Distancia entre energia e telecomunicações

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por helioneves »

Boa tarde a todos.
Estou a fazer umas remodelações num anexo e precisava de saber qual a distancia mínima de afastamento entre cabos de 230V e uma linha de telefone normal. Claro que quanto mais afastados, melhor, mas o espaço não é ilimitado...


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por Varejo »

Manual ITED 4:

4.1.5.2 IMUNIDADE ELETROMAGNÉTICA
O percurso da rede de tubagem, nas tecnologias de PC e CC, deve ser projetado tendo em
consideração a suscetibilidade dos cabos de pares de cobre e dos cabos coaxiais à exposição a
interferências eletromagnéticas, provenientes de diversas fontes, e que afetam negativamente a
qualidade do sinal.
O projetista deve identificar e avaliar as diversas fontes de interferência eletromagnética
presentes, desenvolvendo todos os esforços para dimensionar as redes de cablagem em PC e
CC, no sentido de incrementar a sua imunidade eletromagnética.
Para além da interferência eletromagnética das redes de energia, presentes em todas as ITED,
existindo outras fontes de interferência eletromagnética deve ser consultada, nomeadamente, a
norma EN 50174-2.
A imunidade eletromagnética dos cabos de telecomunicações à rede de energia pode ser
incrementada fazendo uso de tubagem metálica com ligação ao circuito de terra, de acordo com
o previsto na EN 50174-2 e EN 50310.
Um projeto ITED deve respeitar os seguintes requisitos em relação à distância de separação (D),
referida na fórmula 4.18, entre os cabos de pares de cobre e coaxiais e os cabos de energia
elétrica:
a) As calhas ou caminho de cabos podem comportar a instalação de cabos de energia e
telecomunicações, desde que estejam em compartimentos distintos e salvaguardadas as
distâncias de separação;
b) Não existe a necessidade de distância de separação entre os cabos de energia e os de
telecomunicações, nos últimos 15 metros de ligação às TT.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por helioneves »

Dei uma olhadela no regulamento de instalações eléctricas, e aparece lá na parte de telecomunicações que a distancia entre cabos de telecomunicações e baixa tensão é de 1cm e para o caso de alta tensão é de 20cm. Não especifica se é por razões de acesso se é por razões de interferência… é de ter em conta também que o livro que eu vi é uma edição antiga… No caso concreto das minhas "obras", devem ser uns 40 metros entre a casa de habitação e a garagem. Será que posso simplesmente juntar os cabos?
Outro aspecto: se usar um cabo blindado ou então um cabo coaxial e o enfiar na tubagem junto com os fios de 230V, com a blindagem ligada à terra?
Sempre evitava que o fio do telefone ficasse à vista e poupava o trabalho de abrir o roço e de o tapar...
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por helioneves »

Ontem cruzei-me com um técnico da Meo, perguntei-lhe qual era a distancia mínima, ele consultou um colega que respondeu cerca de 10cm... posto isto, pergunto eu: em que é que ficamos??
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
Penso que a resposta esteja na pagina 94 e 95 do manual ITED. É necessário aplicar a fórmula D=SxP conforme indica a imagem em anexo. Irá depender da corrente. Admitindo um circuito monofásico até 20 A, o fator P é 0,2, logo a distância entre os dois tubos (um para o cabo de energia e outro telecomunicações) seria de D=100x0,2=20 mm (admitindo que é um cabo UTP sem blindagem). Eventualmente também poderia usar uma calha com separador para colocar os dois cabos.

Não sei se ajudou, ou se alguém terá uma outra interpretação.

Cumprimentos,
Anexos
Sem Título.png
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Distancia entre energia e telecomunicações

Mensagem por helioneves »

Obrigado, ( acho eu… )
Só que eu já tinha comprado cabo ( daquele que são dois condutores lado a lado, tipo os fios dos candeeiros de cabeceira, só que rígido em vez de flexível, 0.5mm )...
O máximo da corrente será de 16A.
Quando falei em usar a mesma tubagem da rede elétrica, era para poupar trabalho... :)
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”