Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Responder
ElecTuga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 16 dez 2020, 11:29
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por ElecTuga »

Boa noite colegas,

Tenho em mãos uma moradia que necessita de projecto elétrico. A mesma foi começada sem projecto e com ficha electrotécnica de 10.35kVA, contudo, agora que comecei, começaram o inferno das alterações e ainda não acabou por aqui, já reavaliei por baixo que vai ser necessário 20.7kVA, e questionei os donos acerca do projecto. Resposta de que têm um projectista a tratar do assunto, que isso irá ser feito até à obra acabar!!!
Agora pergunto eu, vou eu continuar a fazer uma obra sem ter um projeto aprovado pelas entidades competentes ou terei de aguardar que o mesmo seja realizado e aprovado, para depois então executar a obra de acordo com o projecto?
Mais me dá a impressão de que querem que eu técnico assuma as responsabilidades da execução e depois forneça ao dito projectista, os meus desenhos.

Obrigado.


CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por CAOR »

Boas está acontecer precisamente o mesmo caso ! faço o que o cliente quer tudo dentro das normas em vigor e no final terei de fornecer ao projetista o esquema de toda a instalação executada.
Já sabe que terá de levar projeto pois vai para 20,7 KVA o total instalado.
O problema é dele em mandar fazer o projeto.
ElecTuga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 16 dez 2020, 11:29
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por ElecTuga »

Será que se o projecto for feito de forma diferente daquilo que eu executar, também será problema dos donos da obra todas as alterações que daí advir?
Efectivamente é um pau de 2 bicos, já estou mais em ponderar parar com a obra até ter o projecto em mãos, do que continuar.
Fazer algo que carece de projecto e estarmos a executar sem saber o que irão projetar, e, depois correr o risco de estar a obra finalizada e andar a abrir rossos devido a correcções ou alterações, não é de todo propriamente agradável. E aí acredito que vão dizer que a culpa é do técnico e não dos projectistas.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por amoreira »

Boas,

Já não existe a entidade (CERTIEL) para aprovação de projetos agora os projetos/obra ficam á responsabilidade dos técnicos.
O projeto vai ser necessário quando pedir a certificação da instalação, se está a fazer uma obra e não tem projeto pode correr mal como referiu, de modo que tem duas opções ou pára a obra ou solicita ao dono de obra o que pretende nem que seja um esquisso.
Agora o mais importante é deixar as coisa de forma clara ou seja, que qualquer alteração que resulte de divergência entre o projetos e as indicações facultadas serão da responsabilidade do dono de obra e que terá de suportar esses custos
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por ENERGY »

ElecTuga Escreveu: 07 fev 2021, 21:11 Boa noite colegas,

Tenho em mãos uma moradia que necessita de projecto elétrico. A mesma foi começada sem projecto e com ficha electrotécnica de 10.35kVA, contudo, agora que comecei, começaram o inferno das alterações e ainda não acabou por aqui, já reavaliei por baixo que vai ser necessário 20.7kVA, e questionei os donos acerca do projecto. Resposta de que têm um projectista a tratar do assunto, que isso irá ser feito até à obra acabar!!!
Agora pergunto eu, vou eu continuar a fazer uma obra sem ter um projeto aprovado pelas entidades competentes ou terei de aguardar que o mesmo seja realizado e aprovado, para depois então executar a obra de acordo com o projecto?
Mais me dá a impressão de que querem que eu técnico assuma as responsabilidades da execução e depois forneça ao dito projectista, os meus desenhos.

Obrigado.
Boas
Ou tem a certeza absoluta que a Instalação que está a executar cumpre as RTIEBT e vai estando de acordo com o que o cliente pede, ou se não tem a certeza absoluta, o melhor é parar e pedir que lhe entreguem o Projeto Elétrico e depois executa de acordo com o Projeto apresentado.
Se tiver muitas alterações visíveis ao Projeto Elétrico, vai ter não conformidades na Inspeção.
Se o cliente tiver Projetista, o melhor é fornecer-lhe o levantamento da Instalação Elétrica que já executou, caso contrario, vai ter imensos problemas.
Cpts.
Energy
ElecTuga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 16 dez 2020, 11:29
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes

Re: Obra iniciada sem projecto, mas precisa do mesmo.

Mensagem por ElecTuga »

Obrigado pelos conselhos e atenção dispensada colegas.
Um abraço.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”