Reutilizar instalação de chuveiro

Responder
PedroBe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mai 2022, 21:47
Localização: Brasil

Reutilizar instalação de chuveiro

Mensagem por PedroBe »

Olá, quero reutilizar uma instalação para chuveiro, a instalação é um pouco antiga (2000s) no momento utilizamos trifásica.
A instalação para chuveiro contém dois fases 127v (cor azul, fora do padrão) e um fio preto que mede 38V, acredito que seja um neutro e gostaria de ter a opinião de vocês aqui.

Eu imagino que o terra esteja atrelado ao Neutro na distribuidora e por isso não tenha terra na instalação (os outros chuveiros em uso só usam os dois fases)

Irei reutilizar a instalação para iluminação artificial com um driver meanwell e gostaria de saber se posso utilizar os dois fases para 1% de eficiencia a mais e segurança de não saber se o outro fio é neutro ou terra, ou se é seguro dizer que esse outro fio é neutro e utilizar a instalação em 127v.


PedroBe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mai 2022, 21:47
Localização: Brasil

Re: Reutilizar instalação de chuveiro

Mensagem por PedroBe »

Pensei e pesquisei um pouco mais e acredito que o fio preto realmente é um neutro, já que terra não emitiria qualquer corrente, logo não teria tensão.

Minha dúvida agora é se eu devo conectar o driver somente em 127v ou posso utilizar os dois fases e o neutro como terra, já que são três fios de entrada no driver: um fase, um neutro e um terra. (na minha cabeça a ultima é um tanto idiota, mas tenho que pensar nela já que ganho eficiência e diminuo distorção.)
PedroBe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mai 2022, 21:47
Localização: Brasil

Re: Reutilizar instalação de chuveiro

Mensagem por PedroBe »

Pesquisei mais um pouco e vi que realmente conectar o neutro no terra seria super idiota :lol:

Mas seria ainda adequado utilizar um fio conectado em algo de metal como o terra e continuar com os dois fases no aparelho?
PedroBe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 31 mai 2022, 21:47
Localização: Brasil

Re: Reutilizar instalação de chuveiro

Mensagem por PedroBe »

Fui às práticas e descobri uma coisa:
O driver se recusa a funcionar utilizando o fase e "suposto neutro", funciona normalmente em outras tomadas.
Agora fiquei mesmo foi preocupado com a instalação elétrica, um terra não deveria gerar 38v, creio ter medido de maneira correta. (Com um multimetro, um polo no fio e outro em um metal, tanto foi que os fases acusaram mais de 110v)

Agora fiquei muito confuso e é o momento que mais preciso de vocês :mrgreen:
Responder

Voltar para “Dúvidas”