Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Responder
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

Eu tenho outra duvida:

Eu recordo de ler nos manuais de telemóveis antigos que para não viciar a bateria,
se deve de gastar a carga da bateria até aos 15% e depois carregar a bateria até aos 100%.
Está regra está correta?
E se eu ligar o telemóvel sempre a corrente eléctrica, a bateria nunca sai dos 100% então, nunca faz uso da bateria,
e logo a bateria não sendo usada, tem uma longevidade de vida mais longa.


Qual das duas opções é a mais correta?

Até já.


:)
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Mário »

Boas

Todas as baterias têm um ciclo de vida, que pode ser de 1.000 a 3.000 ciclos de carga depende do tipo de bateria.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por mromeiro »

Há muitas teorias sobre este tema.
Do que tenho lido, nas baterias atuais, não convém deixar descarregar até ao fim, pois faz perder a capacidade mais rapidamente.

Deixar a bateria completamente descarregada por algum tempo (1 mês ou pouco mais), pode ser o suficiente para a perda quase total da capacidade).

Há até quem diga que idealmente nem deve descer abaixo dos 50%.
Manter sempre ligado, tem outro problema, que é quando a bateria está acima de 80‰, internamente está em esforço, e assim também se está a estragar a um ritmo mais acelerado.

Alguns telemóveis atualmente já têm a funcionalidade de caso fiquem a carregar durante a noite, carregam inicialmente até os 80%, e só continuam depois até aos 100% de manhã à hora que prevêem que o telemóvel vai ser utilizado (usam o histórico de utilização para determinar a que horas devem recomeçar a carregar).

Não sei se esta teria é a mais correta ou se também já está desatualizada.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Mário »

Boas

Há baterias, que não devemos deixar que descarreguem a baixo dos 30 %

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

Já sei, como a bateria dá para puxar o botão e tira-lá do equipamento (notebook), vou guarda-lá em local seco e fresco para não se usar. Acho que está é a melhor solução.! Uso o computador portátil ligado ao carregador (fonte de alimentação) original sempre sem bateria.
Para usar a precaução de não a deixar descer abaixo dos 50% ou mesmo até aos 30% e não deixar a carga depois dos 80% toda noite.

Que vocês acham?

Até já
:)
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por nelmindo »

Antonio-1 Escreveu: 14 abr 2023, 13:51 Boas,

Já sei, como a bateria dá para puxar o botão e tira-lá do equipamento (notebook), vou guarda-lá em local seco e fresco para não se usar. Acho que está é a melhor solução.! Uso o computador portátil ligado ao carregador (fonte de alimentação) original sempre sem bateria.
Para usar a precaução de não a deixar descer abaixo dos 50% ou mesmo até aos 30% e não deixar a carga depois dos 80% toda noite.

Que vocês acham?

Até já
De longe, o melhor sitio para confirmar teorias: https://batteryuniversity.com/
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

Obrigado, era mesmo isso que eu precisava para ler.

Até já
:)
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Pior é os computadores portáteis novos que já não tem botão para tirar a bateria.
É bateria incorporada interna, sem acesso ao utilizador normal.
:)
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

https://batteryuniversity.com/article/b ... -batteries

"The question is asked, “Should I disconnect my laptop from the power grid when not in use?” Under normal circumstances this should not be necessary because charging stops when the Li-ion battery is full. A topping charge is only applied when the battery voltage drops to a certain level. Most users do not remove the AC power, and this practice is safe."

Afinal parece seguro, depende da tecnologia eficás ou não! tecnologia antiga pode das incêndio ou explosão.

Até já
:)
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por mromeiro »

Antonio-1 Escreveu: 14 abr 2023, 13:51 Boas,

Já sei, como a bateria dá para puxar o botão e tira-lá do equipamento (notebook), vou guarda-lá em local seco e fresco para não se usar. Acho que está é a melhor solução.! Uso o computador portátil ligado ao carregador (fonte de alimentação) original sempre sem bateria.
Para usar a precaução de não a deixar descer abaixo dos 50% ou mesmo até aos 30% e não deixar a carga depois dos 80% toda noite.

Que vocês acham?

Até já
Havia muita gente a fazer isso, e depois esqueciam-se de ir confirmando a carga da bateria (agora muitos computadores já não dão mais tirar a bateria, mas num futuro não muito longinquo poderão voltar a a dar (por obrigação de uma norma idêntica à que está a obrigar os telemóveis a serem carregados com USB-C).
Mais tarde quando precisavam dela, a bateria estava morta.
Outros casos, o computador avariava e ia para o lixo, sem nunca terem tirado proveito da bateria.

Se optar por manter a bateria guardada, então assegure-se que a mantém +- em meia carga (entre os 40‰ e os 60‰, ou no máximo entre os 30‰ e os 70‰ se não quiser estar a confirmar tantas vezes).

Eu atualmente trabalho com o computador quase sempre ligado à corrente, o que obriga a bateria a estar sempre nos 100‰.
Não é a situação ideal, a bateria naturalmente perdeu alguns coisa (talvez uns 20 ou 30% depois de 4 anos).
Não dava para tirar, mas mesmo retirando não sei se não teria pedido também alguma capacidade.

Para maximizar o tempo em bateria, configurei nas power options do Windows, para que em bateria o CPU não atinja os 100%, e assim também impedir que entre em modo TURBO.
Fica ligeiramente mais lento, mas prolonga o tempo de uso.
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por Antonio-1 »

Vou ver configurei nas power options do Windows.

Obrigado
:)
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fabricante diz que para não viciar a bateria, se deve de dar carga completa!

Mensagem por helioneves »

mromeiro Escreveu: 14 abr 2023, 22:43 Outros casos, o computador avariava e ia para o lixo, sem nunca terem tirado proveito da bateria.
A primeira coisa que me vem à cabeça quando leio isto, é "ponha a bateria à venda; se não a vai usar, então recupere algum dinheiro..."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”