Comutadores simples e duplos - como ligar?

BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Bom dia,
Adquiri recentemente uma nova casa, pelo que não conheço o circuito elétrico aqui instalado. Comecei a substituir tomadas e interruptores que se encontravam queimados ou danificados e até encontrei por exemplo interruptores que depois não tinham sequer fios ligados ao mesmo.

Posto isto deparo-me com problemas a ligar correctamente os fios para conseguir ter os interruptores comutadores a funcionar corretamente.

No caso em concreto é a ligação correcta entre um comutador duplo e um comutador simples, em que aparentemente está tudo bem, mas basta um dos interruptores estar numa posição para não dar a comutação. Tem sido muito de tentativa e erro até dar, mas com os comutadores não está a ser fácil. Só consigo resolver entre comutadores simples.

Tenho comutadores da legrand conforme as fotos. Se puderem ajudar agradeço. Obrigado.
Anexos
IMG_20230913_101038.jpg
IMG_20230913_101051.jpg


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. na primeira foto é um interruptor e não um escada pelo menos pelo simbolo. na segunda foto é um comutador de lustre, logo não dá para o que pretende. portanto precisa de um comutador de escada e um escada duplo, penso que os castanhos são os que fazem a comutação do lado do escada duplo deve ser um preto é a fase e o outro é a outra lampada, mas não sei se é isto. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Obrigado desde já pela resposta. Eu adquiri os interruptores como sendo comutadores (simples e duplos), se na sua opinião não é para o que pretendo (ligar e desligar sem problema em qualquer um dos interruptores) qual é a opção que devo optar? Estes sendo de comutação não deveriam dar?
Supostamente os comutadores simples e duplos da marca legrand têm aquele pormenor a vermelho. Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas pelas imagens tanto um como outro não me parece que sejam o primeiro é um interrupor liga o preto onde esta vermelho e sai apenas 1 fio na parte de cima enquanto que o escada liga o preto no vermelho e sai 1 castanho por cima e sai outro castanho por cima mas noutro furo não no mesmo. o outro comutador é um lustre não faz comutação tem de ser comutador de escada duplo, em que uma tecla acende em escada com o outro e a outra tecla acende outra lampada em separado ou em comutação com outro comutador. informe-se se é assim cump
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas envio um esquema de interruptores e comutadores cump
Anexos
Esquema-Eletrico-5b3f525bd6b47 (1).pdf
(10.16 MiB) Transferido 122 vezes
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Boa noite, obrigado pela partilha. Vou reverificar as ligações. Obrigado
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Boas,
Pedi, supostamente, dois comutadores de escada simples, mas ainda assim não estou a conseguir acertar com a ligação, parece que um dos interruptores é como se não estivesse a fazer nada.
Na ligação de baixo tenho 2 fios pretos e 1 castanho, na ligação do topo das escadas tenho 4 fios pretos e 2 castanhos.
Alguma dica? Obrigado desde já,
Em anexo foto do comutador.
Anexos
IMG_20231015_152614.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas.portanto tem em baixo 2 fios pretos e 1 castanho ao ligar no escada fica o castanho no L e um preto no 1 e o outro no2. agora em cima tem 4 pretos e 2 castanhos é mais dificil de dizer pois não conheço a metodologia da instalação. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Em cima é em dobro dos fios pois liga 2 conjuntos de luzes em simultâneo. Em baixo a ligação é como a foto? Eu também não conheço a instalação, comprei a casa recentemente e ando a descobrir o que é que liga o quê.
A fase é suposto ligar em que ponto do interruptor da foto?
Obrigado uma vez mais
Anexos
IMG_20231015_172048.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. não o castanho liga no L a vermelho. cump tire foto do outro em cima. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Então em baixo é suposto ficar um neutro em cada um dos lados e castanho no vermelho certo? Como na foto?
Em cima chega os 3 fios de baixo e são mais 2 pretos e 1 castanho, os pretos é para cada um dos candeeiros. Pela lógica ligo de igual forma ao de baixo?
Anexos
Comutador de cima
Comutador de cima
Comutador de baixo
Comutador de baixo
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Envio esquema de como está ligado neste momento. Apenas funciona o interruptor de cima. :(
Anexos
IMG_20231015_192830.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. julgo que onde tem 4 pretos e 1 castanho é comutador de escada duplo e o esquema que apresenta é um comutador de lustre e assim não funciona. no comutador de escada duplo tem 2 furos vermelhos separados um do outro de maneira a fazer 2 circuitos de lampadas distintas.cump
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por mromeiro »

Tem mesmo a certeza que o comutador de cima é duplo (tem 2 botões)?
Pode colocar a foto do lado dos botões?

Em cima parecem ser 2 circuitos independentes, para comandar 2 lâmpadas diferentes.

Numa das mensagens, fala em neutro.
Aqui são apenas fases, que ou vem do lado do quadro elétrico, ou vão para o lado da lâmpada.
Quer o preto quer o castanho podem ser usados para as fases.
Usam-se 2 cores, para ser mais fácil de perceber os circuitos.

Quanto às ligações no seu caso.
No comutador de baixo, o castanho liga no terminal pintado a vermelho, e os pretos nos outros 2 (como está na última foto que enviou);

No interruptor de cima, seguir a mesma lógica, mas apenas com os 3 fios que vêm de um tubo.
Se não funcionar, desligue eses fios, e ligue os 3 fios do outro tubo.
Assim já fica a saber se essa parte funciona.

Depois quando tiver um comutador de escada duplo (com 2 circuitos independentes), já tem como ligar todos os fios, utilizado está lógica.
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Boa tarde,
Obrigado pelas vossas ajudas.
Inicialmente coloquei simples em baixo e duplo em cima.
Achando que seria mais fácil colocar simples nos dois locais fiquei com a instalação conforme fotos e imagem mais recente.
Neste momento só consegui que ou funciona num lado ou no outro ou então liga em baixo e desliga em cima, e se ligar após isso em cima já não desliga em baixo.
O comutador de escada é assim tão diferente do comutador de lustre? Eu pedi na loja da especialidade comutador de escada.
Em anexo foto da embalagem dos interruptores pode ser que ajude não sei. Muito obrigado uma vez mais
Anexos
IMG_20231016_183448.jpg
IMG_20231016_183441.jpg
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”