Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Responder
fmnamado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 set 2012, 12:14

Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Mensagem por fmnamado »

Olá a todos!
Estou a aventurar-me nas modernizações cá por casa. Tenho algum conhecimento básico de eletricidade, mas estou a tentar ir mais longe e conto com a vossa ajuda e experiência.

Estou perfeitamente à vontade com a utilização do multímetro, percebo noções de tensão, corrente, continuidade, etc. Não tenho é muita experiência em electricidade residencial, standards de ligação, etc.

Comecei esta aventura, sabendo muito pouco do que tinha instalado em casa. A nível eléctrico.
Tenho um PC a correr o Home Assistant, e um coordinator zigbee, tudo a funcionar lidanente para o controlo de tomadas inteligetens, etc. Da parte do zigbee não necessito de qualquer auxílio.
Queria agora passar a controlar a iluminação.
Pretendo manter os interruptores “normais” nas paredes, apenas adicionar o controlo remoto ou inteligente através de automação.
Dessa forma, pretendo evitar as lamapdas inteligentes zigbee, e instalar switches zigbee para comandar as cargas.

Após alguma pesquisa, comecei por comprar um Sonoff ZBMINI.
Quando vou a instalar, qual o meu espanto, tenho dois fios atrás dos interruptores mas nenhum deles é o neutro. Ora olhando para o esquema, percebo que precisava de fase e neutro disponíveis. Nada feito.
Percebi aqui então, que será habitual ter estas instalações: no interruptor fase e fio até à lâmpada (vou chamar como retorno da lâmpada, não sei se é o mais correcto mas já tenho lido esta nomenclatura), na lâmpada, este de retorno e o neutro, fechando o circuito.
Cheguei à brilhante conclusão que existem switches que funcionam sem neutro e que precisaria destes.
Por sorte, na minha garagem, o interruptor é uma caixa junto de um mini quadro, consegui puxar o neutro até ao interruptor e aproveitei este ZBMINI para comandar a garagem.

Comecei então à procura e vi que existe um ZBMINIL2, mas o valor mais baixo que encontrei foi 12.90€, o que me parece demasiado caro, pelo que deixei este projecto de lado.

Começaram agora a aparecer no Aliexpress switches bem mais baratos. Diziam que não precisavam de neutro, e mandei vir este https://es.aliexpress.com/item/1005007052424175.html por cerca de 6€, sem verificar com detalhe o esquema. Afinal, não requer neutro, pensei que tinha tudo acautelado.

Assim que chega, toca a colocar mãos à obra.
Chego à brilhante conclusão que quase todos os meus interruptores são de comutação de escada, mesmo aqueles que pareciam à partida de lustre ou simples.

Após perder uma tarde inteira com isto, de multímetro na mão, percebo que nos meus comutadores de escada, não tenho as condições reunidas para o circuito eléctrico que este switch exige. (esquema abaixo "double switch)
Se7c9cb6fce5e4004b5c4829d3bf9e71cZ.webp
Ou seja, estou a tentar instalar um interruptor Zigbee sem neutro, e o meu objetivo era fazê-lo sem alterar o esquema elétrico tradicional da casa.
O cenário é este:
• Tenho um circuito de escada com dois comutadores (um em cada ponta do corredor).
• Num dos comutadores tenho a fase no comum, e no outro comutador tenho o retorno da lâmpada no comum — ou seja, o esquema tradicional.
O meu problema:
Para instalar o switch Zigbee que comprei, preciso de ter fase e retorno no mesmo ponto, porque o dispositivo precisa desses dois fios para alimentar-se e controlar a lâmpada.
Eu não queria abdicar do funcionamento normal dos dois comutadores (ou pelo menos manter o controlo em ambos os lados, mesmo que seja com Zigbee).
Já vi quem diga que posso "usar os fios cruzados" para passar o retorno até à fase, mas isso faria com que perdesse o funcionamento normal do outro interruptor, o que não quero.
Alguém pode sugerir uma solução mantendo o funcionamento em ambos os pontos (com comutadores físicos ou com alguma alternativa Zigbee), sem mexer na fiação da casa?

• Entretanto, vejo que o esquema eléctrico do ZBMINIL2 é ligeiramente diferente, seria solução? (esquema da imagem abaixo, o mais à direita)
2.jpg
2.jpg (28.55 KiB) Visto 176 vezes
• Seria o esquema do ZBMINIL2 aplicável a este que comprei?
• Este que comprei ao menos poderei usar num circuito de lustre pelo que percebo…

Obrigado desde já a quem responder! 🙏
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”