Quebras e Picos

Responder
F15
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 fev 2024, 12:31
Profissão: Estudante
Localização: Leiria

Quebras e Picos

Mensagem por F15 »

Bom dia a todos.
Tenho um serviço de energia 20,7KvA que alimenta a minha casa, um pequeno anexo (e uma bomba trifásica de um furo de água apenas durante o verão).
Em dezembro havia aparelhos que não estavam a funcionar devidamente, fui medir a corrente e nem 200v tinha.
Fiz queixa á EDP, no qual eles foram ao Posto de Transformação que me abastece e "subiram o ponto". Essa subida fez a energia ir para 252v durante o dia, mas chega-se á noite e tem várias quebras para 210/215v e nota-se principalmente a iluminação da casa a oscilar.
Sou abastecido por linhas de alumínio com cerca de 40 anos que a EDP diz que não tem €€ para trocar.

Em relação aos 252v, acham que é diferença de potencial a mais que possa fazer queimar algum dispositivo ou está dentro do "normal"?

Sinto que o problema das linhas da EDP é não passar lá os 30A em cada uma das fases, porque eu não tenho nem 20A de consumo em casa que justifique a caída da diferença de potencial (V).

Obrigado,
Agradeço todas as ajudas que me possam dar,
Cumprimentos.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quebras e Picos

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Conforme a Norma CEI 38 2003+ as tensões devem ser de 230V com o desvio aceitável nos limites de -10% ou +6% (Entre 207V e 243,8V para BT).
Valores fora do desvio não são aceitáveis.


Cumps!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Quebras e Picos

Mensagem por amoreira »

Boas,

Aconselho a ir registando todos esses dados que refere no email e troca de comunicações com a E-Redes porque certamente alguns equipamentos poderão avariar e para poder imputar responsabilidades á E-Redes terá de fazer prova de que a causa dos danos foram provocados do lado do distribuidor.

Faça uma exposição.

Em caso de avaria de equipamentos :

https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... -REDES.pdf
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
F15
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 fev 2024, 12:31
Profissão: Estudante
Localização: Leiria

Re: Quebras e Picos

Mensagem por F15 »

amoreira Escreveu: 01 fev 2024, 17:28 Boas,

Aconselho a ir registando todos esses dados que refere no email e troca de comunicações com a E-Redes porque certamente alguns equipamentos poderão avariar e para poder imputar responsabilidades á E-Redes terá de fazer prova de que a causa dos danos foram provocados do lado do distribuidor.

Faça uma exposição.

Em caso de avaria de equipamentos :

https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... -REDES.pdf
Boas,
Eu tenho medido com um multimetro do LIDL, não o uso a nivel profissinal, mas nunca me falhou em nada e deu me sempre valores iguais a outro multimetro profissonal.
Aceitará a E-REDES medições feitas com aquele multimetro?
Obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Quebras e Picos

Mensagem por amoreira »

Chama um piket da E-Redes ele que verifique "in loco" o que dizes depois exige que faça um relatório das anomalias encontradas e deixe uma cópia contigo.

Assim tens meio caminho andado para resolver eventuais problemas, também acredito que após o piket da E-Redes ir ai que a E-Redes procure corrigir o problema.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Quebras e Picos

Mensagem por mromeiro »

Deve assegurar-se que não tem o problema também dentro de casa, com um mau contacto, principalmente no neutro, que pode fazer ter valores de tensão muito altos numa fase, ficando naturalmente baixos nesse momento noutra.
Assim deve medir o mais junto possível do quadro de saída, ou com tudo desligado.

Dependendo do modelo de contador que tenha, pode usar o próprio contador para efetuar essas medições.

Segue o link de outro topico, onde é mostrado com fazer para um modelo de contador (pode noutro modelo variar, ou até nem ter as opções disponíveis).
Neste caso é um contador monofásico, por isso, o seu é de certeza diferente, mas poderá ser que até também tenha essa opção de medir a tensão em cada uma das fases.

https://eletricidade.net/viewtopic.php?p=142593#p142593
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quebras e Picos

Mensagem por ohmico »

Boas,

Trata-se de uma instalação trifásica e que tem valores baixos de tensão, mas não especifica se os valores são iguais nas três fases.

Ohmico
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”