Transformador sem carga desarma disjuntor ao ser ligado

Responder
EternoAprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 11 jul 2022, 02:30
Localização: Campinas
Enviou: 1 vez

Transformador sem carga desarma disjuntor ao ser ligado

Mensagem por EternoAprendiz »

Boa noite a todos!

Realizei recentemente a instalação de uma máquina trifasica em uma fabrica. A tensao da rede deste cliente é de 220Vac, enquanto que a maquina utiliza 400Vac em sua entrada. Desta forma, foi necessário instalar tambem um transformador elevador de 220/400Vac.

Fiquei tres semanas nesta fabrica, ajustando a maquina. Durante estas tres semanas ocorreram duas vezes o fato de um dos técnicos da fabrica ligar o disjuntor que antecede este transformador, e o disjuntor desarmar instantaneamente. Ele tentou rearmar novamente, e desta vez funcionou normalmente, sendo que a maquina estava desligada. Novamente, este fato ocorreu duas vezes em três semanas, e eu não dei muita atenção devido a outros problemas.

Apos tres semanas parece que o problema se agravou. Alguns dias, o disjuntor é ligado normalmente sem que haja problema algum. Porem em outros dias, o disjuntor é ligado e desarma instantaneamente mesmo após umas duas ou três tentativas. Mesmo com a saida do transformador desligada, removendo os cabos que saem do secundario e vão até a maquina. O problema está entre o painel de distribuicao do cliente e a entrada do transformador.

O fornecedor levou o transformador para averigua-lo, testou um dia inteiro com carga total e nao encontrou problema algum. Já suspeitavamos que o problema nao é o transformador, mas sim algo na instalacao da fabrica.

Sinceramente, pouco trabalhei com transformadores, e os que instalei eram de potencia bem baixa, 5kva se nao me engano. Este transformador é de 45kVA aproximadamente, e acredito que o problema esteja nos disjuntores utilizados na fabrica.

Informacoes do transformador:
Aprox. 45kVA.
Elevador de 220 Vac (3 fases) para 400 Vac (3 fases + Neutro).
Utilizando cabos com 16mm de seccao na instalação.

Informacoes dos disjuntores:
Disjuntor para seccionamento do transformador: 63A, curva C, tipo mini-disjuntor.
Disjuntor geral deste painel: 100A, curva C, tipo mini-disjuntor.

Não estou colocando informacoes sobre a máquina que o transformador alimenta, pois como disse, o problema ocorre mesmo desligando todos os cabos na saida do transformador.

Acredito que o problema não seja a qualidade dos disjuntores, mas sim o tipo utilizado. Sei que há um pico de corrente no momento em que o transformador é ligado, pois é gerado um fluxo magnetico no nucleo do transformador.

Voces acreditam que o uso de mini-disjuntores para este caso estaria incorreto, sendo necessário utilizar disjuntores de caixa moldada? Ou talvez optar por utilizar disjuntores de curva D seria a solução?

Obrigado em avanço pela atencao de voces. Amanha retornarei a esta fabrica e trarei mais informacoes.


mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Transformador sem carga desarma disjuntor ao ser ligado

Mensagem por mpinto »

Pelo que entendi, tens o disjuntor de 63A no primário que é alimentado a 220V.
45000/(raiz3x230)=???
Podes tirar as tuas conclusões
EternoAprendiz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 11 jul 2022, 02:30
Localização: Campinas
Enviou: 1 vez

Re: Transformador sem carga desarma disjuntor ao ser ligado

Mensagem por EternoAprendiz »

mpinto Escreveu: 11 jul 2022, 10:08 Pelo que entendi, tens o disjuntor de 63A no primário que é alimentado a 220V.
45000/(raiz3x230)=???
Podes tirar as tuas conclusões

Boa noite! Primeiramente, muito obrigado pela sua colaboração!


Retornei hoje a fabrica, e coletei mais algumas informações:

- O disjuntor instalado na realidade é de 100A, e não 63A como eu havia falado, curva C.
- O transformador é 40kVA, e não 35kVa como eu havia falado.

Eu havia feito o calculo anteriormente, assim como na formula que você apresentou, utilizando as informações corretas que mencionei agora.

R: 40000/(raiz3 x 220) = 105A

Como mencionei anteriormente, o problema ocorre mesmo com a carga desligada. Entao em meus calculos utilizei a potencia do proprio transformador, de 40kVA.

Caso fosse considerar a potencia da máquina em si, seria apenas 35000. Sendo entao:

R: 35000/(raiz3 x 220) = 92A


O problema realmente é no momento de energizar o transformador, acredito que devido a corrente de inrush. Acredito entao que o correto seria proceder com a utilizacão do disjuntor 100A, porem curva D. Estaria correta minha conclusão?

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu suporte!
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Transformador sem carga desarma disjuntor ao ser ligado

Mensagem por jodsbrum »

Embora o disjuntor deveria ser um pouco mais forte, mas o problema de disparar no ligar o transformador é devido à curve de disparo não pode ser curva C mas sim curva D.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”