Ligar comutador de escada duplo

Responder
TiagoAlaska
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 05 ago 2021, 01:22
Localização: Samora Correia

Ligar comutador de escada duplo

Mensagem por TiagoAlaska »

Boas pessoal,

Sou novo por aqui.

Gostava de saber como ligar o comutador que está na foto, e vai o antigo também, atao é assim tenho um fio castanho e um preto com corrente, tenho outro castanho e outro preto sem corrente e o último castanho tem menos corrente deve ser o de retorno.

Alguém pode dizer como ligar sff
Anexos
IMG_20210803_192801.jpg
IMG_20210804_111828.jpg


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1400
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Ligar comutador de escada duplo

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

É electricista?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ligar comutador de escada duplo

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

Corrija me se estiver errado mas está.publicacao está no Facebook em grupo de supostos eletricistas correto?

Grupo que também faço parte mas evito comentar pois infelizmente existem muitos temas desnecessários...

Voltando ao tema principal

Leia o esquema do comutador de escada duplo e olhe para as ligações do comutador que já está ligado e entenderá que é necessária a fase alimentar ambos os lados da comutacao e depois entrar e sair o chamado vai e vem...

Mas aparentemente não e eletricista e/ou não entenderá o funcionamento deste tipo de ligações o que leva ao outro ponto que certamente entenderá que este fórum ajuda os ditos técnicos nas suas dúvidas mas não o pode fazer para quem não tem o conhecimento e experiência necessárias... Pois qualquer ajuda poderá incentivar a um possível acidente...

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”