Projectos Domótica

Responder
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Projectos Domótica

Mensagem por R3S »

Boa noite,

Sou novo aqui no fórum e já aprendi muito convosco :D
Parabéns, o fórum está muito bom!

Em relação a domótica, sou Eng. Electrotécnico da área de Energia e necessito de fazer um projecto deste tipo. Já vi muitas dicas aqui, mas a minha dúvida é um bocado mais básica:

Para fazer um projecto de domótica é necessário fazer um projecto a ser aprovado por aguma entidade (OE, ANACOM,...)? Ou o projecto é meramente indicativo e é incluído no projecto de electricidade?

Uma vez que existem diversas tecnologias/protocolos/empresas, o que aconselham que seja instalado?

Se alguém tivesse projectos deste tipo que pudesse facultar, seria ouro sobre azul :wink:

Obrigado a todos e continuem com o bom trabalho!


Jhac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 05 mai 2008, 09:22

Re: Projectos Domótica

Mensagem por Jhac »

Lamento a demora mas tenho andado bastante ocupado.

O projecto de elect tem de ser diferente devido a domotica escolhida e isso é importante.

A parte de comandos (interruptores) é meramente indicativa, mas muito importante devido à complexidade das soluções.

É uma vivenda?
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projectos Domótica

Mensagem por R3S »

O que eu pretendo projectar é uma vivenda, sim.

Dá-me ideia que em Portugal a Domótica está mesmo muito nos inícios, não é?

Eu consegui encontrar um projecto de uma vivenda e de um hotel com sistemas domóticos, num site espanhol. O problema é que estes projectos utilizam uma inteligência não muito inteligente. Ou seja, utilizam hard wire para cada dispositivo a instalar, enquanto um bus a percorrer a casa toda com o protocolo EIB/KNX parece-me uma solução bastante mais inteligente.

A questão é: e depois os instaladores sabem implementar esta solução e endereçar os dispopsitivos e tudo o mais?

Se alguém tiver interesse nestes projectos espanhóis posso disponibilizar aqui.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Projectos Domótica

Mensagem por bluespirit »

Ao nivel do projecto, não existe nada de diferente no que respeita ao que já é obrigatório no sistema tradicional.
Ao nivel da execução do projecto em si (desenhos, memória descritiva), já a coisa muda de figura, pois no que respeita às canalizações tudo depende do que se vai utilizar (sistema/protocolo) e aí (por ex) o circuito de tubagem é completamente diferento do tradicional.
Quando à domótica ainda estar pouco desenvolvida, tal não corresponde á realidade, para tal basta ir ao site da EIBA internacional e vês lá a quantidade de "gente" já certificada em KNX, cá em Portugal.
No que respeita a sistemas com maior implantação em Portugal acho que posso afirmar que o sistema (protocolo) KNX e X10 lideram destacados (por esta ordem). Aconselho vivamente o KNX pois é o protocolo que mais marcas abrange, tem maior desenvolvimento técnico recente, e que mais pessoas sabem programar (digamos que é o protocolo com maior desenvolvimento - passado e futuro)
Ser um instalador eléctrico a fazer toda a programação, não é possivel se não tiver formação especifica e estiver bastante habituado a tal. Por isso existem pessoas/empresas certificadas :) e que fazem especificamente esses trabalhos.
No entanto, existe formação que a HAGER (por ex) dá a instaladores, que lhes permite através de um configurador (peça que é vendida e permite programar) realizar obras de menor complexidade. Estamos a falar de KNX.
Seguramente que não faltará também quem dê apoio para a execução desse projecto (marcas ou representantes). Na minha empresa isso é feito de forma regular. A vantagem prende-se com o facto de acompanhamento da obra desde o seu nascimento (vantagem para quem vende o produto/serviço, quem projecta e utilizador final).
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Projectos Domótica

Mensagem por R3S »

Então e eu sendo projectista a tua empresa pode-me ajudar num projecto, sendo o primeiro que faço? :D

De onde é a empresa? Eu tinha interesse em fazer uma formação, ou pelo menos arranjar um material de formação direccionado para projecto. Se me pudesses ajudar agradecia bastante.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Projectos Domótica

Mensagem por bluespirit »

Envia-me por PM o contacto. Não me parece correcto estar a mencionar aqui contactos de caracter profissional (ainda sou expulso - será proibido? ainda não li as regras)
O responsável pelo desenvolvimento por essa área encontra-se actualmente de férias mas inicia a actividade normal amanhã. Tem neste momento alguns projectos em curso (programações) e não sei dizer a sua disponibilidade. No entanto o que posso garantir é que dará todo o apoio necessário.
Quanto formação, temos a decorrer um plano de formação especialmente dedicado a clientes onde um dos temas é a domótica (mas em que se aborda o que é a Domótica e não se ensina a programar-nem estamos habilitados a tal)
Para formação acreditada, aconselho a visitar o site da ATEC.
Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Projectos Domótica

Mensagem por miguel11 »

Boas...

Precisava de um controlador para iluminação com ligação Ethernet, e com possibilidade de acoplamento a dimmers e sensores de luz e presença. Se alguém puder indicar a marca e modelo seria de uma grande ajuda.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”