diferencial dispara

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. há alguem que já tenha passado por esta avaria, que passo a descrever: o quadro tem 20 dijuntores e um diferencial de 40a e 30ma e pelo que sei já tem 20 anos de feito e nunca teve nada, agora tem por vezes que dispara, mas o que mais me intriga, é ele disparar quando desligo a corrente no corte geral antes dele, e a seguir para o ligar tenho de primeiro ligar o corte geral e ai ele liga, porque se o ligar primeiro ele dispara logo quando ligo o geral. algiuma ideia obrigado


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

Boas,

o corte geral é tetrapolar?

Será melhor começar por medir esses isolamentos.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. náo é monofasico de 30A. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por ohmico »

pedro caetano Escreveu: 16 nov 2023, 13:27 boas. náo é monofasico de 30A. cump
Boas,

o quadro tem interrptor geral dif 30mA e a seguir 20 disjuntores, até é estranho que só agora esteja a dar problemas porque com tantos circuitos é natural que só as correntes de fuga bastem para dar chatice.

Não percebo como teimam em, para poupar, fazerem esta habilidade.

Ohmico
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por Gil82 »

ohmico Escreveu: 16 nov 2023, 16:03
pedro caetano Escreveu: 16 nov 2023, 13:27 boas. náo é monofasico de 30A. cump
Boas,

o quadro tem interrptor geral dif 30mA e a seguir 20 disjuntores, até é estranho que só agora esteja a dar problemas porque com tantos circuitos é natural que só as correntes de fuga bastem para dar chatice.

Não percebo como teimam em, para poupar, fazerem esta habilidade.

Ohmico
Boas!

Fica mais barato e não é preciso um quadro "grande"! :D
Quadrista
Curioso
Curioso
Mensagens: 87
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Localização: Baguim do Monte
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por Quadrista »

Boas
Que tipo de equipamento é o corte geral ??

Cpts
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. é um corte 2x40A. como nota ainda digo que se desligar os dijuntores todos, já nao dispara, e se ligar um por um ficam todos ligados e não dispara, só dispara se desligar o corte geral 2x40 que esta antes dele. acho estranho cump
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por Josecalado »

A deteção deste tipo de avarias a maior parte das vezes baralha as deteções, no entanto à métodos de deteção que evidenciam o problema que em conjunto com os outros fazem com haja deteção do defeito, neste caso há que efetuar medidas dos valores resistivos (de defeito) em relação à terra, identificar esses circuitos e reparar os defeitos, e enquanto não alteram a concepção do quadro elétrico, ou ficam desligados ou ficam sem energia.
Quadrista
Curioso
Curioso
Mensagens: 87
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Localização: Baguim do Monte
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por Quadrista »

Boas

É possivel uma foto do quadro ??

Cpts
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por mromeiro »

pedro caetano Escreveu: 16 nov 2023, 12:34 boas. há alguem que já tenha passado por esta avaria, que passo a descrever: o quadro tem 20 dijuntores e um diferencial de 40a e 30ma e pelo que sei já tem 20 anos de feito e nunca teve nada, agora tem por vezes que dispara, mas o que mais me intriga, é ele disparar quando desligo a corrente no corte geral antes dele, e a seguir para o ligar tenho de primeiro ligar o corte geral e ai ele liga, porque se o ligar primeiro ele dispara logo quando ligo o geral. algiuma ideia obrigado
Uma vez que dispara sempre (ou quase sempre) ao ligar o geral, já experimentaram a colocar um novo, uma vez que o problema até pode ser o diferencial?

Para testar, se tem um disponível, até poderá fazer o teste com um ainda mais sensível (10mA)
Se passar neste teste com um diferencial mais sensível, fica provado que a instalação está bem, e o problema é no diferencial.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas.foto neste momento não tenho possibilidade, o que posso dizer é que ele tá ligado da seguinte maneira: tem o corte geral 2 x40 onde liga por cima a entrada, e sai por baixo e vai ligar no barramento de escada mono, dai sai uma alimentação para o diferencial de 30ma, sai outra para o quadro da piscina com um dijuntor bipolar de 20a, e sai outra alimentação para outro quadro parcial no 1 piso com outro bipolar de 20a. o diferencial tem como ja disse 20 circuitos, e dispara quando desligo o geral e para ligar tenho de primeiro ligar o geral. cump
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por jodsbrum »

´Já experimentou a desligar tudo e depois ligar primeiro o diferencial e logo de seguida o geral (mas continuando com os restantes disjuntores desligados)?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas.sei que desliguei tudo e voltei a ligar o dif e o geral e comecei a ligar um por um e nunca disparou, mas assim que desligo o geral ou o dcp ele volta a disparar obrigado cump
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por jodsbrum »

Só vejo duas opções, ou o diferencial não está bem ou então é o problema de teres muitos circuitos no mesmo diferencial e quando ligas o geral o somatório de pequenas fugas nesses circuitos (que são mais acentuadas no arranque) originam o disparo, coisa que não acontece quando ligas os circuitos um a um.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: diferencial dispara

Mensagem por Josecalado »

pedro caetano Escreveu: 18 nov 2023, 12:02 boas.foto neste momento não tenho possibilidade, o que posso dizer é que ele tá ligado da seguinte maneira: tem o corte geral 2 x40 onde liga por cima a entrada, e sai por baixo e vai ligar no barramento de escada mono, dai sai uma alimentação para o diferencial de 30ma, sai outra para o quadro da piscina com um dijuntor bipolar de 20a, e sai outra alimentação para outro quadro parcial no 1 piso com outro bipolar de 20a. o diferencial tem como ja disse 20 circuitos, e dispara quando desligo o geral e para ligar tenho de primeiro ligar o geral. cump
Caro Pedro Caetano,
Na minha opinião a possibilidade de ser avaria no diferencial pode ser; mas é raro isso acontecer, no entanto aconselhava-o a verificar se não existe qualquer continuidade entre o neutro de saída do diferencial e o neutro de outros circuitos que não são controlados por esse diferencial, (Medida a efetuar com o diferencial desligado) porque de acordo com as suas indicações, é uma forte possibilidade haver mistura de neutros, depois se tiver possibilidade efetue medida de tensão entre N e Terra, veja se é 0 V, ou se tem alguma tensão.
Responder

Voltar para “Dúvidas”