Zumbido elétrico

Responder
Avatar do Utilizador
_JP_
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 mai 2023, 02:27
Profissão: Estudante
Localização: SOURE

Zumbido elétrico

Mensagem por _JP_ »

Boas,

Tenho um zumbido na rede elétrica há pelo menos 1 ano e tal.
Todos os aparelhos com transformador fazem um zumbido.
Já tentei desligar todos os disjuntores e o zumbido permanece no diferencial e no diferencial da EDP.
(Já mudei o diferencial do QE e o barulho permaneceu)

Como referi, se desligar todos os disjuntores, o barulho permanece, mas se eu desligar o diferencial do QE, o barulho desaparece.

Mudaram me o contador para um inteligente há cerca de 2 anos e tal.
Já verifiquei se todos os cabos estavam bem apertados.

O barulho aparece algumas vezes por dia e sempre mais ou menos às mesmas horas. De manhã ao fim da manhã, a meio da tarde e à noite também mais ou menos das 22 às 23:30 mais ou menos.

Alguém já passou pelo mesmo?
Será o contador inteligente a criar harmónicos na rede?


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Zumbido elétrico

Mensagem por mromeiro »

Essa situação não parece ser causada pelos diferenciais, pois como são totalmente eletro-mecânicos, não têm qualquer eletrónica nem relógio para gerar o problema apenas em determinadas horas.

Para ser problema do contador, o problema poderia aparecer a qualquer hora, e não apenas em horas específicas, a não ser, que a essas horas haja algo externo que faça o contador entrar num modo que cause esse ruído (aqui estou apenas a colocar esta hipótese, mas nem sei se o contador tem alguma funcionalidade que os ter este sintoma).

Se fosse durante o dia, ainda poderia ser algum inversor de painéis solares.
Assim, parece haver algum aparelho que costuma ligar a essas horas.
Até podem ser bombas de água do prédio (se for o caso), que ligam quando em média há mais consumo de água.

Tem a possibilidade de testar esses aparelhos com transformador em casa de algum vizinho que tenha a mesma fase?

Para saber se é a mesma fase, terá de ter em cabo que chegue a casa desse vizinho, e medir a tensão entre a sua fase e a dele.
Se for a mesma, vai medir aproximadamente 0V entre as fases ou entre os neutros, e 230 a 250 V entre fase e neutro.

Se forem fases diferentes, vai ter uma medida entre as fases de 400V.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”