Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Responder
mptms123
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 dez 2021, 12:24
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por mptms123 »

Boa tarde,

É especificado nas normas algum valor máximo admissível de queda de tensão entre o inversor e o ponto de injeção? Se não for, existe algum valor que seja prática comum?
Ando com esta dúvida há algum tempo e não consigo encontrar informação consistente sobre o assunto.

Obrigado.


Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por miguel11 »

Prática comum 1%
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " mptms123 "

Os sistemas fotovoltaicos devem reger-se pelas ( RTIEBT).

Aqui, irá encontrar resposta para a sua dúvida. Se tem feito projectos sem a consulta desta normativa, muito mal estamos nós em Portugal.


Cumprimentos e votos de um Santo e Feliz Natal meu amigo.

JAG
mptms123
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 dez 2021, 12:24
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por mptms123 »

Obrigado pelas respostas!

Caro "Falante", não se preocupe que tenho procurado reger-me ao máximo pelas pelas RTIEBT e pelo "Electrical Installation Guide" da Schneider.

A minha questão surge mesmo porque me parece que a secção 525 que estabelece valores admissíveis de queda de tensão não tem transferência para a situação que descrevi.

A secção atribui os valores de queda de tensão admissível entre a alimentação e as respetivas cargas, que acontece gradualmente ao longo dos condutores.
A queda de tensão entre o inversor e a injeção por outro lado vai levar a que haja uma diferença de tensão no ponto de injeção. Ou seja, o condutor que vem da minha instalação, no ponto de injeção está sob uma tensão diferente da do barramento em que injeta.

Tenho estado a procurar mais informação sobre o assunto e já me surgiram respostas de 1 a 5 %.

Sou novo nisto e posso estar a dizer muita coisa errada, nesse caso, agradeço qualquer correção.
Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por miguel11 »

Δu máxima = 1,5% (ver regra 803.2.4.4.2 das RTIEBT)

Eu tenho usado particularmente 1% (recomendado por diversos fabricantes de inversores, p.e. SMA) basta uma pesquisa rápida no google e irá encontrar essa informação.

mptms123 Escreveu: 21 dez 2021, 21:54 Obrigado pelas respostas!

Caro "Falante", não se preocupe que tenho procurado reger-me ao máximo pelas pelas RTIEBT e pelo "Electrical Installation Guide" da Schneider.

A minha questão surge mesmo porque me parece que a secção 525 que estabelece valores admissíveis de queda de tensão não tem transferência para a situação que descrevi.

A secção atribui os valores de queda de tensão admissível entre a alimentação e as respetivas cargas, que acontece gradualmente ao longo dos condutores.
A queda de tensão entre o inversor e a injeção por outro lado vai levar a que haja uma diferença de tensão no ponto de injeção. Ou seja, o condutor que vem da minha instalação, no ponto de injeção está sob uma tensão diferente da do barramento em que injeta.

Tenho estado a procurar mais informação sobre o assunto e já me surgiram respostas de 1 a 5 %.

Sou novo nisto e posso estar a dizer muita coisa errada, nesse caso, agradeço qualquer correção.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por Faiante »

Olá " mptms123 "


À pouco, no meu comentário anterior, por lapso não indiquei a secção das Regras técnicas a consultar.


Aqui fica então a devida correcção - A secção 712: Instalações Solares Fotovoltaicas (PV) das Regras Técnicas das Instalações Elétricas de
Baixa Tensão (RTIEBT). A queda de tensão máxima entre o ponto de ligação à rede e os ligadores AC do inversor não deverá ser superior
a 3 %.

Cptos

JAG
mptms123
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 09 dez 2021, 12:24
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por mptms123 »

Muito obrigado aos dois!

Quanto às secção 712 das RTIEBT, não consigo descobrir nenhuma versão das normas que não passe da secção 707 para a 800. Tenho o só o documento preliminar elaborado pela DGEG.

Cumprimentos
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Queda de Tensão em Sistemas Fotovoltaicos

Mensagem por amoreira »

mptms123 Escreveu: 21 dez 2021, 23:11 Muito obrigado aos dois!

Quanto às secção 712 das RTIEBT, não consigo descobrir nenhuma versão das normas que não passe da secção 707 para a 800. Tenho o só o documento preliminar elaborado pela DGEG.

Cumprimentos
Tenta encontrar na net o seguinte documento:
NP HD 60364-7-712 de 2020

Não posso partilhar convosco porque no documento tem a seguinte advertência

Aviso: Documento com direitos de propriedade
© IPQ reprodução proibida
As normas e os documentos normativos são documentos abrangidos por direitos de Propriedade Intelectual a
qual inclui a Propriedade Industrial, Direitos de Autor e Direitos Conexos. É proibida e punida, nos termos da
legislação aplicável, a sua reprodução, utilização, distribuição ou divulgação pública, de qualquer parte deste
documento, em qualquer formato, eletrónico ou mecânico, incluindo fotocópia ou colocação na internet ou numa
intranet, sem autorização prévia escrita. A autorização deve ser requerida ao Instituto Português da Qualidade
enquanto Organismo Nacional de Normalização.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Dúvidas”