Motor(es) elétricos(s)

Responder
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Procura-se
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Motor(es) elétricos(s)

Mensagem por helioneves »

Bom dia a todos.
Como não me apareceu nenhum resultado sob a pesquisa "Cuidados a ter com um motor eléctrico", resolvi deixar aqui um cheirinho...
De entre vós haverá alguém seguramente que irá revirar os olhos, mas a boca, neste caso, os dedos servirão para corrigir...
O maior inimigo de um motor será o calor: afecta as características magnéticas, aumenta as resistências dos enrolamentos [ aumentando assim as perdas por efeito de Joule, piorando o rendimento do motor, diminuindo o binário, e também "envelhecendo" o isolamento dos enrolamentos ]; também degrada/seca mais depressa a massa consistente/óleo dos enrolamentos/chumaçeiras... como podem ver, tudo mau...
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Re: Motor(es) elétricos(s)

... esqueci-me de dizer uma coisa: quando se mete massa num rolamento, é tão mau meter massa a menos ( como será por demais evidente ), como meter massa a mais: muita massa vai "travar" o rolamento e com a rotação, vai sair projetada para fora, podendo ir parar a sítios onde provoque problemas ( a massa comum não é isolante )...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Mensagem por Mário »

Boas,

A"massa" lubrificante pastoso para rolamentos de motores elétricos não é condutora de electricidade.

Os lubrificantes com molibdenio são condutores da electricidade, por isso, não se utilizam nos motores elétricos.

Quanto à relubrificação tem que se respeitar as quantidades e os espaços de tempos. Não esquecer de utilizar sempre o mesmo tipo de lubrificante marca e tipo, não utilizar equivalências de lubrificantes.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Alguém me disse uma vez isto: "Os rolamentos são feitos na china, vêm de avião... quanto mais massa consistente levam, mais peso para pagar no transporte, e mais despesa para o fabricante..." :roll: .... e desde então, tenho espreitado sempre a quantidade de massa que um rolamento novo traz... é só um cheirinho... depois não admira que...... enfim... :roll:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Mensagem por nelmindo »

helioneves Escreveu: 03 fev 2026, 15:58 Alguém me disse uma vez isto: "Os rolamentos são feitos na china, vêm de avião... quanto mais massa consistente levam, mais peso para pagar no transporte, e mais despesa para o fabricante..." :roll: .... e desde então, tenho espreitado sempre a quantidade de massa que um rolamento novo traz... é só um cheirinho... depois não admira que...... enfim... :roll:
Não é só os rolamentos... A coca-cola também. O "melaço" ou "Merchandise 7X" vem dos EUA ou de outros locais altamente controlados, e depois adicionam água local, nas engarrafadoras autorizadas. Transportar água fica caro...
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

[ :levar_a_mão _à_testa: ]
quem estiver de fora a ler isto, está a pensar "olha que dois... parecem os velhos dos marretas..." :lol:

back_to_toppic: mas deve ser verdade isso que disse, pois estou farto de ouvir brasileiros dizerem que a coca cola lá sabe melhor que a de cá...
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

estive a fazer uma pesquisa rápida, e parece que o smiley que eu referi já existe e tem por código :facepalm: ... deixo aqui um apelo à gerência que alargue a lista de smileys disponíveis :prayer:
ou então que possibilite a referencia a smileys em site externo...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
helioneves Escreveu: 03 fev 2026, 15:58 Alguém me disse uma vez isto: "Os rolamentos são feitos na china, vêm de avião... quanto mais massa consistente levam, mais peso para pagar no transporte, e mais despesa para o fabricante..." :roll: .... e desde então, tenho espreitado sempre a quantidade de massa que um rolamento novo traz... é só um cheirinho... depois não admira que...... enfim... :roll:
Sabes qual é a media de vida do rolamento "blindado" ? os tais que já trazem lubrificante.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Mensagem por nelmindo »

helioneves Escreveu: 04 fev 2026, 05:40 [ :levar_a_mão _à_testa: ]
quem estiver de fora a ler isto, está a pensar "olha que dois... parecem os velhos dos marretas..." :lol:

back_to_toppic: mas deve ser verdade isso que disse, pois estou farto de ouvir brasileiros dizerem que a coca cola lá sabe melhor que a de cá...
Não me lembro de ser diferente. Também nunca coloquei lado a lado para testar.

Agora que há diferenças, há. Não faltam videos, a dizer que a fanta europeia não tem o corante, para dar o aspeto laranjado da EUA, bem diferente da amarelada da EU.

Por outro lado, há diferenças na componente adocicante. Nos EUA é habitual usar xarope de milho, enquanto que na europa utilizam o Xarope de glicose, vem do trigo, beterraba, ou Sacarose da cana do açucar, o que dá um sabor diferentes apontado pelos viajantes.

A industria do milho nos EUA é brutal e há quem diga que o lóbi que está por detrás, é o responsável pelos altos niveis de "açucar" nos alimentos da dieta americana...
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Em resposta ao Sr. Mário, não faço a mais pálida ideia... ( mas também, eu e os números, estamos de relações cortadas... )
Em resposta ao Sr. Nelmindo, tenho mais uma "curiosidade" para si: apesar dos ambientalistas cascarem forte e feio na industria papeleira portuguesa ( por causa dos eucaliptos... :roll: ), e de nos últimos tempos, por causa do "fanatismo anti-plástico", o sector do papel ter tido um [ ligeiro ] incremento, o sector do milho, ou melhor dizendo, a produção nacional de milho, que tem uma saída na aplicação do chamado "tissue", não beneficiou rigorosamente nada disso. A esmagadora maioria das necessidades de milho a nível nacional são supridas pela importação da américa do sul, enquanto por cá, pagam miseravelmente aos produtores... que belo país este, portugal... :roll:

{ espero que depois desta informação, não lembre a nenhum maluco pôr-se a comer papel higiénico ou lenços de papel só porque leva amido de milho na composição... :lol: }
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”