Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Responder
fmnamado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 set 2012, 12:14

Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Mensagem por fmnamado »

Olá a todos!
Estou a aventurar-me nas modernizações cá por casa. Tenho algum conhecimento básico de eletricidade, mas estou a tentar ir mais longe e conto com a vossa ajuda e experiência.

Estou perfeitamente à vontade com a utilização do multímetro, percebo noções de tensão, corrente, continuidade, etc. Não tenho é muita experiência em electricidade residencial, standards de ligação, etc.

Comecei esta aventura, sabendo muito pouco do que tinha instalado em casa. A nível eléctrico.
Tenho um PC a correr o Home Assistant, e um coordinator zigbee, tudo a funcionar lidanente para o controlo de tomadas inteligetens, etc. Da parte do zigbee não necessito de qualquer auxílio.
Queria agora passar a controlar a iluminação.
Pretendo manter os interruptores “normais” nas paredes, apenas adicionar o controlo remoto ou inteligente através de automação.
Dessa forma, pretendo evitar as lamapdas inteligentes zigbee, e instalar switches zigbee para comandar as cargas.

Após alguma pesquisa, comecei por comprar um Sonoff ZBMINI.
Quando vou a instalar, qual o meu espanto, tenho dois fios atrás dos interruptores mas nenhum deles é o neutro. Ora olhando para o esquema, percebo que precisava de fase e neutro disponíveis. Nada feito.
Percebi aqui então, que será habitual ter estas instalações: no interruptor fase e fio até à lâmpada (vou chamar como retorno da lâmpada, não sei se é o mais correcto mas já tenho lido esta nomenclatura), na lâmpada, este de retorno e o neutro, fechando o circuito.
Cheguei à brilhante conclusão que existem switches que funcionam sem neutro e que precisaria destes.