Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Olá meus caros,
Agradeço desde já a quem me puder ajudar.

Desde novembro que estou com um problema em casa e não há quem o consiga resolver nem sequer entender...
O disjuntor diferencial dispara todos os dias entre segunda e sexta entre as oito e as 19h, nunca disparou ao fim de semana nem no período da noite.
Já chamei três eletricistas aqui e não conseguem resolver o mistério...

Descrição do caso:
É uma vivenda onde tem quadro principal e um quadro secundário no segundo andar, tem um contentor no jardim onde também tem um outro quadro.
Já descartamos dezenas de hipóteses de problemas, e observamos alguns padrões para acontecer o desarme.

Disparam sempre em simultâneo o diferencial do quadro principal e o do contentor.
O diferencial não dispara se o contentor não estiver ligado a nenhum circuito de casa.
Durante sábado e domingo fica sempre ligado e nunca desarmou o diferencial.

Resumindo, o padrão é o seguinte:
O contentor estar ligado ao circuito da casa
De Segunda a sexta no período laboral somente

Já pensamos que fosse de uma grua numa obra que começou ao mesmo tempo que o problema aqui, e não é pois a grua já foi desmontada e continua, pensamos ser da caldeira mas não pois fizemos todos os testes de ir desligando os disjuntores de cada parte e não há problemas em casa supostamente. Se houvesse algum problema em casa, então ao fim de semana não seria por vontade de Deus que não existiria.

Foi chamada a edp que descartou logo a parte deles porque é o diferencial de casa a disparar e não o deles...
Foi chamado novamente o piquete e acabou por trocar o contador por um inteligente e deu a dica que resolvia facilmente o problema, que colocava um interruptor de corte a cabeça do quadro e tirava o diferencial e não disparava mais, obviamente.

Agora com o contador novo, reparei que sempre que dispara o diferencial, no quadro aparecem duas luzes vermelhas que indicam 2.000imp kWh, e também de seguida ao ligar reparo que os leds exteriores ficam com vários pontos iluminados quase todos, mas sem estarem ligados. (E não é o led habitual que fica com eles mesmo ligados.)

Enfim, esta situação já se arrasta há muito tempo e estamos desesperados sem soluções e sem quem entenda o porquê disto acontecer.

Obrigado pela atenção, bem hajam


flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

De referir, que nunca houve este problema, há mais de um ano que trabalho no contentor em trabalho remoto e nunca houve problemas nem se alterou nada em casa nem em nada.
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

*as luzes vermelhas aparecem no contador inteligente.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por mromeiro »

Boa tarde,
O que acontece de diferente no contentor nessas horas em que desliga?
Há pessoas a circular, abir/fechar portas/janelas, etc.?

Se for um fio descarnado, até com o vento, ao abanar pode fazer tocar em algum local que faça curto circuito ou a desse/neutro ficar em contacto com a terra.
Por isso uma janela aberta, pode ser una causa indireta, ou até mesmo o caminhar de uma pessoa.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por mromeiro »

"desse/neutro" queria dizer "fase/neutro".

NOTA: Admin, quando a funcionalidade de editar a resposta volta a ficar ativa?
Obrigado
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 83
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por borllock »

Se o motivo é o contentor e acontece todos os dias úteis, porque é que no quadro do contentor não desliga um disjuntor de cada vez até descobrir qual o circuito com problemas? O problema também pode estar entre o Q. a montante e o Q. Contentor. Neste tipo de problemas a melhor forma de descobrir o gato é ir seccionando a instalação.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por pedro caetano »

boas. segundo diz dispara só nos dias uteis, que é quando faz lá serviço? a menos que algum equipamento tenha alguma fuga que faça disparar, mas esses disparos são dificeis de detetar, pois não são certos, dispara hoje e amanhã não.pode ser entre neutro ne terra ou entre fase e terra, alguma umidade etc cump
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Muito obrigado a todos pela a atenção e disponibilidade em ajudar!

Respondendo a todas as questões...

Nada acontece de diferente no contentor nem na casa durante os dias de semana. Trabalho com a minha mulher em casa em trabalhos online, antes de começar este problema eu trabalhava no contentor e ela em casa. As nossas folgas são rotativas, tanto trabalhamos fins de semana como días de semana.
Não fazemos nada de diferente quando não dispara.

Portanto fosse algum curto circuito, algum fio descarnado, humidades ou algo desse género também aconteceria sábado e domingo os quadros dispararem.

Se houvesse algum problema que esteja dentro dos "nossos muros" não há nenhuma justificativa para que durante sábado e domingo os quadros não disparem e esteja tudo normal.

Relativamente ao seccionamento, também já foi feito e nada se encontrou. Voltamos sempre á mesma questão do porquê de no fim de semana nunca ter ido a luz abaixo desde novembro, estamos a falar de 22 dias que nunca foi abaixo e nos restantes sim. Fazendo a vida normal diariamente por aqui.
22 dias que são sábados e domingos. Chega a segunda feira e começa o circo até sexta às 19h.

Sendo que agora já nem deixamos ligado entre às oito da manha e as sete da noite para evitar mais problemas nos nossos empregos. Quando calham folgas na semana experimentamos deixar ligado e continua a acontecer o mistério do gato matreiro.

Alguém consegue pensar nalguma solução ou possível causa?

Sou grato meus caros
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por ohmico »

flagstract Escreveu: 12 jan 2023, 14:09 Muito obrigado a todos pela a atenção e disponibilidade em ajudar!

Respondendo a todas as questões...

Nada acontece de diferente no contentor nem na casa durante os dias de semana. Trabalho com a minha mulher em casa em trabalhos online, antes de começar este problema eu trabalhava no contentor e ela em casa. As nossas folgas são rotativas, tanto trabalhamos fins de semana como días de semana.
Não fazemos nada de diferente quando não dispara.

Portanto fosse algum curto circuito, algum fio descarnado, humidades ou algo desse género também aconteceria sábado e domingo os quadros dispararem.

Se houvesse algum problema que esteja dentro dos "nossos muros" não há nenhuma justificativa para que durante sábado e domingo os quadros não disparem e esteja tudo normal.

Relativamente ao seccionamento, também já foi feito e nada se encontrou. Voltamos sempre á mesma questão do porquê de no fim de semana nunca ter ido a luz abaixo desde novembro, estamos a falar de 22 dias que nunca foi abaixo e nos restantes sim. Fazendo a vida normal diariamente por aqui.
22 dias que são sábados e domingos. Chega a segunda feira e começa o circo até sexta às 19h.

Sendo que agora já nem deixamos ligado entre às oito da manha e as sete da noite para evitar mais problemas nos nossos empregos. Quando calham folgas na semana experimentamos deixar ligado e continua a acontecer o mistério do gato matreiro.

Alguém consegue pensar nalguma solução ou possível causa?

Sou grato meus caros
Boas,

Quando rearma volta a disparar de imediato?

Não quererá partilhar fotos ou esquemas dos quadros?

Ohmico
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Olá boa tarde!

Não, mantém-se armado até ao dia seguinte ou por vezes calha de ir abaixo outra vez passado umas horas.

Sim, assim que puder coloco as fotos dos quadros em questão
Obrigado ohmico
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Aqui estão as fotografias dos quadros
Anexos
Quadro do contentor
Quadro do contentor
Quadro principal da casa
Quadro principal da casa
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por pedro caetano »

boas. não sei como está ligado o contentor aí no quadro da casa, parece-me que esta ligado á saida desse, pois não tem dijuntor de proteção da linha que vai para o contentor, os diferenciais são de 0,3a os dois. mas é como digo há avarias que são complicadas de resolver, e isso para mim só pode ser uma passagem que existe ai em qualquer lado. o contentor devia estár ligado de maneira independente e não estar ligado há saida do outro, como parece estar. cump
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Ola, o contentor está ligado no disjuntor de 16 que diz tomadas garagem...

Se for avaria, há algo que explique o facto da avaria não fazer disparar ao fim de semana?

Obrigado Pedro
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por pedro caetano »

boas. pois eu não sou adivinho não sei o que se passa, quanto á ligação como está não acho que esteje correta, pois o contentor devia estar ligado de maneira independente , a não interferir com a casa, um problema no contentor só dispara o do contentor, assim como está pode disparar os dois, e ate é mais facil de descobrir a avaria, se é na casa ou no contentor. mas isto é apenas uma opinião, ai essa avaria para mim só pode ser no contentor pois dispara os dois, porque está um a seguir do outro. cump
flagstract
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 jan 2023, 13:25
Profissão: Estudante
Localização: Vila Real

Re: Mistério Diferencial dispara só nos Dias úteis...

Mensagem por flagstract »

Pois compreendo.
Obrigado pela atenção!

Qual seria a melhor opção para ligar o contentor de maneira a que seja independente?
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”