Boa noite a todos os prós,
aspirante a eletricista aqui. Estou a começar a instalar o aterramento numa moradia, mas estou com bastante dificuldade em enterrar os elétrodos.
Isto porque esta casa se encontra numa serra, e o terreno é bastante rochoso, e mesmo que não apanhe rocha, vai na volta há pequenas pedras no caminho do elétrodo. Um deles acabou por ficar com a ponta chata por tentar forçar um bocadinho com a marreta para ver se era mesmo pedra.
O que fariam? Continuar a procurar alguma zona e ver se tenho alguma sorte? (Sorte x3, já que tenho 3 elétrodos por fincar).
Utilizar alguma ferramenta para furar antes de fincar? Sei que em último caso teria de utilizar chapa de aterramento, mas quero esgotar todas as hipóteses.
Agradeço desde já as sugestões.
Dificuldade em fincar os elétrodos terra
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
Re: Dificuldade em fincar os elétrodos terra
A minha opinião vale o que vale, mas eu sugiro usar uma vareta de aço ( não mais grossa que a vareta do eléctrodo de terra em si ) para "abrir caminho"... se conseguires estacar essa vareta, em principio, depois de a sacares fora, basta enfiar o elétrodo no "furo" que a vareta de aço abriu antes. Assim, o risco de "entortar" o eléctrodo é menor...
Se tens dúvidas de como sacar a vareta "auxiliar" fora, solda-lhe uma "pega", por exemplo um pedaço de ferro em cruz, do lado em que vais bater a vareta...
Se tens dúvidas de como sacar a vareta "auxiliar" fora, solda-lhe uma "pega", por exemplo um pedaço de ferro em cruz, do lado em que vais bater a vareta...
-
Mr.Wick
- Faça a sua apresentação

- Registado: 20 jan 2026, 08:00
- Profissão: Pré ofecial electricista
Re: Dificuldade em fincar os elétrodos terra
Boa tarde a minha resposta já vem tarde, mas para de futuro pode valer a pena a minha opinião, mas podes tentar furar ou seja abrir caminho com a torna e uma broca comprida e grossa e tentares cravar o piké o mais fundo possível,e o excesso corta com a retificadora e o que sobrar é dê para cravar crava mais a frente ou atrás ou para qualquer dos lados e depois fazeres a interligação normal com o fio terra.
Já tenho feito assim com ordens de superiores no meu trabalho.
Tem um bom domingo e uma boa semana.
Já tenho feito assim com ordens de superiores no meu trabalho.
Tem um bom domingo e uma boa semana.
Mr.Wick