Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica

Responder
Euriko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 11 jul 2022, 20:49
Localização: Portugal

Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica

Mensagem por Euriko »

Boa noite.

Uma saudação geral aos membros desta comunidade.
Esta é a minha primeira apresentação aqui, pelo que relevem alguma regra que eu porventura não cumpra.

A questão que tenho para aqui colocar, na expectativa de alguma luz na direcção de solução, é a q se segue ao seguinte contexto:

1 - Uma instalação elétrica existente (baixa potência), com alimentação trifásica, com distribuição interna em vários circuitos, uns monofásicos e outros trifásicos.
2 - Intenção de instalação de sistema de painéis solares, gerador eólico e baterias, que só é, segundo sei, monofásico.
3 - Intenção de tornar o sistema em híbrido, ou seja consumir ou armazenar a energia produzida pelo sistema e injectar o sobrante, se existir, na rede publica. Em caso do consumo interno ser superior à produção interna, consumir energia da rede externa.

Todo o sistema tem os seus componentes próprios, como controladores de corrente (carga) e inversores simples ou hibridos, relativamente aos quais não tenho grandes questões. Do inversor (do sistema interno) sai uma fase de 220V e um neutro, cuja energia ou é consumida nas instalações (num dos circuitos monofásicos) ou é injectada (após compatibilização de tensão, frequência e fase) na rede externa "publica". A Questão é que essa rede "publica" fornece-me 3 fases. Eu não conheço inversores (Grid Tied Inverters) trifásicos para equiparar meu sistema de paineis fotovoltaicos com a rede trifásica q chega ao meu quadro geral.

Assim, as questões são estas:
A - A Entidade publica gestora da rede aceita que eu injecte a sobra de energia de produção interna (minha) em apenas uma das fases da rede "publica"?
B - Apesar do contador de entrada nas minhas instalações ser trifásico, poderei ter um contador de saída monofásico para contabilizar a energia fornecida pelo meu sistema à rede publica? Ou o contador de saída tem de ser também trifásico, com duas fases "mortas"?
C - Existirá algum "Grid Tied Inverter" que produza três fases e as sincronize com as da rede publica?

Grato antecipadamente pela atenção que dispensarem ao assunto e para a luz que dai advier.


tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica

Mensagem por tpinheiro »

Bom dia,

Qualquer uma das marcas mais comercializadas em Portugal têm inversores trifásicos nas suas gamas de produtos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica

Mensagem por ohmico »

Boas,

na sua instalação não tem circuitos a consumir em mono? claro que tem.

portanto, qual será o problema de injectar em mono?

Ohmico
Avatar do Utilizador
nonuke
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Localização: Beira Litoral
Enviou: 1 vez

Re: Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica

Mensagem por nonuke »

Boa tarde,
Espero poder ajudá-lo.
Tenho uma instalação trifásica e instalei há 2 anos 10 painéis fotovoltaicos, um inversor trifásico e um contador bidirecional trifásico.
Tudo funciona normalmente.
Se fosse agora, teria feito uma instalação monofásica e não trifásica mas infelizmente tenho vários circuitos trifásicos cá em casa. Se está a pensar em comprar um carro elétrico ou PHVE, e se puder, mude para monofásico.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”