Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Responder
matheusc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 jan 2023, 19:06
Profissão: Analista de Sistemas
Localização: São Paulo

Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por matheusc »

Boa tarde, pessoal. Tudo bem?
Adquiri um studio e recebi o diagrama unifilar e a planta elétrica, porém estou tendo problemas tentando interpretar o diagrama. Não entendo praticamente nada de elétrica :D

Conseguem me ajudar com as seguintes dúvidas, por favor?

Diagrama:
Imagem

1 - Na coluna "DISJ" aparecem os valores 16, 20 e 32. O que seriam estes valores? A amperagem?
2 - Na linha Nº TOMADAS DORM./ ESTAR/ APA. possui 8 tomadas. Com W = 100. Esse W seria Watts? Se sim, me assusta muito, pois trabalho com computação e preciso utilizar uma maquina razoavel. Não muito potente, mas razoável. A fonte do meu computador possui 650W. Se eu conectar meu computador nesta tomada, o que irá acontecer? O fio irá derreter? O disjuntor irá desarmar? O que ocorre? Isso me assusta muito, pois parece uma capacidade muito pequena.
3 - Se eu comprar um cooktop por indução de 3000W e amperagem 20, terei que trocar o disjuntor?

Obrigado, pessoal!


Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por Pedro Barradas »

Mas vai fazer alguma instalação electrica nesse Estudio?
Não tem já a instalação feita?

1- Na coluna DISJ, refere-se à Amperagem máxima no Circuito, portanto da Disjuntor de protecção.

2- Os 800W .. como máximo admitido no calculo/ dimensionamento. Não tem de ser o máximo de 100W/ tomada... ( normalmente circuitos de 16A, permitem 3500W) Esse circuito parece ter cabo com secção de 2.5mm2, pelo não se preocupe.... Não derrete por se ultrapassar a potencua, o Disjuntor atua.

3- não. Pode é a protecção actuar, não se preocupe. ( aqui em portugal as placas de indução normalmente rondam os 6000 a 7200W e o cabo é de 4mm2, com protecção de 20 ou 25A) -

PS: aqui em Portugal normalmente os circuitos de iluminação estão protegidos a 10A. Mas aqui a instalação é de 200V monofásico, ou 380V, se trifásico) Eu não conheço as regras das inst. electricas Brasleiras, mas esses esquema parece-me muito mal idealizado...
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por Pedro Barradas »

240V... não é 200V ( erro de digitação)
Quem cria renasce todos os dias...
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por mromeiro »

Viva,
Do que entendi, esse diagrama apenas tem uma estimativa de utilização, que serviu para distribuir as fases.
Parece-me que tem 2 fases (a fase R e a fase S (aqui o nome não interessa, apenas para dizer que são diferentes)).
Assim, poderá exercer o valor que está indicado, desde que não ultrapasse o valor da proteção (disjuntor).

Ten circuitos a 127V (que usam apenas 1 fase) e outros que são a 220V (que usam 2 fases).
De acordo com isto, ao ligar o aparelho, tenha em atenção se está a ligar ao circuito com a tensão correta (127 ou 220).
A potência máxima de cada circuito pode calcular multiplicando a tensão do circuito pela corrente máxima do disjuntor.
Ex
127 * 16 = 2032 W (aprox 2000 W}
220 * 16 = 3520 W (aprox 3500 W)

As colunas R, S, T, parecem estar relacionadas com as 3 fases, mas como só tem contratado 2 fases (bifasico) uma das colunas não está preenchida (pelo menos é isso que me parece, pois não conheço bem os tipos de contratos de eletricidade no Brasil).
Os valores parecem estar relacionados com a corrente, mas efetuando os cálculos, o valor da corrente é quase 10x o valor que está nessas colunas, pelo que fica confuso.
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por PVolt »

Saudações!

É um sistema bifásico de 220V com circuitos monofásicos de 127V (entre fase e neutro) e circuitos bifásicos de 220V (entre fases).

Os valores nas colunas das fases R e S parecem corresponder aos valores da Potência Aparente (S) em cada circuito divididos por 1000, sendo que, nos circuitos bifásicos, S (que, na tabela, é expressa em VA) correspenderá ao resultado da soma dos valores das duas fases multiplicado por 1000. Esses valores devem ser a potência aparente solicitada por cada fase, mas em kVA, suponho.

Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
PVolt
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 20 nov 2022, 15:32
Profissão: Electricista
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Adquiri um studio e recebi a planta elétrica e diagrama unifiliar. Podem me ajudar a interpretar?

Mensagem por PVolt »

Somando todos os valores das colunas de R e S, teremos 16,12, que é precisamente o valor da carga instalada total, em kVA, como se pode verificar nos dados acima.

Cumprimentos!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”