Alimentação a partir das frações em prédio multifamiliar

Responder
ruiguedes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 07 jun 2011, 19:25
Localização: Vila Real
Enviou: 5 vezes

Alimentação a partir das frações em prédio multifamiliar

Mensagem por ruiguedes »

Bom dia,

Estou com uma dúvida num projeto de um prédio com 8 frações, em que, devido à limitação de espaço, o AVAC de cada uma das frações ficará na cobertura deste. Dei a ideia de ser um sistema centralizado e alimentado pelos serviços comuns. Como pretendem um sistema independente, a alimentação terá de vir de cada uma das frações para a cobertura. A alimentação sairá do quadro da fração, passa pelo ducto nas zonas comuns e sobe à cobertura e alimenta a máquina. Existe alguma limitação legal? Não encontro qualquer limitação para o pretendido, estou correcto?


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Alimentação a partir das frações em prédio multifamiliar

Mensagem por amoreira »

É muito comum o Ar-condicionado ficar na cobertura dos edifícios por questões arquitetónicas eu comparo estas alimentações das unidades exteriores de AVAC ás alimentações para os quadros das arrecadações que também têm origem nos quadros das frações percorrem os ductos dos serviços comuns até cada quadro da arrecadação.

O que recomendo é que sempre que possível essas canalizações nos ductos sejam identificadas e que junto a cada máquina exterior de AVAC seja colocada a identificação da respetiva fração e a indicação de que essas alimentações não são cortadas no interruptor do Quadro dos Serviços Comuns.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”