motor trifasico

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

motor trifasico

Mensagem por pedro caetano »

boas. a questão é: num motor trifasico de 230/400v,vem preparado para trabalhar em triangulo portanto com os shunts ao alto, pergunto este motor pode ser ligado a uma rede de 400v há mesma em triangulo? agradeço uma opinião. cump


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por Josecalado »

Em princípio não, porque a tensão mais alta será sempre para a ligação em estrela.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por Mário »

Boas
pedro caetano Escreveu: 27 jan 2023, 12:28 boas. a questão é: num motor trifasico de 230/400v,vem preparado para trabalhar em triangulo portanto com os shunts ao alto, pergunto este motor pode ser ligado a uma rede de 400v há mesma em triangulo? agradeço uma opinião. cump
Não podes ligar em triangulo com 400V. Qual a potencia do motor?

Só podes ligar em estrela 400V.
230V é que ligas em triangulo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por damon »

Eu penso que sim, dá 400v em triangulo...
em estrela, cada enrolamento vai ter 400xraiz3=230v
acho que sim, mas não tenho a certeza...
tenho que procurar nos meus livros :mrgreen:
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por pedro caetano »

boas. o que se passou foi o seguinte: pediram-me para ligar um motor trifasico numa moradia, moradia essa que tem tambem paineis solares,e quando vou para ligar o motor, vejo que o antigo que estava era monofasico, e estava ligado num quadro trifasico em que só uma fase passava pelo rele, a fase 2 estava corta e fase 3 fazia de neutro com a terra, pois o quadro não tinha neutro. o cliente compra uma bomba nova de 1cv trifasica, que serve dar pressão para a casa, pois a mono de 1cv segundo ele só dá 3 bar e ele quer mais. reparo no fim que a bomba trifasica era de 230/ 400v, e estava ligada em triangulo, e liguei-a mas não arrancou, no quadro respetivo, voltei a colocar a mono. pergunto será que tinha que por a bomba trifasica em estrela? a minha duvida
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por Mário »

Boas

Não dá!
damon Escreveu: 27 jan 2023, 15:05 Eu penso que sim, dá 400v em triangulo...
em estrela, cada enrolamento vai ter 400xraiz3=230v
acho que sim, mas não tenho a certeza...
tenho que procurar nos meus livros :mrgreen:
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por Mário »

Boas
pedro caetano Escreveu: 27 jan 2023, 15:09 boas. o que se passou foi o seguinte: pediram-me para ligar um motor trifasico numa moradia, moradia essa que tem tambem paineis solares,e quando vou para ligar o motor, vejo que o antigo que estava era monofasico, e estava ligado num quadro trifasico em que só uma fase passava pelo rele, a fase 2 estava corta e fase 3 fazia de neutro com a terra, pois o quadro não tinha neutro. o cliente compra uma bomba nova de 1cv trifasica, que serve dar pressão para a casa, pois a mono de 1cv segundo ele só dá 3 bar e ele quer mais. reparo no fim que a bomba trifasica era de 230/ 400v, e estava ligada em triangulo, e liguei-a mas não arrancou, no quadro respetivo, voltei a colocar a mono. pergunto será que tinha que por a bomba trifasica em estrela? a minha duvida
Sim, tens que ligar a bomba em estrela.!
O relé térmico tem que ficar regulado com os amp. que tem na chapa de características da bomba em 400V (é a tem menos amp.)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: motor trifasico

Mensagem por damon »

depois de consultar, estava errado, peço desculpa...

Triangulo 230v
estrela 400v
Responder

Voltar para “Dúvidas”