Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Responder
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Boa tarde a todos,

Acho que o meu termoacumulador está a dar problemas, já me aconteceu que logo de meter a mão na água que sai do lava-loiça, senti pequenos choques que, pelo indicado noutro site, pode ter sido estática. Nessa altura tinha feridas na mão. Com a outra mão isto não acontecia.

Com base nisto, as minhas questões são:

1. Tendo em conta que a casa tem terra, pode esse problema ser apenas do termoacumulador?

2. Vou trocar o termoacumulador e mandar instalar un protector 30mA apenas para ele, tendo em conta que é isto o que pedem os técnicos contratados pela Worten, por enquanto, por segurança, posso desligar o termoacumulador antes de tomar duche e ficar descansado com essa medida temporária?

Na imagem em anexo podem ver o quadro elétrico. A seta assinala o disjuntor do termoacumulador.

Obrigado e cumprimentos.
Anexos
Termo.jpg


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

Boa tarde,
Sem fazer mais testes, não pode ter a certeza que o problema é no termo-acumulador, pois o problema pode até estar na ligação à terra que não seja boa, e que outro aparelho é que esteja a colocar carga no do de terra.
Se mora num prédio e se a terra tiver muita resistência, pode até ser um aparelho de um vizinho.

Fazer o teste usando os próprios dedos, é um risco muito grande.

Quanto as medidas que pretende tomar, uma vez que pretende colocar um interruptor diferencial de 30 mA, em vez de proteger apenas o termo-acumulador, poderá proteger toda a casa colocando-o a substituir o que tem atualmente.
Está abordagem só tem a desvantagem de caso o problema seja o termo -acumulador, irá desligar a luz na casa toda, mas tem a vantagem de proteger outras situações.

Desligando apenas quando for tomar banho, pode não ser suficiente, pois toca na água noutras situações.
Apesar de ser provável ter um problema no termo-acumulador, pode o problema ser outro.
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Boa noite,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta tão completa, vou ter em conta os seus comentários.

Enquanto o facto de desligar o termoacumulador talvez não ser suficiente, posso então desligar a eletricidade da casa toda e assim ficar em segurança? Ou mesmo assim não é garantido?

Cumprimentos.
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Estive a pensar e acho mais seguro e menos chato tomar duche com água fria :lol:
Ferzam Escreveu: 18 fev 2023, 21:14 Boa noite,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta tão completa, vou ter em conta os seus comentários.

Enquanto o facto de desligar o termoacumulador talvez não ser suficiente, posso então desligar a eletricidade da casa toda e assim ficar em segurança? Ou mesmo assim não é garantido?

Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por pedro caetano »

boas. não brinque com coisas serias, se não sabe peça ajuda a um tecnico e coloque um diferencial de 30ma para o termo. verifiquem a terra se está boa e igualmente o termo. cump
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Bom dia,

Não brinco não, hoje vem um eletricista a ver o que se passa.

Obrigado pelo comentário.

Cumprimentos.
pedro caetano Escreveu: 19 fev 2023, 15:10 boas. não brinque com coisas serias, se não sabe peça ajuda a um tecnico e coloque um diferencial de 30ma para o termo. verifiquem a terra se está boa e igualmente o termo. cump
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Boa tarde.

Esteve cá o eletricista. A resistência do termoacumulador está a falhar e ainda por cima não há terra nesta casa.

Comprei o apartamento há pouco e não fazia ideia da existência deste problema. Vou chamar ao antigo proprietário, uma pessoa que remodelou o apartamento e instalou o termoacumulador num apartamento sem terra.

A minha questão agora é, existe alguma coisa que eu possa fazer em termos legais ou algo do género?
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Não consigo editar a mensagem anterior.

Por favor ignorar a última pergunta que fiz, o que preciso saber é se desligando o termoacumulador da tomada, mesmo estando a água quente, deixa de haver risco no momento de tomar duche ou lavar os pratos.

Conseguem me dizer por favor?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por pedro caetano »

boas. sim uma vez a agua quente, a melhor coisa será desligar o termo da tomada. deve por o fio de terra e devida proteção de 30ma, que é o necessario. cump
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Bom dia,

O eletricista disse que a única solução possível era ligar o quadro a um pilar do edifício. Mas é isto permitido em Portugal?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

Ferzam Escreveu: 21 fev 2023, 07:39 Bom dia,

O eletricista disse que a única solução possível era ligar o quadro a um pilar do edifício. Mas é isto permitido em Portugal?
Boas, acho " formidável " essa ideia, pode ser que em vez de um morram dois ou mais.

Ohmico
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

( peço desculpa se já o sugeriram antes, mas digo na mesma ) Seria uma ideia razoável recorrer a um simples busca-pólos para ter uma ideia do potencial a que a água sai da torneira... claro que usar um voltímetro daria um valor mais assertivo, mas um busca-pólos também serve.
Uma pergunta: as canalizações da água são de que tipo? Pelo menos as uniões, joelhos e "T"s seriam metálicos, certo? ( ou é dessas construções modernas em que os tubos da água são enfiados dentro de outros tubos? Outra coisa que também pode dar uma ideia do que se passa é trocar a polaridade da ficha do termoacumulador ( enfiar a ficha ao contrário na tomada, o que era FASE passa a ser NEUTRO, e vice-versa ) e fazer o teste ( com o busca-pólos ) para ver se os "choques" pioram ou não... ATENÇÃO: como é imprevisível o que possa acontecer, convém nunca tocar na água a não ser com a ponta do busca-pólos!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por nelmindo »

Agora percebo a ideia de tentarem obrigar a passar um termo de responsabilidade, pela instalação de um termoacumulador...
Ou seja, obrigam para que os que tentam cumprir, passarem o dito termo.
Porque quem faz aneiras, continua a fazer asneiras.
Os acidentes acontecem e a culpa continuará a morrer solteira.

Isto só muda, quando alguém montar os costados num tribunal a sério.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

Ferzam Escreveu: 20 fev 2023, 16:19 Boa tarde.
Esteve cá o eletricista. A resistência do termoacumulador está a falhar e ainda por cima não há terra nesta casa.
Comprei o apartamento há pouco e não fazia ideia da existência deste problema. Vou chamar ao antigo proprietário, uma pessoa que remodelou o apartamento e instalou o termoacumulador num apartamento sem terra.
A minha questão agora é, existe alguma coisa que eu possa fazer em termos legais ou algo do género?
A minha instalação também é antiga e como tal também não tenho rede de terra; e também tenho termoacumulador! ( aliás, já vou no terceiro! )
Mas nunca tive problemas desse tipo como tu estás a ter ( talvez porque as canalizações da água serem de tubo galvanizado - que é condutor!! )
Sugiro o seguinte: averigua de que tipo é ( ou são - caso seja mais do que uma ) a resistência de aquecimento do termoacumulador ( imersa, embainhada ou de cartucho ). Se o cilindro já estiver fora da garantia, desmonta-a(s) ( caso seja possível fazê-lo - alguns modelos requerem espaço por baixo do cilindro para a sacar fora, especialmente as embainhadas e as de cartucho ), faz uma inspeção visual muito atenta à procura de rupturas, defeitos, buracos, etc na sua superfície ( no caso das embainhadas e imersas ) e de filamentos excessivamente alargados no caso das de cartucho - esse cartucho entra dentro de um tubo metálico que está em contacto com a água, e se porventura o filamento da resistência sai do "perímetro" normal, pode tocar no tubo que aloja o cartucho e colocar todo o reservatório em carga ( daí os choques que depois sentes ).
Caso o cilindro ainda esteja dentro da garantia, acciona-a e o vendedor que resolva o problema - a má noticia é que tens de o remeter de volta...
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

Pela foto que colocou, vejo que existe pelo menos um disjuntor diferencial ( o que está mais à esquerda, certo? ) qual é que é o calibre?
Outra coisa: se esse disjuntor não disparou nenhuma das vezes que sentiu os choques, das duas uma: ou está a funcionar muito mal, ou a corrente de defeito - aquela que passou pela tua mão em direção à terra, foi diminuta e insuficiente para o fazer disparar...
Colocar um disjuntor de alta sensibilidade exclusivo para o cilindro pode ser uma faca de dois gumes: tanto pode evitar que sintas os choques, como pode estar sempre desarmado, porque não é esse disjuntor que vai "corrigir" o defeito... outra coisa: os choques foram durante a fase em que a resistência estava a aquecer, ou quando estava desligada? ( a luzinha estava acesa ou apagada? )
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”