Limitação corrente arranque motor

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Limitação corrente arranque motor

Mensagem por helioneves »

Tenho uma bomba de água que de há um tempo para cá, por vezes, quando liga, manda o disjuntor ( 16A ) abaixo. Testei como pude ( apenas com um multímetro ) os enrolamentos do motor para ver se havia defeitos de isolamento ( eu sei que esse teste apenas é conclusivo quando é feito com um Megaohmímetro ) e aparentemente não é por aí. Não sei se é relevante o facto desse motor ser o de abastecimento de água da casa e também de rega do quintal, pelo que liga frequentemente...
O enrolamento principal tem cerca de 7 ohms e o auxiliar cerca de 11. A placa do motor refere uma corrente de 3.8 amperes e uma potencia de "0.8kW ass" ( o que quer que isso queira dizer... ). O condensador é de 12.5uF e apesar de ainda ser de origem com vários anos de serviço, penso que ainda está aceitável ( testei-o em carga em série com uma resistência de 53 ohm e feitos os cálculos tem cerca de 12uF...)
Todavia, troquei de disjuntor e o cenário mantém-se.
Tendo em conta que não é sempre que o motor liga que o disjuntor vai abaixo, pensei que o problema tenha a ver com o instante em que a corrente é estabelecida...
Assim sendo, alterei o circuito da seguinte maneira:
motor.png
motor.png (25.77 KiB) Visto 405 vezes
A resistência e o condensador de 10uF serve para absorver a corrente de corte do motor quando é desligado, desviando-a do relé, evitando a sua destruição. A resistência de 27 ohms limita a corrente instantânea de carga do condensador de 10uF. Além disso, ele ajuda a corrigir o factor de potencia do motor, e a atenuar as faíscas nos contactos do pressostato quando ele desliga.
Na realidade, o disjuntor continua a disparar, mas menos vezes. Agora o que eu não sei é se o disjuntor dispara aquando do estabelecimento inicial da corrente, ou do instante em que o relé liga...
Teoricamente, e de acordo com o simulador de circuitos, a corrente inicial máxima é de 8 Amperes ( valor instantâneo de pico ), mas há que ter em conta que tudo isto depende dos valores das indutâncias dos enrolamentos do motor, que eu não tenho como saber... usei 0.14H para o principal e 0.350H para o secundário...
A minha pergunta é, estes valores são realistas, ou estão muito longe da realidade? Pode-se confiar num simulador de circuitos ou nem por isso?
Será que se eu usar um "slow relay", ou seja, atrasar o instante em que o relé liga, resolvo o problema?


Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”