na indiação N e 220v em cada um dos L1 L2 e L3.

Em monofásico passa o neutro na indicação N e a fase é ligada em L1 fazendo-se shunt entre L1 L2 e L3 .... na saida volta a fazer-se o shunt entre L1 L2 e L3.
assim mantem-se o diferençial em equilibrio.

não faz sentido dizer que apenas uma fase L1 é ligada ao sistema de disparo porque no caso de a fuga se dar noutra fase o diferencial não faria nada.....logo deve se manter em equilibrio todos os polos.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”