Duvida

Responder
Hugo Lança
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 10 set 2021, 20:56
Localização: Beja

Duvida

Mensagem por Hugo Lança »

Boas.
Alguem pode ajudar 1 leigo na materia?
È o seguinte, tenho 2 apliques na parede em 2 corredores.
Pretendo tirar os mesmos, e colocar uma telha, antiga a fazer de aplique.
A minha duvida, è se posso colocar na parede casquilhos tipo os dos candeeiros, para colocar lampadas mais finas, porque com as ditas "normais", a telha não encosta na parede.
Desde ja obrigado


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Duvida

Mensagem por pedro caetano »

boas. acho que não tem problema nenhum eu proprio fiz isso quando pendurei apliqes de barro que tambem não dava para colocar lampadas grandes e mudei para suportes pequenos. sem problemas. cump
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Duvida

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " Hugo Lança "

Tal como diz ser um leigo em matéria de eletricidade!

Apesar de poder substituir com alguma facilidade os apliques de parede por uma telha, convirá nunca esquecer um pormenor importante.

Trata-se fundamentalmente da segurança da pessoa em causa,

Porque faço esta pequena observação?
Porque apesar de hoje em dia as instalações apresentarem diferenciais nos seus quadros, de acordo com o circuito de terra de protecção.
Embora, na prática isto seja uma faca de dois gumes, no entanto aqui fica a explicação para o caso em apreço.
O regulamento de 1939 na norma 65 diz o seguinte:

a) - Os suportes das lâmpadas deverão ser montados no circuito, de modo que o contacto da rosca fique ligado ao fio neutro;

c) - Todos os interruptores serão montados de modo a cortarem o fio de fase;

e) - Os terminais dos suportes de lâmpadas serão previstos de modo que as ligações dos condutores se façam sempre por meio de olhal.
A disposição das peças sob tensão deve ser tal que torne impossível o seu contacto com a parede exterior do suporte.

f) - Os suportes de lâmpadas com interruptor, quer montados ou não em candeeiros portáteis, devem ser de material isolante ou de
outro tipo sujeito à aprovação da fiscalização elétrica do Governo.

Feita que está esta pequena introdução às condições de interruptor e lâmpada convenientemente descritas no regulamento de 1939,
apraz-me dizer o seguinte sobre tão delicado tema.

1º - O filamento metálico, o vidro e a nossa mão formam um condensador, de capacidade suficiente, para, a sua descarga, produzindo
um choque elétrico muito desagradável, especialmente a 230 Volt.

2º - O mau estado de conservação do material é origem de acidentes.

3 º - Face ao descrito, apesar de hoje muitas instalações terem quados elétricos dotados de diferenciais, nada obsta a que não sintamos
um ligeiro formigueiro no corpo, isto apesar de estarmos protegidos pelo sobredito aparelho diferencial.


Por isso muito cuidado ao fazer essa pequena intervenção. Nunca, mas mesmo nunca, se deve descartar a segurança do executante.


Cptos

JAG
Hugo Lança
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 10 set 2021, 20:56
Localização: Beja

Re: Duvida

Mensagem por Hugo Lança »

Boa noite, desde ja agradeço a sua resposta.
Eu realmente, nao achava muito jeito a montar isto.
Se fosse uma telha, ja com a, devida montagem, em que fosse apenas fazer a ligação... Era tranquilo.
Agora, o que queria, era substituir o casquilho, ate porque so tenho a lampada no casquilho, sem candeeiro, por um casquilho para lampadas tipo pinha. Depois seria colocar a telha, seria uma telha pintada da cor da parede, pregada num prego, a fazer de aplique.
Era mais uma mania minha.. 😁
Mas realmente pareceu me uma montagem meio manhosa. Se realmente, acha que nao fica bem, correndo o risco de segurança... Acho que nao vou arriscar.
Obrigado
Hugo Lança
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 10 set 2021, 20:56
Localização: Beja

Re: Duvida

Mensagem por Hugo Lança »

Segue foto
Anexos
16331263627072225867668510655893.jpg
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Duvida

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Se o objectivo é obter esse efeito de luz (ou parecido), existem luminárias com as quais consegue fazer isso, não precisa de usar uma telha partida.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvida

Mensagem por luisilva78 »

Eu não estou a ver qual é o problema de fazer o que está a ser sugerido, desde que feito em condições. O que o "Faiante" tentou explicar é que no casquilho há regras para fazer a ligação. Cumprindo as regras, não vejo que haja grande problema em ter uma telha, apenas um casquilho, ou um aplique de 50€. Talvez ate seja mais seguro um casquilho com uma telha que muitos apliques "manhosos" da loja "dos chineses".
Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”