Inversor - funcionamento

Responder
nuno.magalhães
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 02 set 2008, 17:53

Inversor - funcionamento

Mensagem por nuno.magalhães »

Alguem me sabe explicar como funciona um inversor. Nunca percebi o funcionamento dele, eu sei que consigo comandar um circuito de mais de dois sitios diferente, mas olhando para o esquema de principio, não consigo ver como isso é possivel.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Inversor - funcionamento

Mensagem por Duzia12 »

Isso é elementar meu caro Watson
nuno.magalhães
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 02 set 2008, 17:53

Re: Inversor - funcionamento

Mensagem por nuno.magalhães »

eu sei que é elementar! Mas eu já me desenrasquei.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Inversor - funcionamento

Mensagem por justme »

Olá nuno.magalhães,

Numa comutação de escada (sem inversor) há 2 condutores (Na giria chamados de retornos) que permitem levar a fase para a lampada.
O neutro está sempre ligado á lampada.
Veja imagem seguinte:
ComutadorEscada.JPG
ComutadorEscada.JPG (11.85 KiB) Visto 1774 vezes
Um desses comutadores envia a fase por um desses 2 condutores. Dependendo da posição da tecla ora por um ora por outro.

O outro comutador leva a fase de um desses dois condutores para a lampada.
Quando a posição deste segundo comutador coincide com o condutor que está alimentado (com a fase) a lampada acende.

Portanto neste sistema quando os contactos dos dois comutadores coincidem com o mesmo condutor (retorno) a lampada acende
No caso contrario, isto é quando não há coincidencia a lampada apaga.


Quando introduzimos inversores nesse circuito (comutação com inversão), os mesmos são introduzidos intercalando esses condutores (retornos).
Veja imagem seguinte:
comutadorComInversores.JPG
comutadorComInversores.JPG (15.13 KiB) Visto 1774 vezes
Quando actuamos estes inversores tudo o que os mesmos fazem é trocar o precurso da fase ao longo desses 2 condutores. Tal como já acontecia quando havia apenas comutadores.
Experimente seguir o percurso da fase ao longo do circuito da figura para uma determinada posição dos comutadores/inversores, depois comute um deles e siga novamente o percurso da fase.
Faça isso para cada um dos comutadores inversores (um de cada vez), vai ver que cada vez que muda um comutador ou inversor a fase segue o percurso alternativo a partir do inversor (ou comutador) actuado.

Um abraço
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”