Alteração de Coluna Montante

Responder
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Alteração de Coluna Montante

Mensagem por alfaxander »

Bom dia.

Caros surgiu-me uma situação diferente do que tenho feito, e pedia o vossa apoio para a sua resolução.
Temos em mãos um prédio antigo em com 4 andares e 56 frações, que no seu inicio foi atribuído a cada fração 3,45Kva.
Ao longo dos anos alguns condóminos foram aumentado a sua potência para os 6,9Kva, sendo que neste momento apenas 7 frações não têm os 6,9Kva, ao que se apurou porque foi atingido o limite da coluna.
Para possibilitar que estas frações possam também ter acesso a aumento de potência terá que ser revista/substituída a coluna.

A pergunta é, esta situação carece de projeto elétrico, ou basta FE?
E este projeto elétrico, a ser necessário, é apenas para a coluna montante, certo?

Possivelmente é um tema mais que comum para os demais, mas como nunca tive uma situação destas estou com muitas dúvidas.

Muito Obrigado pela vossa atenção e ajuda.


:E Até Já :V
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Alteração de Coluna Montante

Mensagem por amoreira »

Boas,

Sim terá de haver projeto de Instalações Elétricas das zonas comuns só FE não dá.

Esse mesmo projeto servirá à posteriori para certificação das instalações.

Pode ser uma coisa simples ou pode ser uma dor de cabeça vai depender muito do edifício em si, da instalação existente e mais importante quem vai pagar essa obra, se o condominio no seu todo ou apenas os 7 inquilinos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”