Ficha não operacional

Responder
JoseDiogo1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 nov 2021, 11:35
Localização: Porto

Ficha não operacional

Mensagem por JoseDiogo1990 »

Bom dia a todos,

Há uns meses foi instalada uma nova rede de distruibuição eléctrica no meu apartamento.
Sem razão aparente, uma das fichas deixou de funcionar.
Por informação extra, o busca pólos acende em ambos os terminais da tomada.
Alguém me poderia dar uma dica de como investigar mais a fundo?
Não tenho muitos conhecimentos nesta área e o electricista instalador não me atende o telefone :shock:

Obrigado a todos que me possam dar uma ajuda.

Cumprimentos,
José


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ficha não operacional

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Isso sem abrir a tomada será difícil de descobrir.
Chame um eletricista para verificar a tomada e o resto da instalação.


Cumps!
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Ficha não operacional

Mensagem por mromeiro »

O busca polos acende com a mesma intensidade em ambos os terminais, e essa intensidade é igual à do terminal da fase numa tomada que funciona?
Se sim, deve ter havido uma mexida noutro ponto da rede que teve impacto nessa tomada (por exemplo os fios dessa tomada estarem a derivar de outra e terem mexido na outra).

Se é apenas uma luz residual, pode ser apenas tensão induzida, e basta que haja um mau contacto na origem do fio que vai para a tomada, para que esse fio fique "morto" e assim o busca polos detetar tensão nele por ele passar junto de uma fase.

É necessário desmontar todos os pontos por onde estão a passar os fios e garantir que todos os parafusos dos ligadores estão mesmo bem apertados.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ficha não operacional

Mensagem por edeluz »

Pediu fatura pelo serviço? Aposto que não!

Deite o busca-pólos fora, esse tipo de "ferramentas" já deveriam ter sido deitadas fora à muito e proibidas. Compre um multímetro numa loja oficial de uma marca oficial e certificada, por exemplo esta aqui: https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-9467
Mas nada de andar no quadro eléctrico com isso. Não tem formação para trabalhar com ele. Uma coisa é ver se umas tomadas têm energia, outra é andar a fazer trabalho de electricista. Veja isto:

No seu perfil diz que é mecânico. Da mesma maneira que eu não ando a mexer no motor você também não deve mexer na electricidade. Para sua segurança e dos demais utilizadores, bem como da instalação.

Contacte um profissional com carteira de electricista e solicite fatura pelo serviço. Ajude a proteger a área e o seu investimento!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”