Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Responder
wmakino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2023, 05:07
Profissão: Estudante
Localização: São Paulo
Enviou: 2 vezes

Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por wmakino »

Olá,

Estou buscando uma forma de acionar um exaustor 110v de forma automática, controlado por um sensor de temperatura.
A solução que encontrei só suporta o acionamento binário ligado/desligado. Seria possível fazer o acionamento desse exaustor de forma gradual?

Quanto maior a temperatura, maior a velocidade do motor? Da mesma forma que se encontra em computadores, mas em maior escala.

Desde já, obrigado.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por Mário »

Boas

Em principio um variador de velocidade controlado com sensor de temperatura.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por mromeiro »

Se não conseguir encontrar um variador de velocidade baseado na temperatura e/ou se o exaustor não funcionar bem com um variador, pode "simular" as ligações já suportadas pelo exaustor para as diferentes velocidades.
Para isso, poderia usar relés que eram ativados pelo sensor de temperatura, e os relés iriam então estar ligados de forma a fazer trabalhar o exaustor na velocidade pretendida.

Não sei quais as funcionalidades do sensor de temperatura que já encontrou.
Se o sensor só tem mesmo 1 saída on/off, então teria de usar vários sensores, cada um configurado para uma temperatura diferente, de forma a ir ativar o respetivo relé (ou combinações de relés).

Aos ligar os vários relés ao exaustor, teria de garantir que em nenhuma situação iriam estar os relés ligados de forma a estarem em curto-circuito quer na rede quer no motor(mesmo que seja por alguns mili-segundos).

Poderá também investigar a utilização de autómatos programáveis.

Para uma melhor ajuda, só mesmo com o esquema de ligação do exaustor e as características do sensor que encontrou.
wmakino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2023, 05:07
Profissão: Estudante
Localização: São Paulo
Enviou: 2 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por wmakino »

https://www.amazon.com.br/Ventilador-Ex ... op?ie=UTF8

A princípio seria esse modelo de exaustor, mas estou disposto a escolher um produto que seja compatível com o sistema desejado, se necessário.
A ligação (pelo menos pelo meu entendimento) seria direto na rede elétrica (com interruptor no caso da instalação convencional).

A respeito do sensor, não sei exatamente qual seria ideal para esse tipo de trabalho.
wmakino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2023, 05:07
Profissão: Estudante
Localização: São Paulo
Enviou: 2 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por wmakino »

mromeiro Escreveu: 03 fev 2023, 14:05 Se não conseguir encontrar um variador de velocidade baseado na temperatura e/ou se o exaustor não funcionar bem com um variador, pode "simular" as ligações já suportadas pelo exaustor para as diferentes velocidades.
Para isso, poderia usar relés que eram ativados pelo sensor de temperatura, e os relés iriam então estar ligados de forma a fazer trabalhar o exaustor na velocidade pretendida.

Não sei quais as funcionalidades do sensor de temperatura que já encontrou.
Se o sensor só tem mesmo 1 saída on/off, então teria de usar vários sensores, cada um configurado para uma temperatura diferente, de forma a ir ativar o respetivo relé (ou combinações de relés).

Aos ligar os vários relés ao exaustor, teria de garantir que em nenhuma situação iriam estar os relés ligados de forma a estarem em curto-circuito quer na rede quer no motor(mesmo que seja por alguns mili-segundos).

Poderá também investigar a utilização de autómatos programáveis.

Para uma melhor ajuda, só mesmo com o esquema de ligação do exaustor e as características do sensor que encontrou.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... VmNmRhNTM4

Essa é a unica solução que encontrei até agora, mas esse aparelho só liga e desliga, sem fazer o controle gradual.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por mromeiro »

O exaustor que indicou, tem os manuais no endereço https://ventisol.com.br/produto/ventila ... -ventisol/
Pelo que vi, esse só tem 1 velocidade, por isso, só poderia conseguir utilizando um variador (e mesmo assim não sei se suporta).

Encontrei aqui no fórum outro tópico que acerca de um exaustor de 2 velocidades ( viewtopic.php?p=134341#p134341 ).
Usei uma imagem do manual desse tópico, para elaborar um possível esquema utilizando 2 sensores de temperatura.
O sensor T1, é o que vai ligar ou desligar o exaustor.
O sensor T2 é o que vai definir a velocidade.

Se as ligações do exaustor que adquirir forem diferentes, terá de ajustar.
Anexos
exaustor_2_velecidades.jpg
exaustor_2_velecidades.jpg (44.95 KiB) Visto 1362 vezes
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Exaustor Controlado por Sensor de Temperatura com Ativação Gradual

Mensagem por mromeiro »

Se o sensor de temperatura suportar a correte exigida pelo exaustor, então não necessita do relé mais à esquerda, e pode usar diretamente a saída do sensor para ligar ao relé que está à direita.
Anexos
exaustor_2_velecidades_1_rele.jpg
exaustor_2_velecidades_1_rele.jpg (42.56 KiB) Visto 1362 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”