Esquema de Terra com PTC

Responder
deAbreu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 14 out 2020, 17:46
Localização: Setúbal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Esquema de Terra com PTC

Mensagem por deAbreu »

Boa Noite,

Estive a procura e não encontrei informação que me esclarece-se a 100%. Estou habituado a fazer projeto com regime TT, por isso tenho algumas duvidas.

Estou a fazer o projeto BT de uma instalação existente com regime de terras TT, no qual será necessário instalar um PTC. A questão que se coloca é que com a instalação do PTC, não consigo garantir que a Terra de Serviço é Eletricamente distinta da Terra de proteção, devido a proximidade da localização do PTC ao edifício principal. (cerca de 8m)

Nesse momento a Instalação passa a ficar um TN-S (com condutor PE distribuído em toda a instalação), certo? Faz sentido afastar a terra de serviço para manter TT?

Que implicações tem isto? já estive a verificar as regras técnicas, mas como tenho pouca experiencia neste caso prefiro confirmar.

1 - Mesmo sendo o condutor PE separado do neutro, devo garantir que o Neutro não é secionado ao longo de toda a instalação?

2 - Falaram-me que nesse caso era Terra Única pelo que deveria ter resistência inferior a 1ohm, mas não encontro essa informação. (Será difícil executar com varetas enterradas no solo). Fiquei na duvida de que forma aplicar para calcular RA no caso do TN (RTIEBT 481.3)

3 - Usando os Dispositivos diferenciais ja existente, devo fazer mais alguma verificação no que toca a proteção contra contactos diretos e indiretos, diferente das em TT?

4- A Instalação é constituída por diferentes edifícios, é útil separar as terras e ter esquema TT em todos os outros?


Desde já obrigado pela atenção.


monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Esquema de Terra com PTC

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
De acordo com o Regulamento de Segurança de Postos de Transformação e Subestações, para ser TN (terra pelo neutro) terá efetivamente de existir terra única com um valor máximo de 1 ohm (artigo 54 do regulamento salvo erro). Sendo PTC aplica-se este regulamento.
No entanto será também possível com a rede de terra com 1 ohm de resistência máxima usar o esquema TT. Este caso é comum quando não se conseguem separar as terras.
O esquema TN poderá ficar mais barato pois a garantia de proteção das pessoas poderá ser conseguida através dos próprios disjuntores, no entanto é necessário fazer os cálculos dos comprimentos máximos que garantem a proteção das pessoas. Este sistema implica um cálculo mais exigente quando comparado com o TT. Aí já aconselho a leitura de material técnico mais detalhado. Mesmo no forum existe documentação sobre o assunto.

Este é o meu contributo. Eventualmente outros colegas poderão ter outra opinião.

Cumprimentos,
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”