Poder de corte de disjuntores

TESIS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 09 jul 2009, 17:12

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por TESIS »

Estão aqui duas aplicações totalmente diferentes (residencial e industrial), ou mais correctamente redes alimentadas pela rede publica da EDP em BT ou via um Posto de Transformação.

Todas as redes publicas da EDP em BT (para o residencial), têm um componente no seu circuito que apenas um dos colegas referiu, que é o famoso fusivel. O fusivel tem uma caracteristica muito interessante, que se chama poder de limitação, que consiste basicamente em limitar a corrente de curto-circuito a jusante dele.
Como funciona? Simples, em caso de cc é tão rápido a fundir que a corrente nunca chega ao seu valor máximo presumido. Estas caracteristicas existem em tabelas e se fizerem a cascata dos pelo menos 3 fusiveis que existem até ao quadro da habitação (este caso é para vivendas (1º fusivel 400A no PT, 2º fusivel de 160A? no armário de passeio, 3º fusivel de 30 a 100A na portinhola) fácilmente chegamos á concluão que nem 2KA temos nas nossas habitações.
Aliás o disjuntor de entrada da EDP, (o grandalhão) tem 2KA...
Quanto aos cálculos da alimentação via Posto de transformação, caso de industrias, mas tambem centros comerciais, edificios de escritórios, etc, não é muito relevante a Potência de cc a montante (na rede de MT), isto porque se partirmos do pressuposto de rede a montante de pot. infinita, basta calcular como já foi referido pela In do secundário e da Ucc do trf, estaremos por execesso, mas em termos económicos apenas em transformadores muito grandes, acima de 1600KVA valerá o trabalho de obter os dados.


Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Electro 99 »

TESIS Escreveu:Estão aqui duas aplicações totalmente diferentes (residencial e industrial), ou mais correctamente redes alimentadas pela rede publica da EDP em BT ou via um Posto de Transformação.

Todas as redes publicas da EDP em BT (para o residencial), têm um componente no seu circuito que apenas um dos colegas referiu, que é o famoso fusivel. O fusivel tem uma caracteristica muito interessante, que se chama poder de limitação, que consiste basicamente em limitar a corrente de curto-circuito a jusante dele.
Como funciona? Simples, em caso de cc é tão rápido a fundir que a corrente nunca chega ao seu valor máximo presumido. Estas caracteristicas existem em tabelas e se fizerem a cascata dos pelo menos 3 fusiveis que existem até ao quadro da habitação (este caso é para vivendas (1º fusivel 400A no PT, 2º fusivel de 160A? no armário de passeio, 3º fusivel de 30 a 100A na portinhola) fácilmente chegamos á concluão que nem 2KA temos nas nossas habitações.
Aliás o disjuntor de entrada da EDP, (o grandalhão) tem 2KA...
Quanto aos cálculos da alimentação via Posto de transformação, caso de industrias, mas tambem centros comerciais, edificios de escritórios, etc, não é muito relevante a Potência de cc a montante (na rede de MT), isto porque se partirmos do pressuposto de rede a montante de pot. infinita, basta calcular como já foi referido pela In do secundário e da Ucc do trf, estaremos por execesso, mas em termos económicos apenas em transformadores muito grandes, acima de 1600KVA valerá o trabalho de obter os dados.
Então, segundo a tua opinião basta calcular como está neste exemplo que anexo?
Exemplo.pdf
(19.9 KiB) Transferido 387 vezes
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por R3S »

Olá,

Eu discordo de muita coisa que aqui foi dita. E como foi dito nos primeiros posts, as RTIEBT dizem explicitamente que as Icc tem de ser calculadas. Como as RTIEBT se aplicam (não só mas também) a locais residenciais, eu calculo estas correntes.

A minha dúvida era (e continua a ser) como obtinha a potência de curto-circuito, porque calcular correntes de curto-circuito, eu sei. Como tal, tenho utilizado Scc=200MVA que era o valor que o meu professor na altura utilizava.

Por exemplo, nos últimos cálculos que eu fiz, considerando este valor, os fusíveis do QC precisam de um poder de corte de 10kA. Como os fusíveis APC têm Pdc=100kA, estamos de grande!

Mas se for uma moradia, não há nada na instalação de utilização que garanta este poder de corte, logo tenho de fazer os cálculos para saber que disjuntor se utiliza.

Se alguém quiser uma folha Excel para calcular curto-circuitos, eu disponibilizo.

Cumprimentos,
mffan
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 12 out 2007, 02:07

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por mffan »

Boa Noite

Numa Moradia tens de colocar uma portinhola que tambem leva fusiveis de alto poder de corte tal como nos prédios.....Por essa razao e mais algumas, como já se encontra protegido a montante, utilizam-se disjuntores de 3Ka nas habitaçoes....

cumprimentos
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Electro 99 »

R3S Escreveu:Olá,

Eu discordo de muita coisa que aqui foi dita. E como foi dito nos primeiros posts, as RTIEBT dizem explicitamente que as Icc tem de ser calculadas. Como as RTIEBT se aplicam (não só mas também) a locais residenciais, eu calculo estas correntes.

A minha dúvida era (e continua a ser) como obtinha a potência de curto-circuito, porque calcular correntes de curto-circuito, eu sei. Como tal, tenho utilizado Scc=200MVA que era o valor que o meu professor na altura utilizava.

Por exemplo, nos últimos cálculos que eu fiz, considerando este valor, os fusíveis do QC precisam de um poder de corte de 10kA. Como os fusíveis APC têm Pdc=100kA, estamos de grande!

Mas se for uma moradia, não há nada na instalação de utilização que garanta este poder de corte, logo tenho de fazer os cálculos para saber que disjuntor se utiliza.

Se alguém quiser uma folha Excel para calcular curto-circuitos, eu disponibilizo.

Cumprimentos,
Se disponibilizasses, agradecia :)
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por R3S »

Então aqui vai.
Cálculo de curto-circuitos.xls
(57.5 KiB) Transferido 465 vezes
Dependendo dos teus conhecimentos, estes cálculos podem ser mais ou menos confusos, mas de qualquer das formas, apenas tens de alterar o comprimento e a secção dos cabos e o ficheiro calcula as correntes de curto-circuito trifásico simétrico e fase-neutro. Depois escolhes o poder de corte de acordo com a corrente mais alta destas duas.

Os cálculos são feitos só até ao quadro de entrada, mas se garantires disjuntores com este poder de corte a montante do quadro de entrada, obviamente que as correntes não serão superiores às deste (porque não tens geradores na tua instalação).

Atenção que para os cálculos foram assumidos valores típicos que podem não corresponder à realidade.

Qualquer dúvida ou comentário...

Cumps.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Nelson Pinho »

desculpem desenterrar isto...
Tenho um PT de 400kAA a 180 metros do q.g.e e dá-me um poder de corte de 10KA... é possível :?: :?:
não deveria dar mais alto :?: :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por joaoosvaldo »

Explique como fez o cálculo. Mas adianto que deve ser mais ou menos isso.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JMDR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 10 set 2017, 20:21
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por JMDR »

Bom dia,
Na verdade eu também estou a passar por esta dificuldade e não sei como calcular o poder de corte dos disjuntores. Corte geral etc.
Vi as mensagens dos colegas e reparo que ou há má vontade ou então ninguém sabe na verdade como calcular o poder de corte, porque pelo que me parece, ninguém respondeu à pergunta inicial.
Vou saber como se faz e darei noticias brevemente. Srs. Engenheiros.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Mário »

Boas José,
JMDR Escreveu: 04 nov 2022, 08:35 Bom dia,
Na verdade eu também estou a passar por esta dificuldade e não sei como calcular o poder de corte dos disjuntores. Corte geral etc.
Vi as mensagens dos colegas e reparo que ou há má vontade ou então ninguém sabe na verdade como calcular o poder de corte, porque pelo que me parece, ninguém respondeu à pergunta inicial.
Vou saber como se faz e darei noticias brevemente. Srs. Engenheiros.
O fórum serve para ajudar!
Se tens duvidas apresentas as duvidas, que alguém dá uma ajuda. Se queres que se faça o trabalho por ti, é mais difícil.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
JMDR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 10 set 2017, 20:21
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por JMDR »

Sr. "Eng.º" Mário, quando eu souber como calcular digo-lhe.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Mário »

Boas "José"
JMDR Escreveu: 07 nov 2022, 14:05 Sr. "Eng.º" Mário, quando eu souber como calcular digo-lhe.
Já agora o "Eng.º" quer dizer o quê?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”