O sonho de Tesla tornou-se realidade: energia solar transferida do espaço para a Terra pela primeira vez

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4667
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

O sonho de Tesla tornou-se realidade: energia solar transferida do espaço para a Terra pela primeira vez

Mensagem por admin »

Imagine ter painéis solares no espaço, onde não há nuvens e o sol está sempre a brilhar. Imagine que esta energia pode ser transmitida para qualquer ponto do planeta. Não imagine mais: a ciência está a tornar isso possível!
no-es-scifi-logran-transferir-energia-solar-del-espacio-a-la-tierra-por-primera-vez-1686446648160_1024.jpg
A energia solar é a forma de produção de energia renovável que regista o crescimento mais rápido. Apesar disso, representa atualmente menos de 4% da produção mundial de eletricidade e 13% da energia produzida por energias renováveis, seguida da energia eólica (23%) e da energia hídrica (54%). Para evitar ultrapassar o limiar de 1,5°C acordado em 2015 em Paris, temos de ter 100% da energia global proveniente de energias renováveis até 2029... atualmente, não passa de 14%. E é por isso que é muito provável que ultrapassemos definitivamente o limiar de 1,5°C na próxima década.

A boa notícia é que a produção de energia a partir destas três fontes (solar, eólica e hídrica) está a crescer de forma constante, principalmente devido a uma maior consciência ambiental diretamente relacionada com a ação climática. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também desempenhou o seu papel, levando vários países a repensar a sua segurança energética e a reduzir a dependência de países terceiros dos quais importam petróleo e gás.



Ao contrário dos combustíveis fósseis e de outras fontes de energia, muitas fontes de energia renováveis têm a limitação de não serem capazes de gerar energia constantemente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. As alterações nos caudais dos rios e nos níveis das albufeiras afetam a energia hidroelétrica, as variações na intensidade do vento afetam a energia eólica. E sabemos que as noites ou dias nublados limitam a produção de energia solar.

Fonte: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/o ... a-vez.html

Fica aqui um Documentário



Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”