Interruptor e sensor de movimento simultâneos

Responder
Zed Leppelin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 dez 2023, 19:17
Profissão: Consultor Financeiro
Localização: Lisboa

Interruptor e sensor de movimento simultâneos

Mensagem por Zed Leppelin »

Boa tarde a todos,


Acedo a casa através de uma rampa que tem "n" focos de luz IP65. Estou um pouco cansado de estar às apalpadelas para abrir a porta principalmente no inverno e estava a ponderar substituir um dos focos por um sensor de movimento do mesmo formato dos focos que lá estão (diâmetro idêntico e encastrável). Tipo isto:

Imagem

Já vi que os aparelhos existem, a minha questão é que quero manter o interruptor que existe (por dentro de casa) para acender as luzes da rampa e ao mesmo tempo ter este sensor a trabalhar quando me aproximar da porta (terei de trabalhar a sua sensibilidade, claro) do lado de fora.

Como faço as ligações? Alguém me consegue ajudar? O meu eletricista diz que tenho de abdicar de um deles (interruptor vs sensor) e eu não quero isso, não gostei da resposta.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Interruptor e sensor de movimento simultâneos

Mensagem por pedro caetano »

boas. o que pode fazer era colocar a acender com o sensor o foco que estivesse mais perto da porta, mas teria de alimenta-lo em separado e os outros com o interruptor. tambem pode acender todos com o interruptor e o sensor. bastando ligar o fio do interruptor á saida do sensor, mas não pode se esquecer de apagar o interruptor. convem pedir ajuda pois é trabalho que merece conhecimento cump
Zed Leppelin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 dez 2023, 19:17
Profissão: Consultor Financeiro
Localização: Lisboa

Re: Interruptor e sensor de movimento simultâneos

Mensagem por Zed Leppelin »

pedro caetano Escreveu: 25 jan 2024, 23:41 boas. o que pode fazer era colocar a acender com o sensor o foco que estivesse mais perto da porta, mas teria de alimenta-lo em separado e os outros com o interruptor. tambem pode acender todos com o interruptor e o sensor. bastando ligar o fio do interruptor á saida do sensor, mas não pode se esquecer de apagar o interruptor. convem pedir ajuda pois é trabalho que merece conhecimento cump
Muito obrigado! Tenho de convencer o meu eletricista.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”