Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Responder
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

Boa tarde,

Após ler e ver uma série de artigos, videos e até aqui mesmo no forum fiquei com algums dúvidas e não tendo encontrado respostas para todas as dúvidas, peço-vos feedback. Tenham em mente que o meu conhecimento em elétricidade passou de leigo nível essential, para leigo nível 2, mantendo-me leigo :lol: . O que identificar no texto entre parêntisis com um número é referente à legenda da imagem. Ex. (2)

Contexto: mandar instalar tomada reforçada (ex. Legrand Green-Up) ou tomada CEE (visto que o meu carregador portátil tem ficha industrial de 3 pinos) assim como a ligação elétrica.

Factos:
- Será para instalar num lugar de garagem do prédio onde vivo (não tenho box)
- Prédio construído antes de 2010 sem pré-instalação
- Monofásico
- Quadro da garagem (2) é independente dos quadros das residências portanto a ligação será feita, após validação com o condomínio, a partir deste quadro
- O medidor da orno (5), quem o conhece, vai ver que as ligações estão opostas, mas vamos supor que está de pernas para o ar

Notas adicionais:
- O cabo verde representado desde o quadro da garagem (2) até ao quadro parcial (7) será um cabo 2P+T de 4mm ligado à diretamente à alimentação do quadro da garagem
- Na representação não coloquei grande detalhe de Terra nos contadores à direita porque penso que para a situação é irrelevante, mas os quadros têm terra e se tiver como nas residências, então está a funcionar como esperado.

Fica um croqui que fiz para contextualizar as questões abaixo.
Circuito Eletrico_FINAL.png
Perguntas: :?:

1- Os componentes do quadro parcial (7) como estão fazem sentido? Corta-Corrente -> DPS -> Medidor de Corrente -> Diferencial?
2- Tenho visto montagens de corta-correntes/diferenciais de intensidades superiores (ex. 40A) quando a tomada é no máximo 16A. Isto faz algum sentido? Qual?
3- Faz sentido ter o corta corrente no quadro da garagem (2) ou estar no quadro parcial (7) (como está na imagem) ou é indiferente?
4- Para carregamento de carros elétricos recomendam diferenciais de pelo menos classe A, porém já vi muito sitio com os F-SI. O que faz sentido? Só porque os preços não são bem os mesmos.
5- DPS faz sentido ter?


Após ter andado a averiguar preços dos componentes, há diferenças brutais sobre o mesmo componente, por essa razão, estou a pensar em, eventualmente, pedir orçamentos sem o equipamento, pedindo, porém, ao eletricista para cruzar o que estava a pensar versus o que ele precisa. Não é por mal, mas considerando que não quero marcas brancas para este tipo de ligação nem tão pouco estar a meter componentes mais caros que não fazem sentido para a ligação em si, pagando, no final, mais quando poderia ter poupado uns trocos a comprar coisas, vá, decentes.
Como tudo na vida, depende sempre do profissional que apanhe.
Pergunta: Acham que eletricistas poderão levar a mal este pedido? (Eu sei que possivelmente vão-me dizer: é você que está a pagar, você é que decide, mas queria a vossa opinião).

No final, todo este post e dúvidas recaiem nesta última admissão: eu quero saber o que é que é realmente preciso.

Peço desculpa por este longo post, mas prefiri detalhar a mais que a menos. Espero que tenha colocado a informação toda requisitada.
Desde já obrigado pelo vosso tempo e feedback. ;)


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Eu contactava um profissional e dizia que queria equipamentos da marca A ou B.
No contexto, o interruptor diferencial será o primeiro a jusante da proteção do Quadro Comum da Garagem, onde o valor nominal deverá ser 40A (presumindo que o disjuntor no QGG é de 20A ou 25A para cabo de 4mm2).


Cumps!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por ohmico »

Boas,

Disse:
- O cabo verde representado desde o quadro da garagem (2) até ao quadro parcial (7) será um cabo 2P+T de 4mm ligado à diretamente à alimentação do quadro da garagem

Não deve ser assim pois tem de instalar, no quadro da garagem, um disjuntor destinado à protecção do cabo do novo circuito que vai nascer.

No quadro 7 o diferencial tem de ser alimentado (F+N) do mesmo lado, de preferência como indicação no próprio.

Disse:
Pergunta: Acham que eletricistas poderão levar a mal este pedido? (Eu sei que possivelmente vão-me dizer: é você que está a pagar, você é que decide, mas queria a vossa opinião).

Pode fazer como entender, com a certeza de que, se não for o electricista a fornecer o material, ele vai refletir no preço a margem correspondente ao valor do material que lhe vai instalar. (quando vai ao restaurante também não leva o bife.)

Ohmico
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

Obrigado pelo vosso feedback.
(quando vai ao restaurante também não leva o bife
:lol: Sim, porém em serviços de empreiteiro se quiser meter chão, também não é o empreiteiro que me vai escolher o chão, claro, massa e afins, há-de ser ele, mas vou considerar a dica :)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por ohmico »

Boas,

Não vê na minha intervenção qualquer referência à possibilidade de escolha do material a ser instalado mas sim ao fornecimento.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

Sim eu entendi :) obrigado.
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por maxxis »

Só uma dúvida,
Que software usou para o desenho? Fica bastante intuitivo




Estevakis Escreveu: 19 set 2023, 17:58 Boa tarde,

Após ler e ver uma série de artigos, videos e até aqui mesmo no forum fiquei com algums dúvidas e não tendo encontrado respostas para todas as dúvidas, peço-vos feedback. Tenham em mente que o meu conhecimento em elétricidade passou de leigo nível essential, para leigo nível 2, mantendo-me leigo :lol: . O que identificar no texto entre parêntisis com um número é referente à legenda da imagem. Ex. (2)

Contexto: mandar instalar tomada reforçada (ex. Legrand Green-Up) ou tomada CEE (visto que o meu carregador portátil tem ficha industrial de 3 pinos) assim como a ligação elétrica.

Factos:
- Será para instalar num lugar de garagem do prédio onde vivo (não tenho box)
- Prédio construído antes de 2010 sem pré-instalação
- Monofásico
- Quadro da garagem (2) é independente dos quadros das residências portanto a ligação será feita, após validação com o condomínio, a partir deste quadro
- O medidor da orno (5), quem o conhece, vai ver que as ligações estão opostas, mas vamos supor que está de pernas para o ar

Notas adicionais:
- O cabo verde representado desde o quadro da garagem (2) até ao quadro parcial (7) será um cabo 2P+T de 4mm ligado à diretamente à alimentação do quadro da garagem
- Na representação não coloquei grande detalhe de Terra nos contadores à direita porque penso que para a situação é irrelevante, mas os quadros têm terra e se tiver como nas residências, então está a funcionar como esperado.

Fica um croqui que fiz para contextualizar as questões abaixo.
Circuito Eletrico_FINAL.png

Perguntas: :?:

1- Os componentes do quadro parcial (7) como estão fazem sentido? Corta-Corrente -> DPS -> Medidor de Corrente -> Diferencial?
2- Tenho visto montagens de corta-correntes/diferenciais de intensidades superiores (ex. 40A) quando a tomada é no máximo 16A. Isto faz algum sentido? Qual?
3- Faz sentido ter o corta corrente no quadro da garagem (2) ou estar no quadro parcial (7) (como está na imagem) ou é indiferente?
4- Para carregamento de carros elétricos recomendam diferenciais de pelo menos classe A, porém já vi muito sitio com os F-SI. O que faz sentido? Só porque os preços não são bem os mesmos.
5- DPS faz sentido ter?


Após ter andado a averiguar preços dos componentes, há diferenças brutais sobre o mesmo componente, por essa razão, estou a pensar em, eventualmente, pedir orçamentos sem o equipamento, pedindo, porém, ao eletricista para cruzar o que estava a pensar versus o que ele precisa. Não é por mal, mas considerando que não quero marcas brancas para este tipo de ligação nem tão pouco estar a meter componentes mais caros que não fazem sentido para a ligação em si, pagando, no final, mais quando poderia ter poupado uns trocos a comprar coisas, vá, decentes.
Como tudo na vida, depende sempre do profissional que apanhe.
Pergunta: Acham que eletricistas poderão levar a mal este pedido? (Eu sei que possivelmente vão-me dizer: é você que está a pagar, você é que decide, mas queria a vossa opinião).

No final, todo este post e dúvidas recaiem nesta última admissão: eu quero saber o que é que é realmente preciso.

Peço desculpa por este longo post, mas prefiri detalhar a mais que a menos. Espero que tenha colocado a informação toda requisitada.
Desde já obrigado pelo vosso tempo e feedback. ;)
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

maxxis Escreveu: 23 set 2023, 21:20 Só uma dúvida,
Que software usou para o desenho? Fica bastante intuitivo
“Paint .net”. Uso há anos e anos no trabalho para mudar imagens e tudo. É free.
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

Estevakis Escreveu: 23 set 2023, 22:15
maxxis Escreveu: 23 set 2023, 21:20 Só uma dúvida,
Que software usou para o desenho? Fica bastante intuitivo
“Paint .net”. Uso há anos e anos no trabalho para mudar imagens e tudo. É free.

Já agora, eu andei a montar com as imagens. Para fazer ligações e tudo eu recomendo o Microsoft Visio ou similar
agazevedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 mar 2023, 14:28
Profissão: Gestor
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por agazevedo »

Sobre a necessidade do DPS tenho dúvidas pois trata-se de um quadro parcial junto ao QSG.
Em alguns países europeus a prática é instalar diferencial superior ao A, p.ex. F de A.I. (HI). Mas, o Guia refere "A ou superior", para monofásico. Tratando-se de uma tomada e não de uma wallbox o A será suficiente, e mais barato. A corrente nominal do
do diferencial tem que ser superior a 16A 8 o mais comum é 40A )
Dado a corrente de serviço ser de 16A, seria mais barato usar disjuntor diferencial, ou seja, na mesma caixa ambos os dispositivos, o
AGA
Avatar do Utilizador
Estevakis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 19 set 2023, 10:56
Profissão: Informático
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por Estevakis »

agazevedo Escreveu: 14 out 2023, 19:58 Sobre a necessidade do DPS tenho dúvidas pois trata-se de um quadro parcial junto ao QSG.
Em alguns países europeus a prática é instalar diferencial superior ao A, p.ex. F de A.I. (HI). Mas, o Guia refere "A ou superior", para monofásico. Tratando-se de uma tomada e não de uma wallbox o A será suficiente, e mais barato. A corrente nominal do
do diferencial tem que ser superior a 16A 8 o mais comum é 40A )
Dado a corrente de serviço ser de 16A, seria mais barato usar disjuntor diferencial, ou seja, na mesma caixa ambos os dispositivos, o
Obrigado, sim cheguei às mesmas conclusões. Agora aguardo mesmo é resposta do condomínio.
Avatar do Utilizador
smithcd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 mar 2024, 16:31
Profissão: Técnico Superior em Eletrónica e Automação
Localização: Lisboa

Re: Instalação de tomada 16A num circuito monofásico para carregamento EV - Dúvidas

Mensagem por smithcd »

Estevakis Escreveu: 23 set 2023, 22:15
maxxis Escreveu: 23 set 2023, 21:20 Só uma dúvida,
Que software usou para o desenho? Fica bastante intuitivo
“Paint .net”. Uso há anos e anos no trabalho para mudar imagens e tudo. É free.
Tal e qual!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”