Instalação trifásica

Responder
nockeight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 out 2021, 10:38
Localização: Porto

Instalação trifásica

Mensagem por nockeight »

bom dia,

antes de mais obrigado por qualquer ajuda que possam partilhar!

já estive a ver no forúm vários posts sobre este mesmo tema mas fiquei com algumas dúvidas relativamente a isto.

Mudei-me esta semana de casa e contratei uma potencia de 7,9kVa. Era o mesmo que tinha na minha casa anterior e chegava-me bastante bem para as necessidades onde tudo era e agora também é, electrico: cilindro, forno, placa, etc.

No entanto, nos primeiros dias na nova casa ao ligar 2 máquinas a luz foi abaixo (lavar roupa + placa por exemplo). Não foi abaixo no quadro, foi mesmo no "contador". Inicialmente sem saber o que era acabei por pedir assistência à E-Redes que enviaram um piquet a minha casa. Quando cá chegaram o técnico diz que a instalação é trifásica e que é por isso que está a disparar a luz. Diz-me para ligar para o meu comercializador de energia, pedir para mudar a potência contratada para 5,75kVa e que eles vão proceder à troca da instalação para monofásica e assim resolvia o meu problema sem grandes stresses.

Tento então fazer isso junto da GoldEnergy mas eles respondem que tenho que pedir a um electricista certificado para fazer essa alteração que eles não fazem.

Ora aqui começam as minhas dúvidas:
- a casa é alugada, devo ser eu ou o senhorio a tratar deste assunto?
- é mesmo necessário mudar a instalação, ou como já vi aqui no forum que é possível resolver o problema matendo a instalação trifásica fazendo por exemplo um shante entre as fases?
- O que é que vocês fariam no meu lugar?

Esta semana já vem cá um electricista certificado a casa para também ver o que se passa, caso o problema não seja esta questão da instalação trifásica. Em todo o caso também vou ver com ele o que deva fazer.

muito obrigado!


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Instalação trifásica

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Acho bem em alterares de trifásico para monofásico, tendo em conta essas potências.
Desde que faças com um profissional não haverá problemas.


Cumps!
nockeight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 out 2021, 10:38
Localização: Porto

Re: Instalação trifásica

Mensagem por nockeight »

@Gil82 obrigado pela resposta!

Fazendo esta alteração, tem custos elevados? Presumo que custos terá sempre e provavelmente o senhorio não os pagará?

obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Instalação trifásica

Mensagem por joao-pt »

nockeight Escreveu: 04 out 2021, 10:46 (...)
Ora aqui começam as minhas dúvidas:
- a casa é alugada, devo ser eu ou o senhorio a tratar deste assunto?
(...)
Podes e deves falar com o senhorio mas aquilo que pretendes terá de ser financeiramente suportado por ti.
nockeight Escreveu: 04 out 2021, 10:46 (...)
- é mesmo necessário mudar a instalação, ou como já vi aqui no forum que é possível resolver o problema matendo a instalação trifásica fazendo por exemplo um shante entre as fases?
(...)
Tenho dúvidas que uma frase dessas tenha sido escrita aqui no fórum, e que a ter sido escrita, não tenha sido logo de seguida corrigida por outro membro. Aquilo que podes ter visto escrito é equilibrar as fases, que nada mais é do que distribuir o consumo pelas 3 fases de forma a aproveitar-se melhor a potência contratada.
nockeight Escreveu: 04 out 2021, 10:46 (...)
- O que é que vocês fariam no meu lugar?
(...)
Solução A - Equilibrar as fases, ainda que numa situação residencial é sempre mais complicado. Evitar colocar grandes consumos em simultâneo. Aumentar a potência contratada. (Podem-se aplicar todas na mesma solução ou não, a última tem custos acrescidos)

Solução B - Alterar o contrato e instalação para monofásico.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalação trifásica

Mensagem por mromeiro »

Em primeiro lugar, terá de verificar se nenhum dos aparelhos que tem é trifásico (existem placas do fogão que são trifásicas ou bifásicas).
Nesta situação, verificar se esses aparelhos têm a opção de funcionar em monofásico.

Depois de garantir que consegue colocar todos os aparelhos em monofásico, terá de garantir que o interruptor diferencial geral suporta a corrente do monofáfico, já que atualemente tem 6.9 KVA que são 3 fases cada uma com 10 A, e se mantiver a potência, fica com 1 fase de 30 A.
Se reduzir para 5.75 KVA será 1 fase com 25 A.

Aqui poderá ter o custo de substituir este interruptor diferencial.

Os restantes custos, será a mão de obra do eletricista, e eventualmente o custo dos jumps a fazer entre as fases.
nockeight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 04 out 2021, 10:38
Localização: Porto

Re: Instalação trifásica

Mensagem por nockeight »

viva malta,

o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar... :shock:

Alguém consegue passar um mais contactos de electricistas qualificados na zona do Porto que me possam ajudar com esta situação?

obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Instalação trifásica

Mensagem por lcmmonteiro »

Se o operador lhe fornece o contrato em monofásico (consulte e confirme em sua fatura) e agora um suposto técnico diz que o fornecimento está em monofásico algo de errado aqui podemos rapidamente encontrar e afirmar que alguém está errado...

Se.puder envie fotos do contrato apenas a parte que indica a potência bem como fotos do contador e quadro elétrico.

Sem estas informações muito dificilmente alguém por aqui lhe irá ajudar... Confusão gera mais confusão sem certezas...

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1400
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Instalação trifásica

Mensagem por rainbow »

nockeight Escreveu: 06 out 2021, 17:07 viva malta,

o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar... :shock:

Alguém consegue passar um mais contactos de electricistas qualificados na zona do Porto que me possam ajudar com esta situação?

obrigado
Há aqui um utilizador do fórum que é do Porto.
Ele pode resolver-te isso.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Instalação trifásica

Mensagem por mromeiro »

nockeight Escreveu: 06 out 2021, 17:07 viva malta,

o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar... :shock:

Alguém consegue passar um mais contactos de electricistas qualificados na zona do Porto que me possam ajudar com esta situação?

obrigado
Há efetivamente algo estranho aqui.
Se o contrato é trifásico, e o quadro está em monofásico, significa que das 3 fases, só está a aproveitar 1, ou seja, está a pagar 6,9 KVA, mas só está a tirar proveito de 2,3 KVA.

Assim sendo, também não estou a ver a necessidade de nenhum eletricista, pois basta que quando forem mudar o contador, que liguem a fase correta.
Para isso é necessário que esteja alguém em casa quando forem fazer essa alteração, para validar que eles ligam corretamente e que fica com luz em casa.
Como não trabalho na área, pode estar-me a escapar alguma burocracia que possa existir.
Responder

Voltar para “Dúvidas”